Entrevista ''Michael e Eu'' (Parte 07)


Matéria traduzida e editada por este blog a partir da entrevista concedida por David Nordahl [retratista pessoal de Michael Jackson] à Rev. Dr. Catherine M Gross, em 29 de Agosto de 2013.

Uma viagem inesquecível, Michael e Eu: DAVID NORDAHL 

David Nordahl É por isso que em 1993, quando ele foi acusado pela primeira vez, era como se a mente de Michael e sua música e o que ele fazia fossem como um rio e, em 1993, alguém construiu uma represa e parou o rio. 

Michael não era de parar de fazer qualquer coisa. Ele sempre estava seguindo adiante, fazendo as coisas, compondo música, aparecendo em shows e todas essas coisas e, de repente, os freios foram colocados.

Então ele seguiu novamente mas, em seguida, novamente em 2003... BAM! Há uma outra represa de novo e, você sabe, da qual ele nunca se recuperou, quero dizer, ele me disse "Para todas as coisas que eu fiz para as crianças... ser acusado - como eles estão me acusando, como eles podem fazer isso comigo?"

Ele estava tão ferido pelas pessoas acreditarem que ele faria mal a uma criança. Michael nunca faria isso, ele se mataria primeiro. Ele faria, ele mesmo disse isso.

Rev. Dr. Catherine Eu olhei para Michael e não há nenhuma maneira, não há absolutamente nenhuma maneira. Não há nenhuma maneira de que ele fizesse mal - fazer algo assim e eu acho que aquelas pessoas tinham um problema.

As pessoas têm um problema com quem ele era e por que ele não era casado e, você sabe, assim por diante e de alguma forma, porque eu acho que duas pessoas... e eu acho que elas eram um tanto nojentas - Oprah - e há a pessoa de Martin Bashir.

Se nós enviamos aqueles dois para lidar com uma pergunta com algo de sua vida muito pessoal, eu pensei para mim mesma... como é horrível.

Eu gosto desta coisa, eu gosto da [rede de TV] MSNBC, porque eu também sou viciada em política.

David Nordahl Ah, claro.

Rev. Dr. Catherine E eu digo uma coisa, toda essa coisa desse cara chamado Martin Bashir, o que fez o filme Living With Michael, isso supostamente foi... [inaudível na gravação].

David Nordahl Sim, ele editou tudo ao seu redor para fazê-lo parecer do seu ponto de vista, porque ele sabia que iria receber uma grande cobertura, por fazer isso.

Ele... Michael só o levou ao rancho porque a princesa Diana tinha... ele tinha escrito algo sobre a princesa Diana, que estava muito feliz com o que ele fez e foi a única razão pela qual Michael fez isso. Michael sempre foi contra fazer coisas desse tipo, ele cometeu um grande erro.

Rev. Dr. Catherine Michael era mais do que apenas um... Michael [lutava pelos] direitos civis de todos, de cada pessoa. Assim como Martin Luther King, mas Michael era global.

David Nordahl Sim, está certo.

Rev. Dr. Catherine Desde o início. Ele era global e, por isso, acho que Martin... você sabe, se ele abrisse a boca para dizer o nome de Martin Luther King, depois de fazer o que ele fez a Michael, eu poderia ter tomado um avião para voar até Atlanta, e mostrar [minha verdadeira natureza].

O homem destruiu a vida de Michael e eu... eu sei que devemos perdoar as pessoas e não estou mais com raiva, mas eu nunca vou esquecer o que ele fez. Eu nunca mais vou poder ouvi-lo.

David Nordahl Eu também não. Eu posso não ter nada a ver com ele, mas foi simplesmente horrível o que ele fez ao pobre Michael. Michael estava sendo tão transparente.

Rev. Dr. Catherine Sim, Michael tentou. Michael... ele queria alguém para ajudá-lo e... é quase como essas coisas... alguém me envia algo... alguém colocou algo lá... vou lhe mostrar como é.

É [no filme] O Rei Leão. É a parte onde o Rei Leão está pendurado em uma borda e ele está pedindo ao seu irmão para ajudá-lo a puxá-lo para cima, mas ao invés do irmão ajudá-lo, ele pisa em suas mãos e o faz cair e morrer.

