Uma entrevista com o fotógrafo Bill Nation


A seguir, temos a compilação de uma entrevista realizada por Brice Najar e concedida pelo fotógrafo Bill Nation. Na fotografia acima, registrada por Christphe Boulmé, aparecem o fotógrafo Bill Nation, Adrian Grant e Michael Jackson.

[...] Nesse período, você fotografou Michael Jackson durante a cerimônia do Grammy Awards e durante a cerimônia de posse de sua estrela no Hollywood Boulevard, em 1984...

Estando em Los Angeles, eu o encontrava de vez em quando, mas não tinha absolutamente nenhum contato direto: eu estava na imprensa, atrás das linhas de segurança. Na época, eu não sonhava em trabalhar em tempo integral para ele, nem tinha olhos em ninguém.

Depois de um tempo trabalhando dessa forma, fui apresentado ao assistente de Helmut Newton enquanto ele e sua esposa June estavam em Los Angeles. Por dois invernos, fui seu assistente e, às vezes, assistente de June. Ia ao Chateau Marmont, a gente se encontrava e entrava no carro: dava uma volta e tirava fotos. Ele tinha uma técnica de trabalho bem simples, com um único projetor, um maquiador, eu e pronto! Para ser honesto, ele estava carregando seu equipamento em uma caixa de leite! [risos] Ele era um homem adorável, muito respeitoso com as pessoas ao seu redor, assim como Michael.

Em 1996, você se torna um de seus fotógrafos oficiais. Como você foi contratado para este trabalho?


Meu amigo Jonathan Exley era seu fotógrafo. Éramos amigos há muito tempo: tínhamos a mesma paixão pelo automobilismo e eu o conheci nas motos. Ele era meio astro do meio e Michael Jackson queria um fotógrafo ao seu lado o tempo todo: me parece que um dos Beatles havia lhe dito que se arrependia de não ter filmado e tirado mais fotos para documentar sua carreira. 

Mas meu amigo Jonathan não estava realmente interessado na ideia de ter que ficar ali por dias e dias, sob o risco de nada acontecer ou até mesmo de não ver Michael. Eu me peguei com minha câmera apenas pendurada com ela ou vindo com assistentes e iluminação para montar um dispositivo completo, e esperando que ele apareça.

De qualquer forma, Jonathan achou que seria bom se eu conseguisse o emprego. Em fevereiro, Michael foi ao Reino Unido para o BRIT Awards e levou John, que me contratou como assistente, junto com toneladas de material. Foi aqui que experimentei pela primeira vez esta forma diferente de trabalhar. Estávamos hospedados no Lanesborough Hotel, um hotel muito bom, aliás!

Como foi seu primeiro encontro com Michael Jackson?

Nossa primeira reunião, portanto, ocorreu enquanto Michael estava ensaiando para o BRIT Awards, porque ele teve que apresentar um número lá, e eu estava entre cerca de cinquenta pessoas, na frente do palco. Ele chegou vestindo calça de corrida e parecendo um pouco abatido, mas assim que a música começou, ele começou a dançar e eu fiquei sem palavras! 

Fiquei impressionado com a maneira como ele se movia em todas as direções! Quando ele terminou, Jonathan olhou para mim e disse: “Ei, sim, quando começa, começa!'' Então Michael ficou muito calmo novamente. Esta foi a primeira visão que tive dele.

Então começamos a trabalhar e Jonathan fez algumas fotografias de Michael. Ele me recomendou para ser seu fotógrafo diariamente, o que implicava passar muito tempo ao seu lado. Finalmente, acho que eles perceberam que eu estaria lá para qualquer coisa que ele fizesse. Foi um pouco estranho porque Jonathan não estaria comigo e faria outra coisa por conta própria. 

Então fui escolhido e contratado assim, mas nunca houve contrato propriamente dito. Obviamente, tive que assinar um monte de cláusulas de confidencialidade e, infelizmente, não tenho nenhuma dessas imagens: todo o trabalho que fiz provavelmente está armazenado em um depósito em San Fernando Valley.

Então comecei a trabalhar com Michael: uma vez fui a Mônaco para outra cerimônia de premiação e, claro, trabalhei em gravações de vídeo em Los Angeles, para Stranger In Moscow, Blood On The Dance Floor, bem como Scream, o vídeo com sua irmã Janet, onde fui assistente de Jonathan. 

Me recordo de um cenário muito, muito branco, e Jonathan mostrando como funcionava a instalação de iluminação: era uma parede de luz que exigia muito trabalho para ser instalada. Ainda não era a era digital e usamos muito filme e Polaroids: era outro mundo! Nunca tinha trabalhado em um contexto onde, o que quer que você queira gastar, você pode fazer, e isso mudou tudo! 

