Depoimento de Kevin Mazur


O fotógrafo de rock Kevin Mazur esteve nos ensaios da turnê This is It, de Michael Jackson. Mazur também foi o primeiro fotógrafo a tirar fotos de Jackson durante a turnê Victory, em 1984, e acompanhou o Rei ao longo dos anos.

Dividindo suas lembranças sobre os ensaios, ele diz que o cantor circulava no palco com seu terno cinza escuro, usando um boné, gritando: "Vamos lá - vamos fazer isso acontecer!". Então realizou um de seus giros de dança, antes de proclamar: "Isto é onde eu pertenço." Virando-se para seu amigo, ele sorriu: "Você pode sentir isso, Kevin? Por que oh por que eu o deixei por tanto tempo?"

Depois de uma interpretação de Smooth Criminal, Michael admitiu: "Estou tão animado. Precisamos trabalhar um pouco mais em algumas músicas, mas estamos quase lá. A única coisa que falta são os meus fãs, minha gente, minha família - e eles virão. Eu sei que eles virão. Estou tão feliz com a forma como as coisas estão indo. Você pode sentir isso! Você pode sentir isso!"

Naquela noite, ele cantou 12 músicas, só parando brevemente para limpar seu rosto com uma toalha branca estrategicamente colocada ao lado do palco. Em um ponto, Jacko soprou um beijo para o auditório, anunciando: "Esta sou eu. O meu verdadeiro eu. Eu me sinto tão vivo. Eu me sinto como se eu quisesse estar no palco para sempre."

¨Entre as músicas, ele deu uma gargalhada e brincou ao redor com seus dançarinos e o diretor. Eu nunca o vi tão feliz. Mas havia um profissionalismo muito bom nele. Ele estava lá para fazer um trabalho e ele fez isso bem. Foi incrível."

Kevin também recorda de um medley do Jackson Five, Black or White e Thriller. Depois que ele terminou, Michael voltou-se para a lista de músicas, e começou a revisar as que ele sentiu necessidade de melhorar.

"Michael e Kenny Ortega (diretor) estavam falando sobre Smooth Criminal e Michael amava toda a fumaça que acompanhou a música. Eles estavam falando sobre o uso de uma plataforma elevatória para pegar um membro da platéia da multidão. Foi algo realmente especial."

Kevin conta sobre o seu prazer de cantar Thriller depois de todos estes anos:

¨Avançando através de uma névoa de fumaça, Michael calmamente estalou os dedos e interpretou a música como se tivesse acabado de gravar ontem. Você podia ver no rosto de Michael o quanto essa música, em especial, animava ele. Foi uma alegria de se ver. Ele estava feliz, rindo e se divertindo com os dançarinos. Ele parecia o mesmo velho Michael para mim -. O que eu tenho conhecido ao longo dos anos.¨

O amigo se recusa a acreditar que Jackson estava em um estado mental frágil ou confuso por causa de medicamentos: "Ele estava totalmente lá - 100%.¨

Ele ainda afirma que o sentimento predominante dos ensaios que ele sentiu em Michael foi o dever para com seus fãs: "Ele era um perfeccionista. Ele tinha aquela centelha dentro ele - o desejo de criar algo especial e dar às pessoas o melhor que podia.

... o fotógrafo contou um pouco mais à BBC News:

BBC: Como foi a parte do ensaio que você viu?

Mazur: Fiquei lá por um par de dias. Eu estava lá no primeiro dia, quando construíram o palco, e eu tirei fotos dos dançarinos e dos backing vocals para o livro da tour. Então, no dia seguinte eu estava tirando fotos casuais da banda e dos dançarinos ensaiando quando Michael chegou.

Ele era como um pai, cheio de expectativas, à espera do que ele levaria para o palco, ele estava tão animado.
 Era como se o fotografasse pela primeira vez, quando ele fez o moonwalk.

Kevin Mazur
BBC: As pessoas estavam dizendo que ele não estava pronto, e os primeiros shows sairiam atrasados, por causa de sua saúde. O senhor vê evidência de quê?

Mazur: Uma foto conta uma história. Michael estava em boa forma física e em sua performance da mesma forma que eu o fotografei através dos anos.Você pode olhar para as fotos. Eu o documentei, eu estava lá.


BBC: Então, como você se sentiu quando, quatro dias mais tarde, lhe foi dito que ele tinha morrido?

Mazur: Fiquei tão chocado, porque eu o vi na noite de terça-feira, ele estava cheio de energia e cheio de vida. Eu não podia esperar para ver esse show na arena O2, com todos os fãs lá.

BBC: Como foi a parte da produção que você viu? Houve alguma grande surpresa?

Mazur: Havia ainda alguns elementos que tiveram que colocar em prática, mas eu os vi ensaiar cerca de uma dúzia de canções. E Michael nunca parou. Ele trabalhou até o fim. Ele fez 12 músicas e ele só parou algumas vezes para ajustar algumas coisas com a música e um pouco da coreografia.

Eles tinham uma tela que corria toda a extensão do palco principal, alcançando, talvez, cerca de 50 metros de altura. Suponho ter ouvido que eles estavam fazendo algumas coisas em 3D. Tenho fotografado shows há 25 anos e eu nunca tinha visto nada parecido antes. Eu estava muito curioso para ver como tudo funcionaria em conjunto.

BBC: Então você poderia dizer que o concerto estava na fase final de preparação - com todas as músicas individuais reunidas em um show coerente?

Mazur: Sim, bem ... tudo estava muito bem encenado e construído. Havia certas coisas que eles ainda estavam esperando para entrar - eles tinham lustres aguardando para serem colocdos no set. Mas na parte musical e na coreografia, eu consegui ver tudo. Mas eu não consegui ver as coisas como plataformas que se elevam e alguns outros elementos do show.

Quando Michael estava ensaiando, ele e Kenny Ortega [produtor e coreógrafo do show] saíram do palco e eles olhavam para uma porção de adereços que tinham sobre Thriller. Eles tinham um manipulador de marionetes, que usavam criaturas que iriam voar sobre o público. Parecia muito, muito legal. Seria um show como nenhum outro já visto.

BBC: A imagem que deu a volta ao mundo hoje é de Michael em um terno cinza, apontando para o centro do auditório. O que você lembra sobre a foto? (a foto que abre esta postagem)

Que poderia ter sido Black Or White - mas eu não me lembro. É tão difícil para mim acompanhar as músicas enquanto estou filmando, porque é como uma descarga de adrenalina para mim. Nesses momentos eu fico tão excitado, fazendo malabarismos com numerosas câmeras. Mas uma coisa eu sei, foi mágico.

Fontes:
mirror.co.uk
news.bbc.co.uk