Entrevista com a fotógrafa Kate Simon


Uma entrevista com Kate Simon, a fotógrafa das sessões
dos vídeos Rock With You e She's Out of M Life

Gillian McCain: Então, nós estamos aqui para falar sobre aquele dia em 1980, quando você fotografou Michael Jackson nos bastidores de seus vídeos musicais a partir de Off The Wall.

Kate Simon: Michael Jackson era um assunto tão interessante e diferente de qualquer pessoa que eu já fotografei. Uma coisa que me pareceu curioso sobre Michael era o seu silêncio entre as tomadas.

Quando Michael não estava realizando era como se ele se refugiasse em sua timidez, e não fosse capaz de interagir com a realidade no mesmo plano que o resto de nós.

Mas quando a música tocava, e ele estava cantando e dançando, era como assistir a uma outra pessoa, sua energia, confiança e até mesmo a auto-consciência me surpreenderam quando eu estava lá, assistindo com a câmera.

Gillian: Conseguir uma boa fotografia depende dependente do sujeito ser auto-consciente?

Kate: Obter uma boa fotografia está sujeito ao indivíduo conhecer a si mesmo. É a interação humana, e é sobre respeitar o fotógrafo como você respeita a si mesmo. Como uma fotógrafa de retratos, é importante se abrir e confiar em você, em muito pouco tempo.

Gillian: O que é interessante sobre a sessão de fotos com Michael Jackson foi que você não o tinha encontrado, até o momento de fotografá-lo.

Kate: Sim. Provavelmente porque ele era tímido, ele se expunha mais enquanto estava dançando. Era curioso como ele era autônomo e tinha o controle sobre si mesmo, enquanto dançava. Eu nunca vi nada como ele.

Gillian: Você sabia de antemão como aconteceria?

Kate: Nenhum de nós sabia como iria se desenrolar. Meu trabalho era basicamente fotografar Michael para estas duas gravações de vídeo. Isto é, quando a indústria da música era muito divertida. 

Fomos para o estúdio de som, e não havia ninguém lá. Tinha sido criado por Michael para fazer os vídeos de Off The Wall e She's Out of My Life. Eram apenas Michael, o meu escritor Stephen Demorest, que iria entrevistar Michael no dia seguinte, o empresário de Michael, que pairava atrás de mim e me observava como um falcão. 

Eu me lembro que a luz disponível era boa. Acho que as imagens têm um monte de alma e são evocativas. Havia também uma maquiladora e um casal de técnicos. Havia menos de dez pessoas lá.


Gillian: Deve ter sido incrível assisti-lo trabalhar de perto.

Kate: Minha respiração estava apenas paralisada. Cada movimento que ele fazia era perfeito. Ele estava gostando e estava muito feliz. Eu pensei que ele parecia fantástico.




Gillian: Você recebeu qualquer instrução específica sobre as fotografias?

Kate: Apenas me pediram para ficar cerca de 10 metros de distância dele, ao lado do homem da câmera. Eu tinha os aspectos técnicos no local para capturar as melhores fotos possíveis, o que provou ser um grande desafio com as luzes do ponto e raios laser que saltavam de sua roupa de lantejoulas. 

A luz estava em todos os lugares, mas eu consegui captar Michael no auge de sua energia e poder, e eu sinto que as fotografias que tirei naquele dia, captaram essa energia.













Gillian: Você falou com Michael em meio a isso?

Kate: Não. Era seu show. É difícil articular quando alguém é bom. Cada movimento era tão preciso e levava perfeitamente para o movimento seguinte. Foi emocionante assistir Michael realizar com alegria completa. Michael sabia o que ele queria apresentar ao mundo. Era como se a magia que ele possuía, estivesse sendo canalizada para o corpo do Cosmos. Assistir Michael dançar era como assistir a toda a história da dança.

Gillian: Quando você finalmente falou com ele?

Kate: Depois de clicar na etapa de som, fomos para uma pequena sala, e eu estava arrumando minhas câmeras, e eu não queria partir sem dizer adeus. Isso teria sentido rude. Então, eu disse para Michael "Bem, Michael, você deve se sentir bem, porque correu muito bem."

Era curioso que ele era socialmente muito tímido e sua voz era suave, e ele me disse: "Bem ... Kate ... você sabe ...", e assim, ele escapou. Eu obtive algumas boas fotos dele na sala antes de eu sair, foram retratos cândidos, pela luz disponível. A sal era pequena, cerca de 12 x 8 e ele estava sentado no sofá, aguardando as fotos.

Michael aguardando durante o intervalo

Gillian: Sobre a incrível experiência de ter tido a oportunidade de fotografar Michael naquela época e lugar...

Kate: Realmente foi uma experiência incrível e você pode sentir sua alegria e entusiasmo nas fotografias.

Gillian: Definitivamente. Obrigado por compartilhar e pelas suas fotos incríveis de Michael.

Kate: Foi um verdadeiro prazer, Gillian.

[Partes selecionadas da entrevista original.]

Fonte: http://boards.mjjunderground.com