Entrevista com Hamid Moslehi na ''Rogue Magazine''


Entrevista inédita com o fotógrafo Hamid Moslehi 
publicada na Rogue Magazine edição número 4

[Trechos selecionados] ''Foi o livro sem-vergonha de Conrad Murray com mentiras forjadas contra o legado de Michael Jackson que fez Hamid Moslehi falar e contar sua história. [Ele não solicitou um centavo da revista Rogue para contar a história e compartilhar suas fotos e ele não está tentando obter seus 15 minutos de fama através de manchetes sensacionalistas.]

Jackson confiou em Moslehi implicitamente e lhe deu um acesso sem precedentes à sua vida, muito mais do que qualquer cameraman no tempo de vida de Jackson. Ele viajou por todo o mundo com Jackson, visitando mais de 82 países, e ele estava lá durante os aniversários da família, durante as férias com Lisa Marie Presley.

Ele era a sombra de Jackson durante todos os seus ensaios, performances ao vivo e vídeos musicais. Rapidamente ele se tornou o cameraman de Jackson e seu cinegrafista particular, e a ele foi confiada a crônica de quase todos os aspectos da vida de Michael para um documentário que Jackson tinha planejado liberar depois que filmagem suficiente da sua vida privada fosse compilada.

Seu acesso incomparável a Jackson deu a Moslehi uma visão muito confidencial sobre o artista. Ele esteve com Jackson durante alguns dos mais cruciais momentos de sua vida, de plantão em todas as horas da noite... 24 horas por dia, sete dias por semana.

Ele estava lá desde que suas crianças eram bebês, esteve ao seu lado na gravação durante o debate com Martin Bashir em 2003 e ele ainda foi preso ao lado de Jackson durante a alegação de abuso sexual.

Olhando para centenas e centenas de horas ao lado de Michael Jackson durante alguns dos seus momentos mais íntimos, de 1997 para a frente, Moslehi nunca contou ao público sua história até agora.

"Ele queria fazer história com este documentário", Moslehi explica sobre o documentário para o qual ele foi contratado por Jackson para fazer. "Eu sabia que era uma chance em um milhão a de fotografar e filmar um dos maiores artistas do mundo. Eu aprendi muito com a experiência ao longo dos muitos anos por estar seu lado.

'Eu quero que este documentário seja histórico. Quero mudar a maneira como as pessoas me veem', disse Jackson durante uma mensagem de correio de voz para Moslehi, quando Michael se aproximou de Moslehi com a ideia.

"Agora eu estive sentado nesta filmagens durante anos após a morte de Michael e eu sinto que tenho a obrigação de fazer o desejo de Michael se tornar realidade", diz Moslehi. "Eu decidi que é hora de liberar alguns vídeos e montar o documentário. Há centenas de horas de filmagens de Michael como pai e como uma pessoa normal. Ele era apenas uma pessoa normal.

Ele tinha uma vida pessoal e uma vida profissional e ele queria que eu gravasse a ambas. Sua vida profissional seria mostrada em seus vídeos de música, concertos, ensaios e gravações, e sua vida pessoal seria ele em Neverland, fotografando seus filhos, fazendo retratos de família, coisas assim, estas são filmagens que as pessoas nunca viram antes.

arquivo Hamid Moslehi
No documentário eu vou tocar no caso Gavin Arviso para mostrar a verdade e também mostrar que tipo de pessoa era Michael. Sendo um pai e sendo um artista. Para mostrar o quão duro ele trabalhou. 

Eu tenho uma obrigação em tornar este desejo em realidade, foi o que Michael me pediu para fazer. Será uma série de documentários, eu tenho metragem suficiente para toda uma série.

Ele era um grande pai para seus filhos, era uma pessoa legal e generosa em casa, mas quando ele vinha para trabalhar novamente - ele era um perfeccionista. Sendo um dos maiores artistas, ele era muito educado e extremamente específico.''

Sendo um artista consumado e perfeccionista, Moslehi diz que Michael Jackson ensaiava por horas a fio, por vezes, até que ele mal pudesse suportar.

