Entrevista com David Zard (01)


Entrevista concedida por David Zard, o promotor de shows que levou Michael Jackson para a Itália pela primeira vez, em 1988, em sua Bad Tour.

P: Como você conheceu Michael?

David: Na véspera do primeiro show em Roma, em 1988. Eu fui chamado para ver se era verdade que no estádio Flaminio, o laser não poderia ser usado, por se localizar no meio da cidade, ou por causa dos aviões. Alguém, tratando-o como uma criança, disse-lhe que não havia autorização.

Eu, na verdade, já lhe tinha obtido, estava tudo bem. Em seguida, ele chamou seu gerente de produção e disse: 'Você faça o que quiser, mas eu quero o meu laser.' Falava do laser como se fosse um brinquedo. Eu percebi que parecia um menino de 10 anos, quando, na verdade, tinha 30.

P: Quando o viu pela última vez?

David: No concerto em Milão, Estádio San Siro, em 1997. Eu não tinha sido capaz de me ocupar de sua turnê. No início dos anos 90, eu tinha decidido não trabalhar com os cantores estrangeiros, eu estava ocupado quase o tempo inteiro com Claudio Baglioni, eu não poderia fazer milhares de coisas, todas juntas. 

Michael mandou me chamar, queria me encontrar, e me disse que o estádio de Milão não foi lotado, porque eu não havia organizado o concerto. Também deve ser dada a diferença na promoção do evento, mas realmente, o escândalo de pedofilia criou uma lacuna profunda junto ao público. 

P: O que você acha das acusações de pedofilia?

David: Tudo falso e construído, os acusadores têm confessado o mesmo. Ele era uma criança que foi 'puxada' pelo excesso de trabalho.

P: E o material de 100 inéditas que temos ouvido falar? 

David: Sem dúvida, são músicas inacabadas. Michael era muito exigente consigo mesmo e tudo mais. Provavelmente não irá ouvi-lo cantando no máximo de sua habilidade e capacidade, nem terá os arranjos que ele quisesse. Em breve, elas serão colocadas no mercado, visando lucros. Haverá muitos ganhos, em um momento em que a Sony tem problemas. 

P: A Sony está em crise?

David: Todas as gravadoras estão em crise, por causa da distribuição das músicas. Sony já vendeu mais de 20 milhões de álbuns desde a sua morte, em todo o mundo. Michael Jackson é, provavelmente, o único artista que as pessoas querem o objeto, e não baixar as músicas da internet, mas pretendem ter o CD, álbum e DVD genuínos.

P: E sobre as acusações de que o pai o teria deixado estéril, batendo nele?

David: O terceiro filho, o menor, tem as feições de Michael Jackson. Quanto ao trabalho árduo de Michael, eu posso contar um fato. Nos anos 70, eu estava para trazer o Jackson Five à Europa e Itália. Em seu contrato estava escrito que ele poderia realizar até três shows por dia, em três lugares diferentes. Parecia loucura, muito trabalho. Liguei para seu agente, um agente conhecido entre os artistas negros, que me respondeu: 'Não se esqueça que até 50 anos atrás, éramos escravos.' Esta foi uma medida de sua atividade frenética.

P: Ela também seguiu a sua estadia de Michael Jackson em Roma. Como foi feito?

David: Em 1988 eu o trouxe com a minha colaboração ítalo-britânica. Conseguimos convencer a segurança que, disfarçado, ele não correria riscos. A equipe temia a exuberância dos italianos.

P: Ele era capaz de circular sem ser reconhecido?

David: Sim. Os homens da segurança ficavam à distância, enquanto ele circulava como um cidadão normal, usando uma boina, em vez de seu chapéu clássico, sob a qual ele escondia os seu cabelo. Colocava um par de óculos e usava um casaco normal, se vestia muito simples. Ele amava Roma e sua história antiga, se pudesse, teria vivido lá.
***
Após o 25 de Junho de 2009, David declarou: ¨Talvez, em 300 anos, nós teremos alguém como ele. Eu nunca vi alguém que pudesse compor e cantar como Michael.¨

O vídeo a seguir contém outras declarações de David que não aparecem na entrevista acima.. vale conferir!


Fontes:
http://michaeljackson.forumattivo
http://www.beauty-and-romance-of-sicily.com