Como fotojornalista da Sygma, co-produzi meu trabalho, ou seja, comprei coisas com meu próprio dinheiro e a Sygma me devolveu a metade. Tínhamos um contrato com uma revista que cobria o resto das minhas despesas, mas era uma maneira diferente de trabalhar e me manter à tona. Eu tinha pré-pedidos e trabalhava cerca de 90 dias por ano, às vezes estava viajando, mas na maior parte do tempo estava em Los Angeles.

Eu estava trabalhando com uma mulher chamada Evy Tavashi que era a gerente dos escritórios de produção de Michael Jackson localizados em Sunset Boulevard. Sempre havia um clima um pouco tenso, quase paranóico ali, e eu não gostei muito, pois sempre havia preocupações com fotos que poderiam sair sem a aprovação deles, entre outras coisas. 

Certo dia, eu estava voltando do norte da Califórnia e recebi uma ligação de Evy no meu celular dizendo: “Bill, fotos apareceram no The Enquirer!" Eu fiz o quê?! Bem, na verdade, essas fotos não eram minhas! Mas sempre tivemos que pisar em ovos e não sei se isso vinha de Michael ou de sua comitiva. Havia muitas pessoas alimentando essas coisas porque estavam lá para ganhar dinheiro em seu nome. Ele teve a mesma comitiva por anos e essas pessoas gostaram da maneira como as coisas eram feitas porque era uma veia boa. 

Meu amigo Jonathan, que era um cara muito perspicaz, disse que gostaria que Michael simplesmente decidisse fazer um show acústico ou algo assim, apenas contando com seu imenso talento. Mas tudo rapidamente se transformou em um grande show e foi muito caro de montar, porque na minha opinião Michael era muito dirigido, mesmo sendo um cara muito inteligente. Muitas pessoas confiaram neste funcionamento do qual foi apresentado.

Ele tinha instruções ou requisitos especiais para suas fotos?


Tínhamos trocas, mas se eu tivesse que fazer de novo, tentaria fazer mais. Mas estávamos conversando, sim. Na maioria das vezes, ele me direcionou para as fotos porque ele sabia disso: ele olhou para as Polaroids e as validava dizendo “Isso é bom!'' ou "Em vez disso, coloque a luz aqui". Mas eu não tinha acesso ao camarim: ele saía quando estava pronto.

Você esteve presente no set do vídeo de Stranger In Moscow. Você pode me contar os bastidores desse projeto?

Gostei dessa foto porque o ambiente era preto sobre preto, com sua capa de chuva preta e um fundo preto. Mas isso é tudo de que me lembro! [risos]

Durante esta filmagem, você faz a capa do single Why com os 3Ts ...


Sim! Michael estava muito envolvido nesta filmagem. Ele trouxe os 3Ts e começou a consertar os ternos: pegou as camisetas e as rasgou. Ele estava fazendo comentários, como "Não, não gosto disso" e ele estava me dirigindo nesta sessão.

Você também fotografou Michael Jackson para seu show em Brunei no verão de 1996. Você pode compartilhar suas memórias desse show?


Foi fantástico! Nós descobrimos que Michael tinha algo planejado em algum lugar e eles formaram um grupo com músicos, mas também dançarinos, porque eles teriam que fazer algo juntos. Me parece que trabalhamos no aeroporto de Santa Monica por um tempo. Também tínhamos começado a coletar material e eu tinha uma semana para finalizar. Eles prepararam cenas para ensaiar. 

Foi divertido! Os dançarinos eram pessoas muito legais para sair, assim como o figurinista Michael Lee Bush e Karen Faye: Passei a maior parte do tempo com eles. E então, para ser a testemunha desta grande coisa sendo montada com a ajuda de cerca de cinquenta pessoas.

Se bem me lembro, era um concerto para comemorar o 50º aniversário do Sultão de Brunei, e tivemos que sair por cinco dias. Levei dois assistentes comigo, compramos passagens da Classe Executiva na Cingapura Airlines e voamos para Cingapura. Michael estava viajando separadamente em seu avião particular. Nós nos mudamos para lá, e no dia seguinte em Brunei, nós tivemos algum tempo livre, então eu fui fazer alguns passeios turísticos com alguns músicos. Houve alguns ensaios, mas a atmosfera estava realmente abafada em Brunei! [risos]

Tirar fotos durante um show com um artista sempre em movimento pode ser diferente do que tirar fotos de um videoclipe. Como você abordou esse show?


Sempre nos vestíamos de preto para não nos destacarmos, porque o Michael queria que eu subisse no palco. Eu me senti bastante confortável neste contexto porque, como fotojornalista, estou acostumado a estar no centro da ação. Então eu estava no palco com Michael durante o show, indo e voltando, ou eu estava na frente dele, entre ele e o público, e o fotografei dançando: foi extraordinário! Eu me visualizei e pensei: “Estou no palco com Michael Jackson em um show!" [risos] Foi realmente ótimo!

