Depoimento de Todd Gray (04)


Entrevista com Todd Gray, fotógrafo de Michael Jackson por cerca de 10 anos

BMIA.com: Mais de duas décadas se passaram desde que você era um fotógrafo pessoal de Michael Jackson. Alguma vez você pensou em liberar esta coleção de 100 imagens antes de sua morte?

Todd Gray: Eu comecei a trabalhar neste livro, em maio de 2008, bem antes do anúncio dos seus concertos em 02, em Londres. Eu senti que era a hora certa. Esta foi a minha terceira tentativa de publicar um livro de fotografias de Michael. Em 1985 e 1993, organizei uma proposta e fez um par de propostas às editoras, mas a resposta foi mínima.

BMIA.com: Considerando a sua conexão pessoal com o ícone, era uma experiência emocional para colocar o livro em conjunto?

Todd Gray: Eu não tenho uma conexão pessoal com um ícone, eu tinha um relacionamento com um ser humano muito talentoso, um amigo, um indivíduo. A emoção que senti depois de ouvir de seu falecimento foi posta em foco, em cada conversa repetida ou experiência que compartilhamos juntos, há 25 anos atrás.

As fotografias nas quais eu estava trabalhando com as cenas feitas em minha memória mais vívida, ampliando as minhas emoções. Às vezes, eu perco tempo olhando para algumas das fotos, perdido nas minhas lembranças do passado.

BMIA.com: Por favor, partilhe um detalhe íntimo ou um fato sobre Michael Jackson, que só pode ser realizado através da observação e da lente de uma câmera.

Todd Gray: Michael era extremamente tímido e auto-consciente na frente da câmera. Demorou cerca de dois anos trabalhando com ele, conectando e estabelecendo um relacionamento. Uma vez que isso aconteceu, eu percebi como ele ficava relaxado em frente da câmera, ele não sentia a necessidade de pose, se sentiu relaxado o suficiente para ser ele mesmo, sabendo que eu tinha a habilidade de criar uma fotografia atraente dele. Ele confiava em mim o suficiente para ser ele mesmo.

BMIA.com: Entre os anos de 1974 a 1983, na sua opinião, qual o momento mais feliz na vida de Michael Jackson?

Todd Gray: Michael era mais feliz no palco, se apresentando na frente de uma platéia. Em 1983, quando ele comprou a casa de Encino, atuou em Thriller - ai ele começou a decolar... ele estava tão feliz. Era contagiante.

Fonte:http://mjmoonwalker.ativoforum.com