Cena do filme O Rei Leão

David Nordahl Sim.

Rev. Dr. Catherine Pareceu-me [uma boa comparação].


O vídeo [legendado] onde Martin Bashir admite que mentiu sobre Michael Jackson

[Nota: A imagem e o vídeo não fazem parte da entrevista original]

David Nordahl Oh sim. Especialmente, mas não foi somente ele, a mídia ainda dominante, que foi tão cruel com Michael. Normalmente, são os tabloides, provavelmente, mostram as coisas falsas, mas todas as grandes redes ficavam repetindo histórias que nunca foram...

Rev. Dr. Catherine A partir dos tabloides.

David Nordahl Sim, e não era isso o que se esperaria deles. Se eles têm uma história, eles deveriam ver tudo isso, mas não o fizeram. Eles simplesmente repetiam tudo o que estava sendo dito e que a mudança...

Rev. Dr. Catherine Na primeira vez que eu vi isso, eu estava dizendo a você que eu estava no grupo chamado Uncover Michael Jackson's name. [Descubra o nome de Michael Jackson].

[Nota do blog: A escola Gardner Street, onde Michael cursou a sexta série, havia dedicado o auditório em sua homenagem, mudando seu nome para The Michael Jackson Auditorium. No auge das acusações em 2003, a escola optou por encobrir o seu nome do auditório. Em 2010, um grupo de fãs realizou uma campanha para que a injustiça fosse reparada. Leia a história completa aqui ]

Rev. Dr. Catherine Bem, eu me lembro que da primeira vez que estivemos no noticiário ou algo parecido, ou seja, algo que foi escrito sobre nós, mas o que quer que fosse, parecia que tinha sido recortado e colado de qualquer outro lugar e ninguém nunca escreveu nada, ninguém nunca investigou, ninguém nunca tentou descobrir alguma coisa ou mover em qualquer coisa. Eles só copiam e colam. As pessoas nem sequer corrigem as palavras que estavam erradas.

David Nordahl Isso mesmo.

Rev. Dr. Catherine E isso é o que eu penso sobre Michael, eles apenas... eles nem sequer se importavam... caramba... era somente para vender.

David Nordahl Sim.

Rev. Dr. Catherine Você sabe... [parte inaudível] se sangra, conduz ou algo parecido.

David Nordahl Sim, é isso mesmo, é exatamente isso e os meios de comunicação têm ...

Rev. Dr. Catherine Lidando com... como ele lidava com os tabloides, sabe?

David Nordahl Bem, você sabe que foi mais cedo, porque eu esqueço o que já tinha sido escrito sobre ele. Não era verdade e eu sei que isso não era verdade. 

Foi nos tabloides e então eu perguntei a Michael: "Por que você não faz algo sobre eles? Essas pessoas não devem ser autorizadas a imprimir coisas que não são verdadeiras e que não têm no que se basear."

Ele disse: "Bem... quando você está no topo de seu jogo, se você é um artista ou cantor ou seja lá o que for... se você tentar responder, só fica pior.''

Então ele simplesmente optou por manter a boca fechada. Eu lhe perguntei ''Porque você não vai a alguns programas de entrevistas ou algo assim, você tem a chance para que as pessoas conheçam quem você é.''

Ele disse: "Oh não, eu nunca poderia fazer isso." 

Eu disse"Por que não?"

Ele disse: "Bem, eu realmente não tenho uma vida interessante. Eu trabalho o tempo todo.''

Ele não achava que fosse interessante o suficiente para ir a um talk show.

Rev. Dr. Catherine Oh, meu Deus.

David Nordahl Eu sei.

Rev. Dr. Catherine Meu Deus.

David Nordahl Exatamente.

Rev. Dr. Catherine [Inaudível] Esse era o problema, ele dizia que ninguém o conhecia. É por isso que as pessoas ficam...

David Nordahl Eu sei. Sim. Era a trajetória em todos vocês. Ele era uma figura enigmática. Então, as pessoas não sabiam o que fazer com ele e, por isso, se as pessoas não sabem o que fazer com você, então eles inventam histórias.

Fonte: http://www.examiner.com