Depoimento de Steven Whitsitt

Michael clicado por Steven Whitsitt
Steven Whitsitt conheceu Michael Jackson quando, recém-formado, foi trabalhar como assistente de fotografia no vídeo Black or White em 1990, assumindo em definitivo em 1994.

Ao todo, trabalhou como fotógrafo-chefe de Michael por um agitado período de 18 meses. No final de 1994, Steven voava regularmente de Los Angeles para Nova York para fotografar Michael em estúdios da Sony Music. Às vezes, chegava na quinta-feira e ficava até segunda-feira ou terça-feira.

Na primeira sessão em que Steven produziu, ele quebrou o gelo contando sobre uma disputa que teve com um colega de classe no ensino médio, sobre quem era mais ''legal'': o Jackson 5 ou The Osmonds.

O sucesso de Steven destacou um dos seus dons: a capacidade de fazer as pessoas se sentirem confortáveis. Bill Hendricks, um dos seus mentores e um conhecido fotógrafo, diz:

"Quando as pessoas trabalham com Steven, há um conforto, um nível de confiança e respeito que acontece quase instantaneamente, o que não acontece com cada fotógrafo. É um presente raro. Na verdade, Michael Jackson lhe disse uma vez: Steven, eu sempre me sinto tão confortável com você."

Steven também conta que Michael sempre foi agradável e nunca manteve um comportamento de celebridade. E quando as coisas não saíam de acordo com o plano, Michael provava ser simpático e paciente.

O momento favorito de Steven com Michael foi quando este citou uma canção que o fotógrafo não sabia de improviso - então Michael cantou para ele, a cappella.

''Uma vez, eu estava trabalhando a semana inteira e tirando fotos dois fins de semana emendados. Uma tarde eu estava no meu hotel e o telefone tocou:

''Steven, você pode chegar perto do apartamento? Eu quero falar com você."

"Claro, Mike, eu estarei lá em meia hora", disse ele.

''Eu andei a poucos quarteirões da Trump Tower, onde Michael estava hospedado durante a gravação de HIStory. Quando cheguei, o chefe me deixar entrar e imediatamente se despediu, deixando-nos sozinhos.

Depois de conversar alguns minutos, Michael entrou no assunto.

''Steven, você conhece a música Smile?" Ele disse.

"Eu acho que sim, Michael, mas não tenho certeza ..."

"Hey! Eu vou cantar.''

Para entender minha reação, eu devo dizer que eu nasci e cresci em Port Huron, uma pequena cidade ao norte de Detroit, e nunca sairia para muito longe ou faria muito em minha vida.

Embora tivesse trabalhado como assistente de fotógrafo pessoal de Michael por três anos, a mudança repentina da posição que eu estava naquele momento, a minha cabeça girou rápido o suficiente. 

Tive conversas com Michael e nossa relação de trabalho em um dia-a-dia era razoavelmente fácil, mas lá estava eu, um cara de Michigan, e este homem estava cantando uma canção para uma platéia de apenas uma pessoa.

Não foi apenas o fato de que ele estava cantando só para mim, era absolutamente maravilhosa a clareza de sua vozm à capella. Os pelos dos meus braços se arrepiaram, eu fiquei comovido e quase fui às lágrimas. Foram apenas um par de minutos.

Quando ele terminou de cantar, Michael perguntou se eu sabia alguma coisa sobre a história da música. Eu tinha um par de segundos para recuperar o fôlego e murmurar uma resposta. 

Durante as próximas horas, Michael me ensinou sobre Charlie Chaplin, e especificamente sobre o filme The Kid e o ator mirim Jackie Coogan, que atuou no filme de Chaplin, e como a experiência de Jackie resultou em todas as leis atuais que existem para proteger as crianças artistas.

Michael era uma fonte de informação. Estávamos discutindo como queríamos a foto para a capa do single da canção. As próximas duas semanas foram um conjunto de entrevistas, preparação de cenários, testes e discussão de todos os detalhes necessários para organizar a sessão de fotos.

Michael não precisava me dizer que esperava que o encontro seria perfeito. Ele me inspirou quando ele cantou a música. Ambos ficamos encantados com o resultado.''

Fonte: http://www.numberones.com.br