Depoimento de Jennifer Batten (01)


"Foi ideia de Michael ter o meu cabelo branco como a neve e enorme. Muitas vezes, tudo que você pode ver nas fotos é Michael Jackson e meu cabelo!" Batten foi guitarrista de Michael durante uma década.

Ganhar seu lugar no Bad Tour em 1987 mudou a sua vida, ela diz.

“Foi como um período de férias pagas... eu estou na maior turnê no mundo trabalhando somente dois ou três dias por semana! Os ensaios começaram quase que imediatamente e eles estavam ensaiando sete dias por semana durante dois meses contínuos. Para o primeiro mês da banda, cantores e dançarinos ensaiaram separadamente. Para o segundo, eles convergiram em um estúdio de produção, onde cada elemento do show veio junto. Foi aqui que Batten conheceu Michael Jackson. ¨Eu lembro de ver seu gerente Frank Dileo vir com o rabo de cavalo e do charuto.. Eu me lembro de Michael. Ele era muito lindo.¨

Bad World Tour

A noite de abertura, em Tóquio, diz ela, foi "muito, muito emocionante. Eu nunca tinha tocado para tantas pessoas antes. Na estrada Michael levou a outro patamar. Há uma quantidade extra de fogo que você pode sentir no palco com todo mundo fazendo o seu melhor e tentar dar 110%."

Mas logo depois de cair na estrada, Batten descobriu um lado mais sinistro a trabalhar com Michael Jackson.

"Fui procurada no começo por alguém que disse que eu podia fazer um monte de dinheiro, conversando com o National Enquirer. Eu pensei, 'isso é apenas a doença. Acabei de receber este grande espectáculo.' Parecia uma coisa muito ruim de se fazer.

Batten começou a sentir pena de Michael por ter sido preso por sua celebridade.

¨Se ele quisesse ir a qualquer lugar ele teria que alertar o segurança e planejar com antecedência. Se ele quisesse ir a uma loja teriam que avisar antes para que se fechasse a loja. Ele era um prisioneiro do quarto do hotel, na verdade."

Michael se compensava por isso, diz ela, ao presentear-se a si mesmo e sua comitiva com excursões especiais.

¨Às vezes ele tinha parques temáticos fechados ao público para que ele e sua equipe pudesse apreciá-los sem ser perseguido. Ele fez isso primeiro na Disneylândia de Tóquio. Isso foi inacreditável. Nós iríamos nos passeios de montanha-russa e quando estávamos prontos eles simplesmente nos perguntava: 'Você quer ir de novo?' Nós estávamos muito, muito mimados."

Nos anos posteriores, Sheryl Crow, uma cantora de backing vocal na turnê, iria fazer várias observações depreciativas sobre Michael durante as entrevistas divulgando o seu próprio material. Ela disse que ele tinha estrelismos, nunca iria se preocupar em aprender os nomes das pessoas. Batten rebate essa. “ Você tem o maior show do mundo e Michael nem sempre tinha conhecimento de quem estava no palco com ele.¨

Dangerous World Tour

No mesmo ano, Jennifer foi chamada de volta ao trabalho na turnê Dangerous, dando-lhe uma plataforma perfeita para comercializar seu trabalho solo. Apesar do amplo debate sobre sua aparência e bem-estar, Jennifer diz que Michael parecia "o Michael mesmo", só um pouco mais cansado.

"Percebi que ele estava ocupado e me lembro que uma vez que ele veio para os ensaios e apenas pediu desculpas por não ter estado lá nos últimos dias. Ele disse, 'Eu só estava preso a reuniões¨ e ele apenas repetiu com emoção " reunião após reunião após reunião."

A agenda pesada de Michael ditou que ele era "limitado no seu tempo de ensaio, o que significa que grande parte do set list foi simplesmente herdada do Bad Tour. Este era "o tipo de decepção", diz Batten, porque "todos nós queríamos tocar as músicas novas". Uma das poucas músicas novas - Remember The Time - foi cortada do show depois de um mau funcionamento do vestuário.

