Sobre a arte de Michael

Michael e Brett Livingstone Strong
''Como a maioria das pessoas estão conscientes, meu irmão era tão interessado em preservar a sua privacidade como ele era com as suas memórias e é amplamente assumido que, uma vez longe de Neverland, não havia como escapar do escrutínio. Mas ele manteve suas pequenas vitórias igualmente privadas e havia um outro lugar na Terra em que o mundo nunca descobriria.

Desde o início dos anos noventa, e quando estava em Los Angeles, Michael dirigia-se para o Aeroporto de Santa Monica - mas ele não ia lá para pegar um avião: ele ia para encontrar refúgio. Enquanto instrutores de voo assumiam com os estudantes em seus Bonanzas e diferentes limusines deixavam os clientes VIP na sala de espera, um homem em um boné de beisebol deslizava entre eles e caminhava até um hangar que parecia anônimo, não muito longe da pista.

Uma vez que Michael baixava aquela porta gigante, ele era capaz de relaxar. Esse era o seu local secreto e sem janelas onde ninguém poderia encontrá-lo. E ele não vinha para esse lugar a fim de cantar ou dançar, ou ensaiar: ele ia lá para pintar. Foi um ''espaço de arte'' encontrado por ele pelo artista australiano Brett Livingston-Strong - a quem ele havia contratado para fazer alguns retratos. Os dois poderiam desaparecer lá por horas. Michael disse que esse refúgio e "a terapia da arte" permitiam a ele ''fugir da loucura e esvaziar a minha mente sobre tudo".

Em 2011, o mundo finalmente descobriu sobre o refúgio secreto, quando o trabalho de arte de Michael foi revelado pela primeira vez. Eu não acho que alguém tivesse, até então, apreciado o excelente artista que ele era, mas ele derivou um prazer sem fim de experiências com aquarelas e esboços a lápis. Ele mesmo desenhou a sua própria mobília - com o número '7' nos detalhes. É uma coleção inestimável que Michael solicitou para ser mantida no hangar por causa de seu anonimato e porque a maioria do trabalho foi feito sob a tutela de - ou em colaboração - com Brett.

Eu visitei o hangar após a passagem de Michael. Sua arte, ao longo dos anos, ainda estava em exposição, sem moldura, em torno das grandes bancadas no meio do chão e da desordem dos materiais de arte nos cantos. Deve haver mais de 50 peças. Enquanto eu estava lá e imaginei a ele se refugiando, imerso em seu trabalho, tudo que eu poderia fazer era sorrir e pensar, ''Golly, você já percorreu um longo caminho desde os salpicos de tinta no tapete de Diana Ross.''

O vídeo que mostra os trabalhos de arte dentro do hangar

video

Fonte: Texto extraído do livro You Are Not Alone de Jermaine Jackson. 

9 comentários:

  1. Que bom que ele tinha um local secreto, onde pudesse desenvolver outro tipo de arte e, mais importante, se sentir salvo.

    Quem sabe não tinha outros lugares secretos, os quais poderemos vir a saber no futuro?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Rosane,

    estou pasma angel, taí uma coisa que eu não sabia!
    Michael sempre surpreendendo!
    Fiquei curiosa em saber o que aconteceu com todas essas telas e objetos de arte que a gente vê no vídeo.
    Você sabe dizer se houve alguma exposição?
    Olha o número "7" de novo na mobília que ele pintou que interessante.
    Fico feliz em saber que ele tinha seus momentos de fugas e um grande amigo como tutor de sua arte.
    Amei o post angel!
    Uma ótima semana pra você e todas as leitoras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Francisca! Ao longo dos anos, nós temos visto tantos bens pessoais de Michael indo leilão, eu suspeito que, pelo menos, parte dessa obra tenha sido leiloada. e eu também li a respeito de exposição itinerante com objetos pessoais dele.
      Essa é uma das muitas histórias interessantes presentes no livro Y.A.N.A. escrito por Jermaine.

      Uma semana abençoada para vc, angel! ♥♥

      Excluir

    2. Que lindos trabalhos do Michael, mesmo!! Ele tinha mais esse dom!!! O retrato do Martin Luther King Jr, que coisa linda!

      Alguns desses desenhos não são os que foram doados por Brett e os três filhos de MJ a um hospital infantil em 2011?

      http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/musica/desenhos+feitos+por+michael+jackson+sao+doados+a+hospital/n1597125571742.html

      Espero que essas preciosidades sejam muito bem cuidadas, onde quer que elas se encontrem! E a gente gostaria tanto que fossem reunidas e preservadas em um museu sobre o Rei, né? ♥

      Uma abençoada semana para você e para todas(os). :)

      Excluir
    3. Sim, Regina, eu me lembro de ter publicado a respeito dessa doação, vc tem razão.

      Uma semana linda para vc, também.

      ♥♥♥

      Excluir
  3. Eu já conhecia esse vídeo, mas não sabia exatamente qual a história e, mais uma vez vc esclarecendo os fatos por trás das imagens. :-bd
    É, realmente o Michael tinha um talento artístico extenso, diversificado, o verdadeiro artista completo, e assim, como grandes gênios, mantinha esse cantinho privado p/ desenvolver esses talentos, imaginem o grande potencial que ele ainda tinha guardado p/ nos mostrar, não é?

    Ótima semana p/ vc Rosane e Regina e, todas(os) leitoras(es)! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já havia publicado este video na matéria sobre Thriller Villa, mas na época, eu também não conhecia os detalhes da história por trás dele, eu soube através do livro Y.A.N.A.

      http://cartasparamichael.blogspot.com.br/2013/06/conhecendo-thriller-villa.html

      ♥♥♥

      Excluir
    2. Uma semana tranquila e abençoada para vc, Lady... :) Obrigada pela visita. Bjs,

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

*Bem-vindos, Moonwalkers! :)
Os comentários são moderados [a fim de evitar spams]
e estarão visíveis tão logo eu esteja on-line.
Esta página é feita com amor e eu agradeço a sua presença.
*Rosane [admin. do blog]

Obs.: Para assuntos não referentes à matéria eu peço que utilize o email [cartasparamichael@gmail.com] ・。.。・゚゚・。.。・゚゚・。❊

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...