Depoimento de Pharrell Williams (03)


"O mais importante que eu tenho a dizer sobre Michael Jackson é que ele era um cara incrivelmente iluminado, super inteligente, que mudou os padrões da indústria do entretenimento. Minha primeira lembrança dele é quando eu estava de pé diante da TV assistindo seu desempenho.

Minha mãe não tinha uma TV moderna, nós tínhamos um dos modelos antigos que não ficavam em pé, e eu lembro que eu corri para ele tão perto quanto pude e foi absolutamente hipnotizado por Michael. Foi uma experiência extraordinária - apenas assistir sua performance.

Ele estabeleceu novos padrões do que significa ser um artista e eu não me lembro de qualquer coisa que eu tenha visto antes ou depois e que, pelo menos, chegasse perto disso em termos de música ou o alcance visual.

No entanto, naquela idade, não pensava em criar música inspirada por Michael. Não pensava em fazer música. Nós, na Virgínia, geralmente não pensamos nisso. Não era assim, alguém fazia alguma coisa e pensava que poderia fazer isso algum dia.

Naquela idade e em tal lugar, você só sabe o que você ama e com o que você se sente conectado. Você sabe que a música, a arte e o cinema são mágicos, mas não há nada para criar essa magia, pelo menos para tornar essa "criação" possível em sua própria vida. Esta é outra das características impressionantes de Michael - o que ele fez, parecia magia impossível. Ele sempre foi algo muito especial.

Claro, então, eu realmente não olhava a música, objetivamente, era exatamente o que era. Nunca me ocorreu comparar Michael com outros artistas; O fato de ele único por natureza era incontestável e não precisava ser pronunciado em voz alta. Ele foi definitivamente o único artista no centro da minha atenção durante o lançamento de Thriller em 1982, quando eu tinha nove anos.

Naquele momento, sem qualquer dúvida, você descobre que você quer se parecer com Michael, se vestir como ele, poder dançar como ele. Não que ele não impressionasse antes: para mim, a imagem da Muralha também era magnífica: um terno, uma gravata, um afro. Era um estilo excelente. O que é, ele sempre teve um bom estilo. 

Assim que Michael saiu do J5, ele realmente começou a se expressar, visitando lugares como o Studio 54, encontrando pessoas, aperfeiçoando detalhes que iriam melhorar a ele. Ele estudou Walt Disney, desenvolvendo seu amor pela animação, filmes antigos e livros interessantes, desenvolvendo assim seu talento deslumbrante.

Ele definitivamente desenvolveu seu próprio estilo de moda. Ele nunca usou nada acidental e literalmente toda vez que ele se vestia, ea calculado. Posso decifrar isso? Não, não posso. O fato é que Michael nunca fazia nada apenas porque queria. Tudo o que ele usava ou fazia era calculado - ele sabia que tipo de reação seria obtida e fazia cálculos complexos com tudo isso. 

Não poderia dizer o que pensava. Por exemplo, naquela foto onde ele embarcou em um avião em 1988 na Era Bad - o que foi outro ótimo momento para seu estilo - ele estava usando Ray-Ban Wayfarers e um casaco militar. Posso dizer que, por trás disso, havia um conjunto de pensamentos e na sua cabeça havia um determinado cálculo, mas não me atrevo a adivinhar qual deles. Só precisamos saber que ele era uma figura significativa e única na indústria do entretenimento.

Com isso em mente, não posso dizer que eu já tentei seguir seu estilo em um sentido literal. Eu uso Ray-Ban Wayfarers, por exemplo, mas apenas por causa de sua forma icônica, eles são legais. Eles são, como dizem os franceses, baba-cool, o termo da moda dos anos 60, que se traduz como "boêmio". 

Mas isso é o que eles significam para mim, não para ele. Michael era um cara especial, nós éramos parceiros, e conversamos várias vezes, visitei sua casa e ele me entrevistou por uma revista há muitos anos. 

Ele era a pessoa mais talentosa, interessante, contraditória e iluminada que eu conheci, e com quem tive a sorte de aprender de "primeira mão". Mas ele também era misterioso. Não posso dizer o que os óculos de sol simbolizavam para ele, porque ele colocou barreiras inacreditáveis ​​e impenetráveis ​​que impediam uma compreensão mais profunda.

Em termos de seu estilo, eu não aspirei a ele literalmente, mas apenas à atitude de Michael em relação a ele. Eu amo meu senso de liberdade na moda. Michael era livre o suficiente para ser ele mesmo e se expressar. É essa dignidade que me atrai, e isso é o que é mais importante para mim. 

Quanto ao seu estilo pessoal, ele definitivamente criou o seu próprio. Você precisa descobrir o que está fazendo quando fala sobre Michael Jackson e seu gosto, e não tenho certeza se eu seria apropriado. Eu diria que o estilo de comportamento quando eu faço, o que eu acho necessário, e não outros, foi tirado de mim. 

É muito fácil para nós nos sentirmos individuais, reverter a revista média para ver que todas as celebridades realmente se parecem com outras pessoas. Mas a individualidade real pode ser encontrada muito raramente: você não deve ceder às críticas e ao exercício.''

Pharrell Williams (Produtor musical, cantor, compositor e estilista estadunidense)

Fonte: Facebook Mila Alexeeva