"Você tinha que estar pronto 24 horas por dia. Havia dias em que nós estávamos na turnê HIStory e ele me chamava às 3 da manhã, e me dizia, 'Os fãs estão cantando fora do hotel, vamos lá cumprimentar eles'.

E eu teria apenas que saltar da cama e ir. Não havia tempo para se trocar, então eu costumava dormir com minhas roupas, ao lado da bateria e câmera prontas. Uma grande parte do meu tempo nos hotéis eu gastava no telefone, porque não tínhamos telefones celulares e apenas no caso de haver uma chamada, eu estava pronto para ir.

Ele era um perfeccionista e ele fazia você trabalhar arduamente. Como para ser perfeito e como continuar a ensaiar e continuar a fazer as coisas até que ficassem perfeitas. O que eu aprendi é que nada é perfeito, mas você aponta para a perfeição, de qualquer maneira. Você o faz até você sentir como se fosse mágica.

arquivo Hamid Moslehi
Michael tinha um grande desejo de doces. Ele amava Lifesavers. Uma vez eu descobri que ele amava Lifesavers. Sempre que nós tínhamos um ensaio, eu tinha dois pacotes esperando por ele. Ele comia um monte de doces, ele vivia em meio ao açúcar! 

Ele tentou ser vegetariano, mas de vez em quando ele precisava comer peixe e frango. Sua comida favorita era Kentucky Fried Chicken. 

Nós gostávamos de ir a eventos beneficentes onde os chefs serviam a melhor comida do mundo, e eu ficava bem atrás dele, morrendo de fome, e ele consumia pequenas porções para ser educado. A próxima coisa que você saberia, no minuto em que nós saíamos, nós íamos ao KFC e assim ele poderia comprar uma refeição com 20 unidades e comê-la no carro. [risos]

Com Hamid Moslehi
Eu me lembro de uma vez na qual eu estava seguindo Michael a alguma loja de discos onde nós estávamos fazendo compras e foi dentro de um shopping ... havia tantas pessoas e estava quente e eu estava perseguindo Michael ao redor com uma câmera de 35 libras, suando em bicas. 

Eu finalmente entrei na loja de música e eles fecharam a porta e todos nós estávamos tentando respirar. Eu estava suando e Michael veio e limpou o suor de minha testa com sua jaqueta. E eu fiquei suando mais agora porque Michael Jackson acabou de limpar o suor da minha testa com a jaqueta,''

arquivo Hamid Moslehi
arquivo Hamid Moslehi
Outro destaque para Moslehi foram os momentos espontâneos quando Jackson ficava cantando para ele mesmo, o que acontecia com frequência.

"Uma vez, nós estávamos em um ônibus com a equipe e ele fez a jogada... Ele nos pediu para cantar uma canção e a maioria das pessoas era como, ''você está brincando comigo... eu não vou cantar na frente de Michael Jackson!''

Então ele vem para mim e eu fiquei tipo, ''Oh cara, por favor, não, não me faça cantar!''

Mas você não diz não a Michael, então eu cantei uma de suas canções e eu estava tão envergonhado, mas ele me obrigou a fazer isso. Eu cantei uma de suas canções antigas. Ele apenas ficou lá olhando, mas ele estava tentando mostrar que ele ouviu e realmente prestou atenção."

arquivo Hamid Moslehi
arquivo Hamid Moslehi
arquivo Hamid Moslehi
Ao compartilhar esses pequenos momentos especiais sobre Michael, Moslehi reflete em um grande momento, que mudou tudo. Foi o dia em que ele foi preso no mesmo tempo em que Jackson foi para julgamento por abuso sexual a Gavin Arvizo.

"Era 08:30 e eu estava dormindo na minha cama, houve uma batida na porta, era do departamento do xerife com cerca de 15 policiais e eu achei que estava sonhando. Eles coordenaram nossas duas prisões em dois tempos e lugares diferentes. O motivo de eles terem esperado até 08:00 foi porque eles tinham a unidade de Neverland, em Santa Barbara para a minha casa e não havia tráfego. 

