Depoimento de Brad Sundberg (01)


Após 18 anos de instalação de seus sistemas, Brad Sundberg viu tudo do trabalho de Michael, desde a sua ética até o seu amor por seu chimpanzé. Sundberg, que diz ter trabalhado com Michael em inúmeros projetos pessoais e profissionais por mais de 18 anos, escreveu sobre suas experiências em um longo ensaio. Seguem algumas partes:

O encontro com Michael Jackson 

"Michael estava trabalhando em Captain EO para a Disneyland e Epcot Center. Ele estava de volta ao estúdio. Eu gostaria de lembrar do nosso primeiro encontro, mas foi provavelmente apenas passando um pelo outro, no corredor. Ele era sempre valoroso, ainda tímido." Com o tempo, iria conversar, mas levou tempo para construir a confiança."

O apelido de Sundberg

"No início de 1986 a equipe mudou-se para Westlake Studio D em Hollywood, para gravar o álbum Bad, e convidou-me a participar. Eu trabalhei em outras sessões durante o dia, mas à noite, fui convidado a sentar-me e aprender. Eventualmente, eu trabalhei da minha maneira até a confiança ser solidificada. Foi nessa época que Michael me apelidou de "Realmente muito Brad," uma referência ao refrão, "Bad, Bad, muito muito mau."Olhem os créditos do álbum, estão lá."

Michael e o Dia da Família

"Durante o making of do álbum Bad, as sextas-feiras rapidamente se tornaram conhecidas como o "dia da família." Ele teria seus dois chefs, carinhosamente conhecidos como Irmãos Slam Dunk, eles preparavam um jantar grande para a equipe, músicos e todos os membros da família que poderiam estar ao redor. Desde que eu estava trabalhando, às vezes 80 horas por semana, não era incomum para Deb (minha esposa) vir jantar conosco. Michael amava essas confraternizações familiares.

Michael e as crianças

Em projetos mais tarde, eu iria trazer minhas filhas, a quem ele amava e com quem iria brincar. Há um momento na minha lembrança quando Deb trouxe minha filha Amanda, que era apenas um bebê na época, para o estúdio para a tarde. Ela criou uma esteira de jogo e trouxe alguns brinquedos, e Michael sentou-se e brincou com ela por um tempo. Ele olhou para Deb e disse: "Este é o seu próprio mundinho, não é?"

Michael e o chimpanzé

"Não era raro as celebridades e VIPs fazerem uma visita no estúdio, como Nancy Reagan ou a princesa Stephanie de Mônaco. Os chimpanzés comuns eram convidados no estúdio, como uma cobra gigante ..."

Assistindo Michael escrever canções 

Eu vi como ele escrevia muitas canções, e o processo é surpreendente. Eu lhe perguntei de onde elas vinham, e ele disse que eram presentes de Deus. Ele podia ouvir a música inteira na cabeça, antes que pudéssemos chegar nas fitas nas máquinas. Ele, às vezes, cantava a bateria, baixo, percussão, teclados, etc, e mais tarde trazia os músicos para substituir suas faixas demo.

A infância de Michael 

Eu me lembro dele me contando sobre as mulheres adultas atirando-se contra ele, quando ele tinha apenas 9 ou 10 anos de idade. Uma história que eu nunca vou esquecer foi ele contar que voava com seu pai e irmãos por meio de uma tempestade com relâmpagos, na noite. O avião estava balançando, estava piscando, e ele começou a chorar de medo. Seu pai ignorou, envergonhado. Uma comissária de bordo sentou-se com ele até que o avião superasse a tempestade.Ao ouvi-lo contar a história, com lágrimas nos olhos, deu um vislumbre de sua vida.

Ambos jogando Jenga - um jogo de habilidade física e mental 


Trabalhando em Neverland 

''Em torno de 1991, ele me pediu para visitar uma fazenda que tinha comprado, e projetar um sistema de som de um carrossel. Se tratava do rancho Neverland, em Santa Ynez, Califórnia. Houve a construção em toda parte, e o parque de diversões estava nos estágios iniciais da instalação.''

Ao longo dos próximos anos, Michael me pediu para construir sistema após o sistema, colocando música em carrinhos de choque, no zoológico, em dois trens, em todo o parque de diversões, o lago de barco, as estações de trem e, eventualmente, dentro da casa, e dentro de seu quarto e banheiro.

Deb adora contar dos tempos em que Michael chamaria às 2 da manhã (o horário de sono nunca foi normal) para falar comigo sobre uma nova atração que tinha chegado em Neverland, e se eu iria colocar música nele.

Eu ainda tenho uma velha fita cassete dele me agradecendo por um dos sistemas que havia construído.''

Fonte: Original escrito por Tom Le Blanc - Legendary MJ