¨My Family, The Jacksons¨ (26)


''Os filhos não estavam "em desacordo e fora de contato" uns com os outros e comigo em 1988, apesar da acusação da People que a família Jackson estava destroçada pelo "ciúme entre irmãos".

Rebbie: ''Como a filha que ganhou a menor quantidade de dinheiro no show business, eu teria mais motivos do que qualquer um dos meus irmãos ou irmãs para sentir ciúmes. Mas eu não sinto. Depois que me mudei para a Califórnia, eu amava mostrar as bonitas casas dos meus irmãos para os amigos que vinham me visitar.''

''Minha atitude na época era que eu sentia orgulho apenas por ser sua irmã. Eu ainda me sinto assim. Eu estou perto de meus irmãos, e eu sinceramente não vejo qualquer ciúme entre eles, também.''

''Eu acho que essas acusações de "ciúme entre irmãos" surgiram porque a imprensa só assume que tem de haver algum porque Michael era tão extraordinariamente bem sucedido. Mas, supondo que algo não se faz assim.''

Jackie: ''Eu estou feliz por meu irmão vender todos aqueles álbuns. Espero que ele venda uma centena de milhões. Ele está apenas abrindo o caminho para o resto de nós.''

Na verdade, Michael fez questão de estender a mão para ajudar seus irmãos e irmãs. Sua oferta para escrever e produzir uma música para Rebbie, por exemplo, a ajudou a conseguir um contrato de gravação com a CBS Records em 1984 (Centipede, a canção com a qual ele contribuiu para o seu álbum de estreia, tornou-se a canção-título do LP, bem como um sucesso do Top Forty).

Ele ajudou a Jackie obtendo permissão da CBS para ele gravar um álbum solo para a Polygram Records. E ele realmente foi para rebater a CBS para Marlon, depois que ele anunciou sua decisão de deixar os Jacksons e a Epic Records em 1985. Michael conseguiu obter a sua libertação depois que a Epic recusou o pedido do próprio Marlon, permitindo assim a oportunidade de seguir uma carreira de tempo integral de gravação solo.

Rebbie: ''Quanto à acusação relacionada à rivalidade entre irmãos em nossa família, eu acredito que a imprensa tem confundido a competitividade com o desejo de nossos pais em sermos bem sucedidos.''

Marlon: ''Uma coisa sobre ser uma estrela mirim é que algumas pessoas não estão dispostas a te ver se tornar um adulto. Eles o veem embarcando em uma carreira solo após a gravação exclusivamente com seus irmãos há anos, e se referem ao que você fez como uma "ruptura". Eles não reconhecem o seu direito de crescer. Mas se não há profundidade, não há destino. Todo mundo tem o direito de fazer o que quiser na vida.''

Tito: ''E nós não brigamos uns com os outros, a imprensa fez essa acusação relacionada. Na verdade, se qualquer dos irmãos levanta um argumento, não podemos deixar a sala sem participar.''

Jermaine: ''Você quer saber qual é a linha de fundo? Os Jacksons são uma família que permanecerá. Você tem manter a unidade.''

Há duas tradições da família Jackson que evidenciam a unidade.

Um delas é o Encontro da Família realizado na saleta ou na sala de troféus lá embaixo. As reuniões são realizadas para discutir negócios ou assuntos pessoais que surgem afetando um ou mais de nós. Qualquer um dos Jacksons pode solicitar um.

Em 1988, Randy pediu uma reunião de família porque alguém no negócio tinha sido "mal falado" e ele estava chateado.

"Por que ele iria convocar uma reunião sobre isso?" O resto de nós se perguntou. "As pessoas ruins falam mal da gente o tempo todo, no negócio.'' Mas Randy estava magoado e ele queria compartilhar seus sentimentos com a gente. Então nos encontramos e escutamos.

