Nos bastidores do vídeo ''Say, Say, Say''

Depoimento de John Hammel

''Você certamente vai ver, agora, Paul McCartney, Linda McCartney e Michael Jackson no vídeo da música Say, Say, Say. Os locais, os personagens coloridos e uma trilha sonora fantástica! Um filme em menos de 4 minutos. Nós pensamos que você poderia gostar de conhecer as histórias por trás das cenas do vídeo final. Então, vamos conhecer a fundo "The Mac & Jack Show"...

A ideia original para o vídeo de acompanhamento para Say, Say, Say foi de Paul McCartney. Ele estava ocupado terminando seu álbum Pipes of Peace e estava fazendo as últimas alterações para o filme Give My Regards To Broad Street e, para completá-lo, ele queria mostrar ele e Michael Jackson em Say, Say, Say. Por isso, nós fomos para Los Angeles por quatro dias.

O diretor era Bob Giraldi, que tinha trabalhado com Michael em seu vídeo sensacional Beat It. O local de filmagem era uma bela pequena cidade chamada Los Alamos, cerca de 45 km de Los Angeles [nós descobrimos mais tarde que nesta cidade foi criada a primeira bomba atômica].

Meu trabalho era patrulhar os locais e garantir que tudo estivesse no lugar. Felizmente, Trevor Jones me acompanhou. Nós temos trabalhado com Paul por algum tempo, assim que ambos sabíamos o que era necessário fazer.

Toda a equipe estava hospedada em uma pequena cidade chamada Buellton [famosa pela sua sopa de ervilha!], enquanto Michael estava em um hotel ao longo de Stavanger, famosa por suas sobremesas! Paul e Linda foram colocados em um lugar seguro e, no dia seguinte, eu andava com Paul para uma reunião com Bob Giraldi para discutir a filmagem.

Paul optou por alugar um carro, porém, ele decidiu dirigi-lo! Era um autêntico Corvette - o painel LED iluminado com instrumentos digitais, o computador de bordo, que calcula quantas milhas você está fazendo a uma determinada velocidade.

Sim, Los Alamos é um lugar incrível! Um verdadeiro sabor de cidade ocidental, vêm direto da década de 1880; Você espera ver no horizonte John Wayne caminhar ao longo da rua principal. você vai lembrar as cenas do vídeo quando Paul entra no hotel... bem, este é um lugar verdadeiramente surpreendente.

O proprietário mantém perfeitamente a propriedade em estilo anos 20 e 30 e tudo é autêntico, das revistas aos acessórios de banho! Nós alugamos um armazém onde foram montados os ambientes que você vê no vídeo. Paul e Linda passaram a experimentar os figurinos, e Paul aprendeu seus passos de dança com o coreógrafo Jeff, muito bom e rápido.

Assim que o trabalho foi concluído às quatro da tarde, Paul e Linda voltaram para o hotel a fim de descansar - a calma antes da tempestade. Eu fui dar uma olhada em outra típica cidade ocidental ao longo da estrada 101, que é grande, e a única coisa que não é exatamente algo como "High Noon" [meio-dia] é o posto de gasolina da cidade!

Em 04 de outubro, as filmagens iniciaram e todos os funcionários chegaram ridiculamente cedo, algo próximo às 5:30! Louco! Havia dezenas de carros antigos no set quando nós chegamos. Eles foram todos perfeitamente restaurados para os filmes de Hollywood e a única diferença é que eles estavam equipados com uma transmissão automática, parece que os atores nem sequer precisariam dirigir!

A primeira filmagem foi apenas de Paul, Linda e Michael assistindo de um caminhão. Depois de fazer a maquiagem e vestir o figurino, Paul e Linda voltaram ao set e um motorista disse: "Luzes, Câmera... Ação" - assim como em um filme.

Tudo correu bem na primeira manhã, menos pela queda de uma escada, felizmente sem ferimentos graves relatados, apenas uma torção no pulso, então nós paramos para o almoço mais cedo e as garotas locais prepararam um belo churrasco para o almoço. Era um belo dia quente e as mesas de cavalete são dispostas, por isso, eu me sentei e e alimentei como um rei.

Após o almoço, Paul, Linda e Michael se reuniram com um grupo de estudantes que vieram com seu professor. Todos assinaram autógrafos e conversaram com as crianças e isso deixou a nós todos muito felizes.

No início da tarde passamos para o orfanato para gravar uma cena. A filha de Paul e Linda - Heather - estava no palco, e ela é realmente adorável. Ele corria pelo gramado para atender Paul e Linda, que chegaram ao topo da colina com um grande saco cheio de dinheiro para as crianças. No fundo, Michael está fazendo uma sequência de dança espetacular em cima do muro.

Há uma pausa nas filmagens e Trevor foi ajudar Linda a encomendar algumas coisas quando Paul pediu uma xícara de chá. Agora, normalmente, não é um problema, mas quando se está praticamente no deserto, este é um problema! Eu corri para pegar um pouco de água quente e chá. Era uma xícara antiga, então eu tinha que ferver a água para obter um bom chá, que é algo que os americanos ainda não aprenderam.

