Depoimento de Hugo Burnand


'O pessoal de Michael Jackson telefonou para minha equipe, em Londres, e perguntou se eu estava disponível para fotografá-lo. Muito recentemente eu havia fotografado o casamento do príncipe Charles e Camilla Parker-Bowles e esta foi uma das recompensas: receber convites de trabalho que antes estavam fora de alcance.

A equipe de Jackson queria que eu fosse ao Hotel Dorchester, Park Lane, e eles queriam que eu fosse imediatamente - Michael tinha acabado de chegar no aeroporto de Heathrow, e as filmagens deveriam acontecer naquela tarde, eles disseram.

Algumas horas mais tarde, eu estava no Dorchester com meus sonhos de um retrato bonito, pessoal e perspicaz, mas os planos mudaram.

Jackson decidiu que seus filhos deveriam ver sua estátua de cera no Madame Tussauds, e essa deveria ser ''a imagem". O museu Madame Tussauds foi fechado para o público, e nos encontramos em Marylebone, à espera da chegada do Rei do Pop com seus filhos.

Nesta décima primeira hora, pessoas de aparência importante começaram a dizer-me o que eu poderia ou não poderia fazer: as crianças não deveriam ser fotografadas, e eu não deveria falar com elas.

Na verdade, talvez eu nem devesse estar na mesma sala com as crianças, ou talvez eu pudesse ficar na mesma sala, mas eu não deveria lhes falar ou fotografar. Eu balancei a cabeça.

Então ele entra. Quieto, tímido, de óculos escuros, mas inconfundivelmente ele é Michael Jackson.

Cada um de seus filhos está vestindo o que parece ser uma rede sobre suas cabeças, semelhantes às redes em que você poderia comprar tangerinas ou limões do supermercado.

A criança que eu acho que é Prince Michael está usando uma rede amarela, e Paris está usando uma de cor verde escuro. O bebê usa uma versão vermelha. Meu queixo cai. O primeiro problema é identificar qual é figura de cera de Michael Jackson, porque, honestamente, o Michaels dois não se parecem.

Eu me mantenho na posição com a mais breve das conversas, e enquanto disparo as fotos, sou imediatamente conquistado por seu modo gentil, sua delicadeza, sua voz inconfundível e seu charme.

Ele é uma pessoa real, um homem e um pai envolvente, doce, preocupado e surpreendentemente normal. Em pé, ao lado desta estranha estátua de cera, destaca-se ainda mais quem é o verdadeiro Michael Jackson.

A sessão de fotos acabou, e com um profundo suspiro, eu abaixei a minha câmera. Clunk!!

"Ouch.."

De onde veio esse ranger de dor? Olhando para baixo, vejo uma criança com seu rosto envolto em uma rede, esfregando sua testa.

Oh, meu Deus... acabei de acertar na cabeça de Paris Jackson com a minha câmera.

"Opa - desculpe, salsicha, você está bem aí?" Eu vejo sua expressão sob a rede.

"Eu estou bem, mas você me bateu com a câmera."

"Eu sinto muito. Você está bem, salsicha?"

Um enorme guarda de segurança de cabeça raspada com olhos frios, um cabo de rádio enrolado em seu ouvido e ele agarra meu braço com força: ''O que você disse a ela?''

Eu gaguejo: "O quê?"

"Eu disse.. 'O que foi que você disse a ela?'"

"Eu disse... 'Desculpe, você está bem, salsicha?'"

"Você a chamou de SALSICHA?"

"Hã?... Sim"

"Sim, ele a chamou de "salsicha" ...repito, ele a chamou de "salsicha".

De repente, há três desses caras ao meu redor, com seus rádios colados âs suas cabeças, todos tagarelando em suas mangas. Estou exasperado.

"Caramba, eu tenho quatro de meus próprios filhos. É um termo de afeto. Todos eles são chamados de salsicha, em algum momento."

Em seguida, derretendo de volta para as sombras, eles desaparecem tão rapidamente como tinha aparecido.

Eu avancei e me juntei à família. Jackson sorri para mim, e mais uma vez, estou vencido. Estou feliz com o quadro, eu estou feliz que a criança está bem, e eu estou feliz que Jackson está sorrindo comigo.

Passei uma mensagem de texto para a minha esposa: "Adivinha quem é o meu novo melhor amigo?"

Uma multidão se reuniu do lado de fora do museu Madame Tussauds, e Jackson está perguntando se o público está pronto. Pronto para o quê, eu me pergunto.

Um veículo chega o mais próximo possível da porta.  Entre o edifício e o carro, a multidão está gritando, cantando, gritando "Michael", e ele, dentro, acena com a cabeça, dando OK para as crianças irem à frente, uma a uma.

Individualmente, eles são escoltados por todo o pequeno trecho de asfalto até a porta aberta do carro, a gritaria ensurdecedora aumenta cada vez mais, à medida que veem cada uma das crianças. Eu me pergunto o que essas crianças poderiam pensar o que está acontecendo...

Uma massa enlouquecida, gritando "Onde está você? Onde está, Michael? Nós queremos que você, Michael".

Então essas crianças, com seus rostos cobertos para se protegerem, se apegam à calça de Michael.'


Acima, Michael Jackson clicado por Hugo Burnand no museu Madame Tussauds, em Londres.

Hugo Burnand
*Fotógrafo renomado de celebridades, Burnand também foi o responsável oficial pela cobertura do casamento do príncipe William, filho de Diana e Charles, em 2011

Fonte: http://www.standard.co.uk