Então nós fizemos os shows e Michael era muito popular lá: ele saía para encontrar as pessoas e se movia no meio da multidão. Ele gostava muito de pessoas, estava em seu elemento. Havia duas pessoas nele, você sabe: Michael, o profissional e Michael, a pessoa simplesmente.

Além de sua atuação no palco, você teve que tirar uma foto dele ao longo de sua jornada, como se você fosse sua sombra?

O que aconteceu foi que eu estava no meu quarto de hotel, prestes a fazer as malas e sair, quando pediram meu passaporte e anunciei que Michael faria outra viagem e que eu iria embora com ele. Fiquei muito surpreso! Então ele me levou, assim como seu assistente Michael Bush e Karen Faye: ao todo, cerca de vinte pessoas estariam na viagem. Entramos em seu avião particular com Michael, então, e alguns amigos. 

Nosso destino era a África do Sul, mas ele não nos disse para onde íamos! O cara que dirigia o show em Brunei ficava revirando os olhos e dizendo: ''Mas o que está acontecendo? Por que continuamos gastando dinheiro?'' [risos] Pegamos minivans e fomos para Soweto. Michael queria visitar um local histórico da revolta africana, então saímos das vans. Ninguém sabia que estávamos ali, mas mesmo assim fomos instruídos a andar muito rápido. Chegamos ao monumento e, de repente, tivemos que correr porque estávamos sendo esmagados pela multidão! Corremos para as vans e vimos as cabeças dos seguranças, estava esquentando! Então voltamos para o hotel.


O ponto alto dessa experiência, e um dos momentos mais memoráveis ​​da minha vida, na verdade, foi ser convidado surpresa para a festa de aniversário de Nelson Mandela [vídeo acima]. Fomos até a casa dele em duas ou três vans, e fui enviado com um fotógrafo local para bater na porta. Bati, Nelson Mandela abriu a porta e lá estava eu, um homem branco do Tennessee que tinha ouvido falar dele durante toda a minha vida, apertando sua mão!

Essa mão era enorme, eu me lembro, porque eu tive essa imagem dele quebrando pedras quando ele esteve na prisão por anos e anos... Tudo que eu consegui dizer foi: "Nelson Mandela. Michael Jackson.'' [risos] 

Michael saiu da van carregando um guarda-chuva, e seus fãs estavam lá também porque sabiam que ele viria. Alguns meios de comunicação também foram convidados. Ficamos algumas horas, e há um vídeo dessa visita, além de uma foto minha. Foi extraordinário! Michael e Nelson Mandela conversaram um pouco, depois foram até a varanda da frente da casa e deram uma breve entrevista coletiva.

De lá, pegamos um avião de volta para Marrakech, no Marrocos. Me parece que um promotor convidou Michael para discutir a possibilidade de fazer um show lá. Ficamos alguns dias, constantemente perseguidos e cercados pela multidão. Quando você está com Michael Jackson, você se torna muito popular! É melhor você estar pronto para sair, e rápido! [risos] 

Mais uma vez, o gerente da turnê revirou os olhos porque Michael queria ir para Budapeste! Havia também um promotor lá que estava administrando corridas de Fórmula 1 e que queria discutir com Michael sobre um possível concerto. Passamos mais alguns dias lá, um lugar lindo. Finalmente, voltamos aos Estados Unidos, após uma semana fantástica! De qualquer maneira, como poderia ser de outra forma?

Depois disso, Michael conseguiu financiamento para fazer uma turnê que começaria na Europa Oriental, e fui convidado novamente. Então, Michael conheceu John Isaac com quem queria trabalhar em um projeto fotográfico de crianças de todo o mundo. Este fotógrafo tinha feito livros e coisas assim antes, então eu não estava na viagem.

A Sony Pictures também tinha um projeto e fui contatado para tirar fotos de Michael: tivemos que montar a câmera nos trilhos para tirar fotos em burst de forma que tivéssemos todos os lados e fizéssemos uma imagem 3D de Michael. Era para o vídeo Ghosts

Levei dois ou três assistentes comigo para Amsterdã e montamos um estúdio lá: era difícil porque envolvia novas tecnologias, mas tive um bom suporte. Enquanto trabalhava para Michael, recebi ofertas de fabricantes que me forneceram um monte de equipamentos fotográficos e iluminação absolutamente fabulosos.

Penso que esta sessão aconteceu durante uma pausa na digressão: na minha opinião, o Michael não foi  só para esta sessão, já estava em Amesterdã para outra coisa.