O lugar era muito fora de mão, de modo que quando nós terminamos de filmar para o dia, nós tomamos o caminhão com Linda e Paul, enquanto que Michael Jackson estava de volta ao Rolls Royce.

No dia seguinte, nós voltamos para filmar em Los Alamos algumas cenas de interior no Union Hotel. Paul está próximo ao jogo de bilhar com um personagem de sinistra aparência [que na verdade é o diretor do filme, Bob Giraldi].

Você, então, passa para o lado de fora para uma grande cena de Paul, Linda e Michael dirigindo o caminhão ao longo da estrada principal. Claro que eles atraíram uma multidão de pessoas que parou para olhar ao lado da estrada.

Todos os operadores estavam ocupados definindo o segundo tempo quando Trevor notou a imagem da multidão refletida sobre as janelas do hotel. Foi uma sorte ter filmado isso, com uma economia de custos se tivéssemos que repeti-la.

Em seguida, todos se moveram no andar de cima para filmar uma cena em um dos quartos. Linda estava deitada na cama tocando um violão, enquanto Paul estava se barbeando. Nós estávamos no meio do segundo tempo, quando Paul tocou seu pincel ensaboado no rosto de Michael - isso foi completamente improvisado, mas a reação de Michael foi tão surpreendente que o diretor decidiu manter na versão final do filme.

Pouco antes, eu tinha trazido para Paul e Linda omeletes deliciosos da lanchonete ao lado do hotel, e lá eu comecei a conversar com um senhor idoso. Ele tinha cerca de 80 anos de idade e parecia exatamente como Buffalo Bill. Ele tinha passado toda a sua vida em Los Alamos, para além de um período em que ele estava no exterior - em Liverpool! Inacreditável!

Enquanto ele estava atendendo a outro, eu comecei a conversar com os funcionários que estavam escrevendo a história da cidade. Aparentemente, ela costumava ser um esconderijo real para todos os bandidos no período do Velho Oeste.

Foi quando "Dois honestos foras-da-lei" a utilizaram para se esconder depois de roubar diligências e bancos. O funcionário estava de acordo que deveriam escrever um novo capítulo para o livro - o dia em que Paul, Linda McCartney e Michael Jackson vieram para Los Alamos.

A paisagem no bairro aqui é incrível, vaqueiros reais, cavalos, gado, e os pores do sol mais surpreendentes. Na última cena do dia eu estava com Paul, Linda e Michael ao longo da estrada, em cima do caminhão, no por do sol.

O sol estava na posição perfeita, apenas atrás das colinas, aquela enorme bola vermelha. Os pores do sol são verdadeiramente surpreendentes, com tons de amarelo e laranja enevoados. Foi maravilhoso e nós tivemos a sorte de filmar naquele dia, porque os moradores nos contaram que tinha chovido muito ultimamente.

Chega o último dia de filmagem - a cena no armazém/estúdio onde o "Mac & Jack Show" se torna real com Paul e Michael dançando em seus figurinos. O número "Fred Astaire" com a cartola deu errado quando a cartola de Paul ficou presa na cabeça! No entanto, tudo foi resolvido, e Paul reapareceu no figurino de um mago com seu caldeirão mágico.

Antes da última filmagem do dia, Paul liberou algumas entrevistas para a televisão, e então ele e Linda saíram e encontraram outro grupo de estudantes e... mais autógrafos.

Enquanto Paul e Linda partiam, eles tiveram seus carros cheios de mensagens rabiscadas dos fãs sobre o metal empoeirado. A lavagem foi rápida e polida, e eles ficaram novos outra vez. De volta ao hotel, Linda me pediu o jantar, que estava maravilhoso. Trevor e eu finalmente voltamos para o hotel para relaxar com a equipe - beber algumas bebidas e trocar ideias sobre as filmagens.

Em nosso último dia, Paul dirigiu o Corvette para Los Angeles, a 160 km por hora! Por causa disso nós chegamos ao aeroporto muito cedo, e fomos comer em um restaurante mexicano nas proximidades.

Não foi fácil ir para o aeroporto com Paul e Linda, eles eram cada vez mais reconhecidos pelas pessoas e a situação se tornou complicada. Durante a nossa viagem, eu fui com eles para a loja Duty Free, onde eles compraram alguns camisas e presentes para a família. Em seguida, eles entraram no avião e partiram.

Trevor e eu bebemos um par de bebidas no bar do aeroporto e nossa avião decolou no horário. Nós dormimos na maior parte da viagem e quando acordamos, já estávamos na nossa querida e velha Inglaterra. Los Alamos já parecia um sonho. Mas cada vez que eu vejo o vídeo Say, Say, Say, me recordo com prazer esses quatro dias cheios de ação.''

O vídeo ''Say, Say, Say''

Fonte: A revista "Club Sandwich", Edição 61 de 1983.