Em 1988 também convocamos uma reunião de família para discutir um tema que era de grande preocupação para todos nós: LaToya. Grande parte da reunião foi gasta na elaboração de abordagens que poderíamos fazer com ela, na tentativa de persuadi-la a deixar a companhia de seu empresário Jack Gordon e voltar para casa, para nós.

A outra tradição dos Jacksons é o Dia da Família. Limitado a Joe e a mim, as crianças e os netos. O Dia da Família é pouco mais do que o seu churrasco à moda antiga, com talvez um filme para o entretenimento. Conversas sobre negócios são desencorajadas.

O Dia da Família é um momento para os Jacksons largarem o seu trabalho, esquecerem as suas preocupações e serem uma família novamente. Joe e eu e um par de filhos hospedamos o Dia da Família em 1988.

Minha visão sobre a família Jackson em 1988 não estaria completa sem um comentário sobre Joe e meu relacionamento.

A revista People fez menção à nossa crise, bem como aos rumores do ''Joe mulherengo''. No entanto, o escritor do artigo estava contente por Joe dar a sua palavra final sobre nós: "Nós sobrevivemos. Nós nos amamos e temos filhos. É por isso que estamos juntos." Essa foi uma das citações de Joe à People com a qual eu concordava.

Isso não quer dizer que em 1988 eu tinha superado totalmente minha dor profunda em sua infidelidade, porque eu não tinha. Quando os pensamentos dolorosos surgiam, eu lidava com eles. Mas, principalmente, eu era capaz de manter um foco positivo. Deus sabe que eu tenho muito a agradecer na minha vida.

Eu tinha detectado uma mudança em Joe em 1988, uma espécie de amadurecimento. Enquanto ele ainda tinha vários projetos de negócios na linha de frente, ele estava contente de ficar em casa muito mais do que no passado.

Ele também encontrou tempo para fazer coisas que ele não havia feito em anos: preparar as refeições na churrasqueira do quintal. Ele realmente me surpreendeu quando começou a fazer a cama de manhã.

Quando decidi comprar uma casa de fim de semana em Las Vegas em 1988, Joe insistiu em redecorar ele mesmo, o quarto de reposição junto à piscina. Depois de fazer isso, ele começou a falar sobre a plantação de uma horta.

Por mais difícil que fosse para Joe falar sobre seus sentimentos, me ocorreu que o seu trabalho em equipe em torno da casa foi a sua maneira sutil de me dizer que ele estava feliz por nós ainda estarmos juntos, depois de quase quatro décadas de casamento.

Eu não quero dar a impressão de que Joe tinha ''amaciado''. Ele ainda odiava ouvir "eu avisei" ou "Joe, eu lhe disse para não falar com a revista People". Ele ainda estava propenso ao mau humor. Às vezes, ele ainda ficava tão louco por uma coisa ou outra que a sua testa aumentava e ele mudava de cor - uma dica de que eu deveria tirar o dia de folga e ir às compras.

Além disso, deixe registrado que Joe Jackson ainda tinha seu lado diabólico. No primeiro fim de semana em que nos hospedamos na nossa casa em Las Vegas, eu estava falando com uma amiga - Amelia Patterson - no meu quarto, à noite.

Sopravam um vento quente e rajadas de vento e os ramos da amoreira estavam lançando sombras em movimento contra as cortinas, era uma visão um tanto assustadora. Mas Amelia e eu entramos em tal conversa profunda que eu esqueci as sombras.

De repente, ouvimos um som de arranhar contra uma janela em uma das portas francesas. Fui até a porta, olhamos para fora e vimos uma forma agachada nas sombras. Eu quase pulei para fora da minha pele! Saltei para fora do quarto como um tiro. Amelia estava bem atrás de mim. Claro que era Joe.''

Katherine Jackson
(com co-autoria de Richard Wiseman em seu livro My Family, The Jacksons, Outubro 1990)

Tradução: Rosane (blog Cartas para Michael)

Fonte: http://jetzi-mjvideo.com