Depoimento de Nancy Caldwell


''Detroit, Michigan; Verão de 1981. Eu estava com dois dos meus amigos de longa data no nosso clube de dança local onde a nossa banda favorita toca a maioria dos fins de semana. Estamos frequentemente lá.

Eu pedi uma Coca-Cola e meus dois amigos ficaram chocados e exigiram que eu comprasse ''uma bebida de verdade - O que as pessoas diriam se elas sabiam o que eu não estava bebendo?''

Minha resposta foi: "Quem se importa? As pessoas podem pensar que é rum ou Coca-Cola. Que diferença isso faz?''

Eles insistiram em comprar para mim uma bebida de verdade, mas eu não aceitei. Eu estava ficando cansado de suas discussões, como se, de alguma maneira, eu não estivesse lá ouvindo eles me julgar.

Só então um homem veio até a mesa e me pediu para dançar. Ele tinha um corte de cabelo estilo afro, usava um longo casaco e roupas amarrotadas e parecia um vagabundo. Sua voz era suave, apesar de sua aparência rude. 

Eu tive um sentimento que este cara era alguém especial e meus pensamentos saltaram para a história do Bom Samaritano. Absolutamente sem hesitação, eu disse "sim". Ele me ajudou a sair da minha cadeira e eu o conduzi no caminho para a pista de dança.

Eu comecei a dançar quando tinha três anos de idade e durante toda a minha infância eu me apresentei em recitais, shows de talentos, em hospitais e casas de repouso. Quando eu não estava me apresentando, eu estava tomando aulas de dança ou praticando. Eu amo dançar.

Tem sido minha experiência que a maioria dos caras não dançam bem e eu costumo conduzir os mais lentos. Então eu estava fazendo a minha parte na pista de dança, quando eu olhei para o meu parceiro e percebi esse cara era nada menos do que um dançarino incrível, com movimentos que eu nunca tinha visto antes (e eu saí dançando muito!)

Eu estava animada por ter encontrado alguém que pudesse me desafiar, então eu intensifiquei os meus movimentos. Quem era esse cara, e como eu tive sorte de estar dançando com ele?

A música terminou e eu esperava que ficássemos para outro número, mas ele me levou de volta à minha mesa, me agradeceu pela dança com uma ligeira reverência e depois desapareceu. Minha alegria se tornou decepção. Foi muito rápido. Nós nem sequer nos falamos. Eu queria mais.

Meu devaneio foi drasticamente interrompido quando meus dois amigos se revezaram para me repreender, não só por dançar com um vagabundo, mas com um homem negro. ''O que eu estava pensando, afinal?'' Eles me disseram que era embaraçoso serem vistos ao meu lado.

Eu pensei: "Quem são essas pessoas que eu achava que fossem meus amigos? Nós nos sentimos tão diferentes agora e eu não sinto ter mais nada em comum com eles.''

Ao longo da minha vida, eu sempre tenho pensado a respeito daquela noite - às vezes, por causa do comportamento dos meus ex-amigos e as críticas sobre as minhas escolhas na bebida e meu parceiro de dança. 

Principalmente eu penso sobre o fato de que naquela noite eu dancei com alguém especial. Era óbvio que o cara estava disfarçado e me perguntei por que ele faria isso. Será que Deus estava testando a minha capacidade de aceitar as pessoas como elas são e não julgá-las? Eu acredito que foi este o caso. De forma alguma o cara não cheirava como uma pessoa de rua.

Apesar de suas roupas estarem amarrotadas, elas estavam limpas. Para não citar os seus sapatos flexíveis. E você tem que passar por um segurança e mostrar a sua identidade para entrar no local, e eles não tiveram nenhum problema com o estranho. Eu me senti muito segura com essa pessoa.

Sua energia era magnética e ele tinha maneiras muito melhores do que a maioria dos caras que me pedem para dançar. Eu realmente gostaria que a experiência durasse mais tempo. Foi um momento marcante na minha vida ao qual eu voltei muitas, muitas vezes desde então e me perguntei quem era essa pessoa e por que aquilo aconteceu.

Voltamos para o 07 de Julho de 2009, Staples Center em Los Angeles, Califórnia, Memorial de Michael Jackson.

Seu irmão Marlon está no palco relatando uma história sobre um cara que ele viu em uma loja de discos. Ele o descreveu como vestido com roupas amarrotadas, um afro. . . Eu congelei. Ele estava descrevendo o homem com o qual eu dancei naquela noite em Detroit, muitos anos antes.

Ele continuou a sua história ... "Então eu disse: Oi Mike, o que você está fazendo aqui?" Naquele momento, eu não tive absolutamente nenhuma dúvida sobre a pessoa com quem eu tinha dançado naquela noite há muito tempo. Eu tinha dançado com Michael Jackson!


Eu disse a mim mesma que era loucura. ''O que Michael estaria fazendo em Detroit?" Então, eu descobri que naquela ocasião ele estava com a sua Triumph Tour e uma das paradas era Detroit.

Eu olhei na Wikipedia e descobri que eles estavam se apresentando em 29 de agosto (aniversário de Michael, mas ele e sua família não comemoravam aniversários naquela época) na Arena Joe Louis, a qual tinha um fácil acesso ao clube. Por isso, era possível.

Depois eu vi uma foto de Michael dançando com Tatum O'Neal, onde eu observei os movimentos, o movimento distinto. Ele também fez daquela forma no vídeo Don't Stop 'Til You Get Enough, onde primeiro era um, depois dois, depois três. Ele se inclina para trás de uma certa forma com a perna em uma posição específica. Esse foi o movimento que eu vi na minha frente, na pista de dança em Detroit.

Agora que eu sei que era ele, eu desejo mais do que nunca que tivéssemos dançado mais, ter trocado algumas palavras, e que ele poderia ter se revelado. Naquela noite, quando eu deixei o clube, me sentindo um pouco triste pelo tratamento que recebi dos meus amigos e o encontro com aquele homem, o segurança fez um comentário estranho para mim, que não fazia sentido na época.

Eu me lembro disso porque ele raramente falava para mim algo além de ''Identidade, por favor'', mas o que ele disse foi algo sobre a minha dança que elevou meu espírito um pouco, mesmo tendo sido enigmático.

Agora, sabendo com quem eu dancei naquela noite, eu percebo que o seu comentário deve ter sido alguma coisa sobre eu dançar com Michael de forma anônima e sobre ter atendido a um pedido dele, e a necessidade de estar disfarçado.

Ele tinha que tomar conhecimento porque verificava todas as identidades e, por ser um local pequeno, mantinha um olho em tudo, inclusive na pista de dança.

Eu não sei por que eu escolhi não beber álcool naquela noite, mas eu acho que nada disso teria acontecido se eu tivesse bebido, especialmente agora sabendo que, naquela época, Michael não bebia. Não importa quão curto aquele momento foi, ele estava marcado para ser uma experiência marcante na minha memória.

Agora é algo pelo qual eu serei eternamente grata por ter acontecido na minha vida. Se encaixa com a mensagem de Michael Jackson nos passou várias vezes: "Não importa o que pareça, somos todos parte uns dos outros. Não julgue, aceite e acima de tudo, ame.''

Nancy Caldwell

Fonte: http://voiceseducation.org