A noite de Neverland (01)


 'As pessoas me perguntam sobre como foi estar em Neverland à noite, sozinho. Eu não queria dizer nada, exceto que foi a experiência mais surreal e incrível da minha vida.'

O fotógrafo Jonathan Haeber visitou o rancho Neverland em ocasiões durante a noite, e compartilhou neste texto a sua emoção:

'Em dezembro de 2007, eu estava no meu caminho até Ventura para os feriados. Eu tinha tomado várias viagens pela estrada 101 antes. Cada viagem, eu fiz questão de parar em um local ermo na estrada para fotografar à noite.

Como invariavelmente é em todo mês de dezembro, pouco antes do Natal, os rádios tocam os jingles natalinos. Normalmente, o tempo de seis horas é suportável se eu ficar trocando de estação - entre os comerciais. Mas eu já estava cansado de ouvir música. Eu não sei exatamente por que Michael veio à mente.

Provavelmente tinha a ver com o silêncio e um hábito meu de imaginar a música em minha cabeça nesses momentos. É também possível que eu passei a rampa de saída para Los Olivos e meu pensamento foi para este lugar, e fiquei pensando nisso mais e mais. Fosse o que fosse, a ideia de Neverland, em seguida, abandonada, começou a rolar em minha mente. O que dizer sobre Neverland  de Michael? Então a grande ideia: Por que não poderia fazer uma visão histórica de Neverland?

Eu devo admitir, eu sofro de visão míope, como a maioria dos historiadores - amadores ou não - que a história deve sempre ser equiparada com o antigo. É por isso que Graceland de Elvis Presley foi "histórica" para mim, mas Neverland nunca seria - pelo menos não até que ele tivesse ido embora.

Horas se passaram, e o desejo de ver o interior de Neverland ficou mais forte. Eu tinha, essencialmente, esgotado todas as outras possibilidades fotográficas na estrada 101, e eu sabia que esta oportunidade não iria durar muito. Então, um dia antes de começar a volta para San Francisco, eu percebí algo como neve caindo sobre mim.

Eu imediatamente percebi que eram grandes flocos de cinza de um incêndio nas proximidades. O céu estava escuro e laranja. Foi um sinal, estranho pressentimento: Eu precisava fotografar Neverland, ou então - e eu tinha um forte sentimento - um dia tudo viraria cinzas, sem a devida documentação. 

Uma vez decidido, nada me convenceria de outra forma, apesar de que eu tentei me convencer que muitas vezes eu tinha invadido outros locais - mas as implicações nunca tinham realmente me incomodado até eu considerar estar no parque particular de Michael. 

Enquanto escrevo isto, eu ainda tento justificar minhas ações, pensando o quanto Michael realmente queria compartilhar o seu mundo. Foi um desejo genuíno dele que todos entendessem as coisas do jeito que ele fez. E o mundo em grande parte não entendeu a sua mensagem, por isto ele a abandonou.

As pessoas me perguntam sobre como foi estar em Neverland à noite, sozinho. Eu não queria dizer nada, exceto que foi a experiência mais surreal e incrível da minha vida. Outros me perguntaram como eu me sentia sobre Michael, depois de ver Neverland, mas eu não poderia responder a isso de uma forma total.

Tive a suspeita de que todos os meus melhores sentimentos sobre este homem seriam quebrados quando uma ou outra alegação surgisse. Mas isso nunca aconteceu, assim como eu suspeitava, porque tudo o que vi no rancho indicava para mim que ele era um homem inocente. 

A noite, eu dirigi até os portões da frente, o guarda de segurança estava lá, sentado em um alojamento bem iluminado ao lado da estrada. Neverland em si é até a estrada cerca de 400 metros do portão da frente. Na verdade, era noite de lua nova, e o céu estava limpo de quaisquer nuvens. Em Los Olivos, as estrelas brilhavam, e havia pouca poluição luminosa na atmosfera.

Eu tinha certeza de manter a minha velocidade ao passar pela segurança, e eu dirigi até a estrada para o leste em direção a uma pequena área de estacionamento do parque. A caminhada até Neverland foi de cerca de um quilômetro por colinas na escuridão. Eu carregava um GPS, definido para seu nível mais escuro, e continuei em linha reta, em direção ao extremo norte do parque.

Deparei-me com uma estrada de volta que parecia ter sido um caminho para os cuidadores de animais. Até então, todos os animais tinham ido embora, salvo alguns cães de idade. Irrompendo dos ramos do vale do carvalho, eu me encontrei em uma cidade em miniatura. Eu tinha aparecido logo no zoológico. De lá, minha aventura começou.

Curiosamente, o momento em que entrei, um vento uivante se espalhava por todo o vale. Árvores rachadas com seus braços enormes, eu podia ouvir o ranger da roda-gigante, a ponte levadiça acenou selvagem e imprevisível. Quando eu andei até a barraca deserta, o vento tornou-se tão forte, que parecia rasgar o teto de lona vermelha. É uma sorte que o vento também me permitisse andar livremente ao redor do parque sem um único latido dos cães nas proximidades.

No meio de tudo isto, os únicos elementos estáticos de Neverland foram os rostos das estátuas de bronze que pontilhavam os motivos. Os sorrisos das crianças quase pareciam tristes, no contexto, e o que não foi o susto que me bateu quando eu encontrei uma figura congelada (pensando que era uma pessoa real), essas estátuas foram o tema que mais me atraíu no momento de fotografar o local. Foi a psique de Michael Jackson que atraiu a minha curiosidade. As estátuas eram um canal, antes que chegassem um eventual leilão.

Eu fiz mais duas viagens a Neverland, capturando centenas de fotografias do parque. Muitas dessas fotografias, eu nunca vou publicar,  por respeito à privacidade de Jackson. As fotos divulgadas são lugares que foram amplamente vistos pelo público. (ou pelo menos por crianças que foram privilegiadas em poderem visitar o rancho)

Nenhum de nós nunca deveria perder o nosso sentimento de admiração e espanto no mundo, e eu acho que Jackson realmente queria que as crianças o mantivessem, principalmente porque ele teve sua infância parcialmente perdida.

Apesar do fato de que eu só poderia ver Neverland a partir de uma perspectiva (a da noite), os tempos que passei em Neverland estão entre os momentos mais memoráveis ​​da minha vida. Neverland me permitiu escapar de um mundo cínico e xenófobo, de um país atolado numa guerra, o terrorismo, e relatórios diários de homens-bomba.

Elas podem ter sido apenas algumas noites de escapismo, na melhor das hipóteses, mas me permitiram colocar-me na pele de Michael, uma alma verdadeiramente magnânima. Que você descanse em paz, Michael. Seu sonho vai viver.'

Jonathan Haeber

Para ver as imagens registradas pelo fotógrafo em Neverland clique aqui

Fonte: www.terrastories.com