No começo eu não tinha ideia do que estava acontecendo. Depois de terem procurado por toda a minha casa, eles me disseram para ligar a TV. Então eu liguei a TV no canal CNN e ví todos esses policiais invadindo Neverland. 

Eles perguntaram se eu conhecia Gavin. Eu conheci Gavin no primeiro dia em que ele conheceu Michael em Neverland e eu tinha videotapes desse encontro. Eles levaram todos os meus discos rígidos, meus computadores, toda os meus equipamentos de câmera... tudo. Eles me disseram que tudo seria devolvido em dois dias. Foram necessários dois anos para eu conseguir tudo de volta.

Hamid Moslehi foi envolvido no caso porque a família Arvizo acusou Moslehi de obrigar Gavin a conceder uma entrevista em vídeo e dizer coisas boas sobre Michael, então o nomearam como um co-conspirador.

"Havia cinco pessoas listadas como conspiradores e eu era uma delas. E uma vez que há um caso e você é um co-conspirador, seu advogado lhe orienta que você não pode falar com ninguém. Eu não podia falar com Michael; Michael não podia falar comigo. E assim que se passaram dois anos até que o caso estivesse terminado. Ele deixou o país depois disso, ele ficou arrasado.''

Jackson lançou uma refutação à entrevista de Bashir, chamada Take Two: O Filme. Você nunca deveria ter visto estas imagens capturadas por Moslehi. Mas ele nunca poderia escapar do rótulo de pedófilo após as alegações. Foi o máximo da traição com Michael, porque ele tinha recebido Gavin sob seus cuidados e lhe mostrou muito amor e compaixão, em última análise, ele ajudou a salvar a sua vida, de acordo com Moslehi.

"Os médicos de Gavin lhe tinham dado duas semanas de vida. Eles se conheceram através da fundação Make a Wish. Seu último desejo era conhecer Michael Jackson, então Michael convidou ele para ir a Neverland. 

No dia em que se encontraram, Michael tomou esta criança sob sua asa, ele levou a família para Neverland. Michael disse: 'esse garoto precisa de amor e esperança e com isso ele vai sobreviver, e ele o fez.

Ele sobreviveu ao câncer por completo, o cabelo voltou a crescer e os médicos ficaram chocados ao ver isso. Isso foi um milagre. E em vez de darem um prêmio para Michael, eles o levaram ao tribunal por abuso sexual infantil.

Essa é uma das histórias que eu quero contar no meu [futuro] documentário. Eu tenho provas para mostrar que Gavin estava condenado a morrer e Michael ajudou a curá-lo. Ele sabia que o que ele precisava era de esperança e amor e Michael deu isso a ele e à sua família. Por causa do amor, o garoto estava livre do câncer e viveu mais tempo do que eles lhe deram. e ele ainda vive.

Como Michael reagia aos seus fãs sempre foi incrível para observar. Os fãs eram leais a ele e lealdade significava muito para Michael. Ele tinha sido traído tanto em sua vida. Assim, os fãs que se mantinham sempre leais tinham o maior respeito de Michael. Ele era muito gentil, simpático e acolhedor com os fãs. 

Eu testemunhei isso incontáveis vezes, como em uma vez em que era uma noite fria e chuvosa, os fãs estavam do lado de fora do hotel cantando suas canções e esperando por ele para sair, e ele enviou chocolate e cobertores quentes para todos. Ele escrevia "eu amo vocês" nas mensagens e as jogava para baixo a partir da varanda, a fim de que os fãs pudessem ter algum tipo de recordação. Era incrível ver. 

Esse lado humano, o maior do lado da sua vida, é no que eu quero pensar quando eu penso no maior artista do mundo. E também [pensar] na primeira vez em que eu vi a sequência do Moonwalk no palco em 1983. O momento que mudou a construção da música popular para sempre. Ele foi, no final, exatamente o que ele se esforçou para ser e se esforçou para permanecer - A maior estrela do mundo.''


Fonte: A edição número 4 da Rogue Magazine
Tradução feita pelo blog Cartas para Michael