Lembro que antes de sair, participei de uma corrida de kart e bati no joelho. Quando cheguei lá, não tinha certeza de como tratar e minha perna estava muito inchada, mas continuei trabalhando. Um médico presente no set percebeu isso e me disse: "Você tem que ir para o hospital!" Então eu fui lá e deu certo. Michael foi muito generoso e me ofereceu ingressos para um de seus shows. Ele sempre foi muito legal com todos nós.

Uma foto do set de Blood On The Dance Floor foi reproduzida em pintura para a capa do álbum, mas permanece inédita até hoje. Você se lembra da foto original e como ela foi escolhida como capa?

Sim, Michael estava fazendo suas próprias seleções, e os ensaios e as filmagens foram ótimos! Ele viveu a coisa completamente! Havia uma pequena trupe de bailarinos profissionais e trabalhamos em uma área de cerca de 200 metros quadrados. Também foi divertido para eu trabalhar com ele e estar muito próximo através das lentes. 

Esse videoclipe é muito bonito: para mim, é um dos melhores dele. E que energia! Eu amo aquele terno de couro marrom que ele estava vestindo. Vincent Paterson, que dirigiu o vídeo com Michael, era um cara muito legal! Fiquei perto dele e conversamos de vez em quando. Não sei se eles já trabalharam juntos antes, mas me pareceu que ele iria buscar a energia de Michael para fazer isso surgir. Eu vi que eles colaboraram muito, e também que ele não precisava de efeitos especiais ou penteados excêntricos: o essencial era o que Michael fazia enquanto dançava. Havia algo de puro neste projeto.

Quanto às fotos, algumas foram tiradas em estúdio, mas muitas foram tiradas do próprio vídeo. Depois que os repassei, não tive nenhuma influência sobre como seriam usados ​​na pintura.

O que suas fotos de Michael Jackson representam em sua carreira, tanto profissional quanto emocionalmente?


Em primeiro lugar, quero dizer que agradeço que você tenha dispensado seu tempo para fazer essa entrevista, porque eu não falava sobre nada disso há muito tempo. Me lembro de quando Michael desapareceu, um grupo de notícias afiliado da ABC local fez uma pequena entrevista em vídeo comigo.

Hoje, possuo e gerencio uma nova franquia de motocicletas. Faço isso desde 1998 mas sinto falta da fotografia, no sentido de que me deu liberdade. Quando eu era fotógrafo, podia decidir: "Tudo bem, vou levar três semanas para comprar carros em algum lugar!" É um estilo de vida muito diferente. Ainda adoro tirar fotos, mas não sei se me aventuraria a tentar viver delas novamente. Tenho muitas fotos que envio regularmente para um cara que as coloca no Getty's, mas eles as compram por uma ninharia... Finalmente, aumentei os preços no ano passado com um chute ruim. OJ, e vendi fotos de ele por $ 3.000. Eu estava tirando fotos de pessoas e são as pessoas que fazem a notícia, então sempre venderá.

Obviamente o Michael é o ponto alto da minha carreira, do ponto de vista empresarial, mas gostaria de ter contatos melhores para tentar fazer algo com essas imagens. Houve um corte quando Michael desapareceu, quando há um monte de documentos históricos incríveis sobre ele. Sei que está tudo em algum lugar, bem preservado, espero. Desenvolvi muitos filmes e fiz vídeos, mas não sei o que vai acontecer com eles. 

Tive a sensação de que, quando se trata de negócios, havia muitas pessoas ao redor de Michael que estavam lá para ganhar dinheiro com ele, e essas pessoas realmente tinham o controle disso. Eu estava pronto para fazer este tour: comprei 30.000 dólares em equipamentos, já que havíamos combinado que eu seria reembolsado por minhas despesas. Mas de repente eu não estava mais na turnê e todos evaporaram! Era realmente uma grande máquina de negócios e algumas pessoas queriam fingir que era do interesse de Michael, quando era do seu próprio interesse.

Quando parei de trabalhar para Michael, havia perdido boa parte dos meus clientes regulares porque, devido à imprevisibilidade do meu trabalho para ele, tive que recusar ofertas. Anteriormente, eu havia trabalhado muito para as revistas Forbes, The Daily ou Vanity Fair, mas lá também havia secado. Então eu pensei sobre isso e pensei que depois de ganhar o que ganhei, eu realmente não queria voltar e ganhar 200 dólares por dia de trabalho. 

Nas horas vagas, eu tinha um pequeno negócio com um revendedor de motocicletas Ducati em Los Angeles. De repente, me converti em 1998-99, quando a fotografia estava se tornando digital, o que era interessante, mas sentíamos que nada seria mais igual...




Fonte: https://bricenajar.com