O acidente durante o concerto ''Michael Jackson & Friends''


O show beneficente ''Michael Jackson & Friends''.
Munique, Alemanha ( 27 de junho de 1999)

¨Chegamos ao Estádio Olímpico de Munique na tarde de 27 de junho de 1999 para se preparar para a noite de Michael. Michael foi introduzido por Andrea Bocelli no final da tarde. O sol estava se pondo. A escuridão mudou o sentimento total da arena. Era uma noite quente de verão.  A multidão tinha vindo a desfrutar de apresentações de outros artistas durante todo o dia: Luther Vandross, os irmãos Kelly, Ringo Starr ... mas parecia que o público estava esperando por Michael.

A emoção estava construindo. Magicamente, o palco foi sendo transformado com paredes emergentes das luzes, telas e os equipamentos que haviam sido criados para o show de Michael, que estavam escondidos por tras dos outros espetáculos.

Michael Jackson, Michael Bush e eu estávamos usando os últimos minutos para cuidar de alguns detalhes no vestiário, só a direita de estágio. Uma longa lista de verificação: microfones, cabos, trocas de roupa, toalhas, lista de músicas, gelo, Gatorade, ventiladores, tintas, graxa em pó. Michael fez alguns alongamentos para aquecer, enquanto as luzes baixaram na casa. Eu podia sentir a energia da antecipação da multidão dirigindo-se em nossa direção.

 Michael fora espreitar a audiência de trás das cortinas. A banda subiu as escadas de volta. Michael se encontrou com eles para a tradicional oração unindo suas mãos. O show começou com todos o frenesi e excitação que todos eles fizeram. Nós temos feito isso por muitos anos. Depois eu me preparei para a próxima mudança, eu assisti de direita do palco. Tudo estava indo perfeitamente .... o medley Beat it... black or white .....

Os artistas locais começaram a apresentação no palco. Earth Song começou ... depois a ponte apareceu, tal como tinha feito na Coréia. As crianças e os adultos lentamente entraram e encheram o palco. A música ganha .... Michael voa até a ponte e gira e libras seus pés, gira como a ponte elevadores longe do seu aparelho.

Fumaça, explosões, bombardeiam nossos olhos e ouvidos ... a ponte continua mais e mais, mas ao contrário de ensaios, e o último show .... não fazer uma pausa durante o seu auge ... no instante  ele veio cambaleando até a ganhar velocidade com Michael agarramdo firmemente os trilhos ... ainda cantando.

Comecei a gritar, mas eu não podia sequer ouvir a minha própria voz sobre o pyro, música e o público. Eu comecei a correr para fora de trás do palco de horror como a ponte desapareceu rapidamente abaixo da frente do palco, batendo no chão de concreto. O segurança me agarrou e me fez parar, pensando que eu ia estragar a performance.

Nos bastidores, lá estava chorando e gritando, apenas a equipe e os artistas sabiam que havia algo muito errado. Do nosso ponto de vista que tínhamos perdido a visão de Michael, como a ponte tinha caído abaixo da frente do palco. Meu coração parou de bater, enquanto nos braços fortes de um guarda de segurança perplexo. Mesmo que o show continuou por toda a gente, o tempo parou para mim como eu não conseguia imaginar como Michael poderia ter sobrevivido essa queda.

Mas, lentamente, e depois do que pareceu uma eternidade, como a música e aplausos continuaram, eu vi um alcance do braço para o piso do palco ... então uma perna longa, outro braço, outra perna ... ele foi para cima, o centro do palco ... acabamento final de Earth Song! Minha boca aberta de espanto aliviado.

Olhando atordoado, ele fez o seu caminho para o nosso lado do palco. "Michael, sente-se ...."
"NÃO!" Ele exigiu. "Segurança ... por favor leve-o para o hospital!" Eu estava implorando.
"NÃO!" Ele pegou o microfone e saiu correndo para terminar cantando You Are Not Alone.
Eu não podia acreditar no que estava presenciando. Ele terminou a música, pegou seu arco final, e retornou novamente ao seu vestiário e então ... entrou em colapso. Seguranças levaram-o para um hospital em Munique.

Os membros da banda, dançarinos, Slash e tripulantes todos chocados e surpreendidos com o que tinham testemunhado, encerramos o show com orações em nossos corações. De volta ao hotel ... Eu comecei a fazer os telefonemas para saber como ele estava. Eu tenho os relatórios que nada estava quebrado, mas ele estava machucado. Tinha sido um milagre. No dia seguinte, estávamos a sair para Paris para uma sessão de fotos. Esta tinha sido adiada

Ele estava melhor. Eu lhe perguntei ... por que você continuou? Eu não posso acreditar que você fosse capaz de fazer isso. "Você sabe Turkle, a única coisa que eu ouvi na minha cabeça, era a voz do meu pai dizendo para mim, Michael, não decepcionar o público!"
(por Karen Faye, maquiadora e amiga de Michael Jackson)

'Michael Jackson escapou por milagre de lesões graves depois de um estágio próximo ele estava de pé sobre caiu na frente de 60.000 pessoas. Jackson estava se apresentando em uma ponte que subiu 60 metros durante o show. Era suposto trazê-lo suavemente de volta ao palco depois de uma grande exibição de fogos de artifício no Estádio Olímpico de Munique. Mas as coisas deram muito errado. Primeiro, ele foi atingido por um fogo de artifício caprichoso. E então a ponte precipitou-se, jogando Jackson, 40, no fosso da orquestra.

O cantor foi seriamente ferido e suas pernas foram afetadas no acidente. Organizador de concertos, o britânico Patrick Rikki, disse:..... "Nós pensamos que um cabo deve ter agarrado ou algo assim. Foi realmente assustador, pessoas na platéia estavam gritando e chorando, homens estavam correndo por toda parte deve ter sido aterrorizante para Michael, mas ele estava de volta ao palco.

Cambaleou de um lado onde eu estava e caiu sobre uma cadeira. Eu podia ver que ele estava com muita dor e sangramento na parte de trás da cabeça. Patrick disse que era óbvio a estrela estava muito desorientado. 
Ele disse: "Ele voltou para a música Earth Song, mas simplesmente não conseguia segurá-lo junto e teve que deixar a meio." Jackson entrou em colapso após o show e foi levado ao hospital.

Patrick disse: "Por um tempo, ele parecia não saber onde estava, sua equipe não querias que ele continuasse, mas ele insistiu que era muito bravo..." Milhões de pessoas assistindo ao espetacular de oito horas ao vivo pela televisão viu Jackson esfregando o braço depois do acidente. Uma testemunha disse: "Porque Michael voltou ao palco, eu não acho que muitas pessoas perceberam que havia algo errado."

Mas o cantor foi conduzido com uma escolta policial no hospital Rechts der Isar, onde os jogadores lesionados do Manchester United, foram tomados após o desastre aéreo de Munique. Ele foi tratado de ferimentos e queimaduras leves e liberado após algumas horas.

Uma fonte da clínica disse: 'Ele estava em muita dor. Era visível que caiu de forma muito pesada.' Jackson levou 30 mega estrelas para Munique, incluindo Status Quo, Boyzone e Luther Vandross, que levantou 1 milhão de libras para instituições de caridade para crianças.'

Por Jackson Hurt em Stunt Bridge; Dazed and Confused (junho Daily Record 29, 1999)

Fonte: http://www.mjfriendship.de