O lançamento do livro ''Man in the Music''


Em setembro de 2011, Joe Vogel lançará seu novo livro, Man in The Music: The Creative Life and Work of Michael Jackson. Joe pesquisou cuidadosamente a arte de Michael por mais de cinco anos, falando com muitas pessoas que conheceram e trabalharam com Michael durante sua vida. Ele falou no Huffington Post:

Lauren: Quando você se tornou interessado na música de Michael?

Joe: Eu descobri Michael Jackson quando eu tinha uns 7-8 anos de idade. Eu usava o meu VHS de A Lenda Continua; eu o assisti muitas vezes. A primeira vez que vi a apresentação da Motown 25, eu fiquei completamente chocado. Ele teve um enorme impacto em mim. Meu interesse musical evoluiu em todas as direções, desde então; Michael foi o único artista que ficou preso desde a infância, assim, eu pude continuar a apreciar o seu trabalho em novos níveis.

Lauren: O que o levou a assumir os desafios de escrever este livro e investir cinco anos para pesquisá-lo?

Joe: Bem, para ser honesto, eu não tinha idéia do alcance do que eu estava fazendo quando eu comecei. Comecei no meio do seu julgamento porque eu estava frustrado com o grau em que as pessoas tinham se esquecido - ou simplesmente nunca compreendido - seu gênio artístico. O plano era apenas para fornecer interpretações de suas canções, e evoluiu a partir daí.

Lauren: Quando você conversou com pessoas que conheceram ou trabalharam com Michael, você achou experiências e impressões comuns que tiveram sobre ele?

Joe: As pessoas adoravam trabalhar com Michael; elas amavam a sua paixão e alegria, o seu desejo de inovar e só criar um grande trabalho. Começando por volta da época do álbum Bad, seus colaboradores podiam sentir uma nova confiança e autonomia na realização de sua visão criativa.

Lauren: Você tem uma faixa favorita particular, e por quê?

Joe: Cresci com músicas como Billie Jean e Man in the Mirror. Agora, eu tendo a gostar mais de suas faixas obscuras. Meu álbum favorito no momento é HIStory. Eu acho que é uma obra-prima e vai ser reconhecido como tal.

Lauren: Na história da música moderna, onde você colocaria Michael em importância e influência cultural?

Joe: Culturalmente, acho que Michael se classifica ao lado dos Beatles. Eu acredito que ele está à frente de Elvis. Michael e os Beatles não eram apenas enormes em suas respectivas eras, mas a música deles tem o tipo de profundidade e diversidade necessárias para inspirar geração após geração.

Lauren: Quanto do homem você encontra na música? Suas impressões e crenças em quem ele era mudaram de alguma forma?

Joe: Michael acreditava que a melhor maneira das pessoas entendê-lo era através da sua arte. Descobri que era o caso. Tudo de essencial aparece no trabalho dele.

Lauren: Houve alguma coisa que você aprendeu ao fazer sua pesquisa, que o surpreendeu? Como isso afetou você?
Joe Vogel
Joe: Houve muitas surpresas. O que acontece é quando você realmente se concentra em uma canção e um álbum individuais, camada após camada após camada, se revelam. Eu poderia ter escrito livros inteiros de cada álbum.

Lauren: Eu fui informada que você leciona na Universidade de Rochester. Como seus alunos reagem aos seus introspecções em faixas como Man in the Mirror e Black or White? Você encontra grande interesse e resposta deles a alguma versão específica ou curta-metragem?

Joe: Meus alunos têm realmente apreciado aprender sobre Michael. Tantas questões importantes e idéias saem do seu trabalho. Costumamos comparar Black or White com Blake’s, Songs of Innocence and Experience. Eu acho que muito do trabalho de MJ pode ser interpretado proveitosamente através daquelas lentes onde há tensão/interação constantes entre essas situações contrárias.

Lauren: Você já teve alguma resistência do seu corpo docente, os alunos ou os pais de seus alunos, para o que você ensina sobre Michael e sua música?

Joe: Nem um pouco.

Lauren: O que você sente é a importância de continuar o legado de Michael? O que você vê como as coisas primárias que pessoas comuns podem aprender, e tirar do conjunto de trabalho dele?

Joe: A minha resposta mais completa para essa pergunta está no meu livro, mas em suma, creio que o trabalho de Michael é sobre libertação. Ele se recusava a aceitar o mundo como ele é; ele queria que fosse mais consciente, em sintonia, conectado, justo, amoroso, criativo e livre.

Lauren: Como a sua longa pesquisa afetou você pessoalmente?

Joe: Eu sou inspirado por grandes artistas e pela grande arte, então, explorar um dos grandes artistas do nosso tempo nessa profundidade teve um impacto muito grande em mim. Levou muito tempo e sacrifício, mas eu me sinto afortunado por ter feito isso. Foi muito gratificante.

Lauren: Você está ciente da fome que os fãs têm do positivo, estudos aprofundados sobre Michael, e seu trabalho e contribuições?

Joe: Claro que sim! Os fãs de Michael são frequentemente descritos como irracionais e loucos. E embora certamente haja alguma razão ao estereótipo, a grande maioria com a qual eu tenho entrado em contato são sérios, inteligentes e ansiosos para irem além da paixão da celebridade para a arte e o ser humano.