Eles tinham trajes egípcios e os bailarinos do sexo masculino tiveram este tipo de saia. A primeira vez que fizemos um dos trajes dos dançarinos caiu", ela gargalha. “Isso foi um pouco perturbador para Michael." O mau funcionamento do vestuário não se limitou aos ensaios.

Em turnê Batten aparece em todas as noites vestindo um cocar enorme de fibra óptica.

"No final de Beat It todo mundo ia acabar no palco. Invariavelmente, eu estaria funcionando com força total e alguém bateu no meu cabo de fibra ótica e as luzes se apagaram.¨

No final de cada show Michael iria sair do palco em um jet pack, flutuando sobre a cabeça do público.

"Ele queria sair com o maior espetáculo da terra, queria ser como o Natal para as pessoas. Sua imaginação era como um tornado criativo. Ele viria com seu sonhos e contratava pessoas para realizá-lo. Foi realmente maravilhoso fazer parte disso. "

Performance Super Bowl 

Em janeiro de 1993 Batten acompanhou Michael para a sua lendária performance no Super Bowl, que foi assistido por 1,5 bilhão de pessoas.

¨Eu vou te dizer...foi a única vez que vi Michael nervoso. Há uma cena em que eu estou no canto do palco com Michael e há muito nevoeiro saindo e poderíamos nos perder por um segundo, mas essa é a beleza das apresentações ao vivo. Você nunca sabe o que vai acontecer. Esse foi um dos meus momentos favoritos, porque foi uma coisa única especial que nunca será repetido. "

As alegações de abuso sexual infantil 

¨Achei que era um caso de extorsão, todo mundo estava preocupado com ele sendo atacado de forma tão injusta. A maioria dos artistas são sensíveis e ele era talentoso e ultra-sensível. A mídia tem muito a responder sobre a cobertura de as alegações de 1993. Honestamente, eu acho que teria sido considerado justo que a imprensa ouvisse o lado de Michael. Realmente patético. Mesmo no julgamento de 2005 ... eu conheço pessoas que estavam dentro do tribunal e então eles assistiram ao noticiário da noite e era mentira completa."


HIStory World Tour

O caso foi resolvido em janeiro de 1994, e Michael começou a trabalhar em seu álbum HIStory. Em 1996 Batten foi trazido de volta a bordo para o acompanhamento HIStory Tour, embora ela lembra que foi de 'última hora': "Eu fui contratada uma semana antes, foi uma loucura. Eu tive que cancelar alguns trabalhos."

A turnê trouxe com ela mais problemas do traje para Jennifer, que descreve sua roupa látex preta como ¨ apenas terrível! Essa máscara que eu tinha que usar era apenas medonha... Alguém tinha mostrado a Michael um livro de arte que era uma espécie de S & M com base e todas as pinturas ficaram muito bonitas. Então, ele tinha isso em mente, mas quando chegou à vida real, não foi bonito", ela ri.

Michael nos palcos com crianças 

Jennifer diz que inicialmente estava alarmada com a decisão de Michael de, ao final de cada concerto, cercar-se de ambos os lados por crianças. No final do show ele iria desaparecer no elevador no palco com um menino e uma menina. ¨Mas então eu pensei: 'Quer saber, ele não fez nada de errado, então por que diabos ele deveria mudar a sua vida?' Acho que foi um pouco de mostrar um dedo para seus críticos."

A HIStory Tour durou até o verão de 1997 e marcou o fim da relação de trabalho da dupla, mas Batten diz que nunca se sentiu decepcionada por ele ele não chamá-la de volta.

"Gostaria apenas de sair e trabalhar na minha própria carreira. Se ele chamasse seria grande, e se não, ótimo. Foi uma grande turnê com ele, de qualquer maneira."

Fonte: LegendaryMichaelJackson/Trecho extraído do texto ¨Jennifer Batten e MJ ¨