Lauren: Quais são os seus pensamentos sobre Michael como um ativista social?

Joe: Bem, ele obviamente fez bastante e de maneiras variadas. Por todo o seu suposto narcisismo, eu não posso pensar sobre outra estrela pop que mais consistentemente olhou para o exterior e realmente tentou mudar o mundo. Alguém do mundo do entretenimento que foi um feroz crítico da mídia; um forte defensor de crianças. Earth Song, na minha opinião, é o hino mais significativo da nossa época. Pense em quão visionária e poderosa aquela música foi (e continua a ser).

Lauren: Você tem se deparado com respostas negativas aos seus esforços ou você está encontrando mentes abertas e interesse em seu trabalho?

Joe: Há sempre negatividade, eu simplesmente tenho sido surpreendido pela forma como a reação tem sido positiva.

Lauren: Como você compara Michael com versões anteriores do MJ? Você acha que os seus colaboradores e amigos acertaram?

Joe: Álbuns póstumos nunca se compararão aos álbuns que MJ concluiu, enquanto vivo. Eu pessoalmente gostaria de ver toda a sua obra inacabada lançada exatamente como ele as deixou, então, eu não me importo com o que acontece a partir daí, em termos de novos mixes, remixes, etc.. Eu gosto de ouvir diferentes tomadas. Transparência é a chave, especialmente quando se lida com alguém da importância histórica de Michael.

Lauren: Você tem uma opinião sobre porquê a mídia tem concentrado os seus esforços para informar sobre todos os aspectos negativos percebidos da vida de Michael, ignorando suas realizações artísticas e os seus esforços humanitários?

Joe: Eu falo muito sobre isso no livro. As razões são complexas, mas essencialmente, Michael era tão diferente e único, tanto como artista quanto como pessoa, que muitas pessoas não puderam envolver suas mentes em torno dele. Ele não se encaixava nos moldes que nós gostamos que as pessoas se encaixem. Então, ao invés disso, eles reduziram-no, caricaturaram-no, exploraram-no, e negaram-lhe a sua complexidade, profundidade, humanidade e arte.

Lauren: Quando você fala sobre como as pessoas e a mídia não entenderam Michael, e como ele foi tão injustiçado e marginalizado, qual é a sua opinião sobre a forma como a questão do racismo pode ter sido um fator?

Joe: Eu acho que houve, certamente, cepas de racismo. Mesmo ele tendo rompido barreiras na MTV e no rádio, ainda havia um duplo padrão em termos de como os críticos de música predominantemente branca avaliaram ele e a sua obra. Ele era, muitas veze,s visto como um artista "comercial" em vez de um artista, que é um estereótipo com uma longa história racial. Mesmo com a percepção de que ele era um cantor, mas não um compositor. Mesmo com dance music / R&B versus rock.

A suposição de alguns críticos é que os artistas negros não são tão criativos. Algumas pessoas, incluindo executivos, também foram ameaçados pelo seu enorme sucesso e poder, principalmente após a sua aquisição do catálogo dos Beatles /ATV. Claro, é mais complicado do que apenas raça, mas não há dúvida para mim que a raça desempenhou seu papel.

Lauren: O que você acha sobre os fãs que se reúnem desde que Michael morreu, e seus esforços para restabelecer o seu caráter e nome, e que estão trabalhando duro para continuar todos os aspectos do seu legado?

Joe: Michael tem uma base de fãs muito impressionante e eficaz, quando eles colocam suas mentes em algo. Para aqueles que pensam em Michael como uma mera celebridade ou estrela pop, fala-se muito que seus fãs continuam a lutar por todas as causas que eram importantes para ele, da justiça social à paz, à imparcialidade da mídia, às questões ambientais, aos direitos das crianças.

Lauren: E, finalmente, o que você espera que seus leitores aprendam e apreciem sobre Michael e seu conjunto de trabalho, revelado através do seu livro?

Joe: Eu quero que Michael seja reconhecido por aquilo que foi e é: um dos artistas mais importantes do século passado. Esperemos que o livro dê às pessoas uma janela em profundidade do porquê.

Lauren: Joe, você pode nos contar sobre sua experiência e como você se tornou um escritor?

Joe: Eu sempre escrevi. Na verdade, para descobrir e conseguir publicar levou algum tempo - eu tive o meu primeiro livro publicado em 2006 (ironicamente, primeiro eu apresentei uma versão prévia do meu livro do MJ deste ano, mas ninguém quis publicá-lo).

Lauren: Eu sei que você publicou dois livros antes de Man in The Music. Você pode nos contar um pouco sobre eles?

Joe: O primeiro, Free Speech 101, narra o incêndio que eclodiu quando eu convidei o cineasta Michael Moore para falar em uma universidade muito conservadora. É uma exploração dos medos das pessoas, a polarização, a intolerância, censura, etc. Eu tinha 23 anos na época, e recebi todos os tipos de ataques, subornos, ameaças de morte, etc., simplesmente por convidar alguém para falar com visões diferentes. O segundo livro, The Obama Movement, é uma coleção de ensaios sobre o movimento jovem de Barack Obama inspirado na sua campanha para presidente.

Fonte: mjtpmagazine.presspublisher.us