Michael Jackson respondeu aos fãs em 2001 (02)


Parte 2 de 3 - Em 26 de outubro de 2001, Michael Jackson participou de um bate-papo pelo telefone, respondendo às perguntas online dos fãs, feitas através do moderador Anthony DeCurtis.

Anthony: Nós temos uma outra pergunta, do Canadá. Tony, que tem 17 anos, escreve e pergunta: 'Quanto tempo você leva para produzir uma música, desde a concepção inicial até a gravação final?'

Michael: Bem ...

Anthony: [risos] Eu acho que provavelmente varia ...

Michael: Sim, isso varia. E para mim é muito diferente da maioria dos outros artistas, porque eu vou fazer várias canções, podem ser 5, 6, 7 ou 8 ou 10 delas, vou jogar tudo fora e começar de novo. Portanto, essa é uma questão difícil de responder.

Anthony: Eu quero saber se ...existe uma música específica no álbum - digamos, Invincible - você se lembra de ter a primeira inspiração para essa canção e então, talvez, o dia em que você disse finalmente, 'É isso. Está exatamente do jeito que eu quero isso'?

Michael: Em Invincible?

Anthony: Humhum.

Michael: Sim. Sim. Lembro-me dos caras voltando e de criá-la mais inovadora ... Porque nós não vamos.. isso é trabalho nosso, um monte de sons do álbum não são sons de teclados, que são praticamente programados pelas máquinas.

Nós trabalhamos e criamos o nosso próprio som. Vamos acertar as coisas, vamos bater nos objetos, por isso ninguém pode repetir o que fazemos. Nós as fazemos com nossas próprias mãos, descobrimos coisas e criamos coisas. E isso é a coisa mais importante, para ser um pioneiro. Para ser um inovador.

Anthony: Com certeza. Agora temos Vernay, que escreve para nós de Newark, Delaware, E.U.A. e ele diz: 'Eu estou tão contente com o novo álbum, mas fiquei particularmente tocado por Speechless. Qual foi sua inspiração para esta canção?'

MichaelSpeechless foi inspirado a mim por... eu passo muito tempo nos bosques. Eu gosto de ir aos bosques e eu gosto de subir em árvores. A coisa que eu mais gosto de fazer é subir em árvores, percorrer todo o caminho até o topo de uma árvore e olhar para baixo nos galhos. Sempre que eu faço isso, fico inspirado para a música.

Lá estavam estes meus dois doces filhinhos, uma menina e um menino, e eles são tão inocentes, eles são a forma por excelência da inocência, e simplesmente estar na sua presença me fez sentir completamente sem palavras, porque eu senti que estava olhando para a Face de Deus, cada vez que olhava para eles. Eles me inspiraram a escrever Speechless.

Anthony: Bem, essa resposta pode realmente tocar na questão seguinte que nós temos, em que se pergunta: 'Onde você busca inspiração quando você escreve as suas canções? A inspiração vem de uma variedade de lugares diferentes?'

Michael: Bem, as melhores músicas que são escritas, escrevem-se sozinhas. Você não pode chamar por elas, elas apenas caem em seu colo. Depois, há aquelas canções que, você sabe, você vai tipo... colocá-las na incubadora [chocá-las]. Você planta a semente, deixa que o subconsciente siga seu curso, e após um tempo de espera, algo vem, o resto é o tempo que faz.

Eu não acredito no conceito de bloqueio do escritor - que é uma palavra ruim. Você o cria quando você diz isso. Não existe tal coisa. Como qualquer pintor ou escultor, eles pintam... eles fazem o seu melhor trabalho quando estão nos seus 60 ou 70 anos. Fred Astaire fez sua melhor dança quando ele estava na casa dos 70 anos. Ângelo [Michelangelo] esculpiu até tarde, em seus 60 ou 70 anos, fazendo um engenhoso e brilhante trabalho.

Mas no mundo da música, alguns desses grandes artistas se diminuíram porque eles abusaram de si mesmos quando eram jovens, com todas essas coisas malucas como bebidas e comprimidos e coisas - apenas não é legal - só não é uma coisa boa. Eu odeio dizer algo que possa machucar alguém, mas devemos cuidar de nosso corpo um pouco mais.

Anthony: Não, eu acho que muitas pessoas já perceberam que eles prejudicaram a si mesmos. Você sabe, muitas pessoas têm falado sobre isso nos últimos anos.

Michael: Sim.

Anthony: Temos uma questão de Allen aqui, que pergunta se você pensa que você e Rodney Jerkins criaram um novo som para 2001.

Michael: Para a música 2000 Watts?

Anthony: Ele diz: 'Você sente que você e Rodney Jerkins (o produtor) criaram um novo som para 2001?'

Michael: 2001?

Anthony: Sim

Michael: Oh. Hum, esta seria uma boa ideia, sim.

Anthony: Como foi trabalhar com ele? Como vocês se encontraram e, você sabe, como foi a colaboração dele?

Michael: Ele era um cara que rodou Hollywood e a indústria da música dizendo a todos que seu sonho era trabalhar comigo. Em seguida, na casa de Carol Bayer Sager, que é este grande compositor que ganhou vários prêmios da Academia por suas composições, ele me disse: 'Há um cara com quem eu costumava trabalhar. O nome dele é Rodney Jerkins, ele está me implorando, me pedindo para encontrá-lo. Eu quero dizer, por que você não pega o telefone e diz um 'oi' para ele?'

E ele veio naquele dia e disse: 'Por favor, meu sonho é trabalhar com você. Você me dá duas semanas e eu verei o que eu posso apresentar.' E acabamos trabalhando juntos.

Anthony: E quais foram suas impressões sobre ele, apenas como alguém ... o que ele trouxe, o que você sentiu que foi sua contribuição?

Michael: A contribuição dele foi que ele ama criar da mesma forma que eu gosto de criar. Mas eu instiguei Rodney. E instiguei e instiguei e instiguei e instiguei ele para criar ... para inovar mais. Para explorar mais novos caminhos. Ele é um verdadeiro músico. Ele é um músico de verdade e ele é muito dedicado e verdadeiramente leal. Ele tem perseverança. Eu não acho que eu vi uma perseverança como a dele em mais ninguém. Porque você pode instigá-lo e instigá-lo e ele não ficar com raiva. Sim, eu acho que ele é um grande cara, ele realmente é.

Anthony: É um grande elogio.

Michael: E Teddy Riley é simplesmente incrível. Ele é inovador também. Eu amo trabalhar com ele.

Anthony: E você já tinha trabalhado com ele no passado, é claro.

Michael: Sim, ele é um dos meus favoritos ...como um ser humano, ele é uma das minhas pessoas favoritas no mundo. Ele é simplesmente um cara realmente amável, um cara doce. Você sabe. Rodney é muito engraçado. Você ri todos os dias quando você está com ele. Ele transforma a sua música no estúdio e ele começa a dançar em volta da sala. Ele é divertido.

Anthony: Nós gostaríamos de lembrar a todos, você está no getMusic. ]Estamos aqui conversando com Michael Jackson, cujo novo álbum, Invincible, será lançado em 30 de Outubro. Você pode conferi-lo em Michaeljackson.com.

Agora nós temos uma pergunta de ItsJackson, cujo nome real é Rachel, de Connecticut, e lhe pergunta: 'Você criou novos passos de dança enquanto estava fazendo o seu álbum?'

Michael: Pela primeira vez, ao trabalhar em um álbum, eu dei uma parada na dança. Porque eu estava tão absorvido e tão encantado com o que eu estava fazendo, eu fiz algo que era muito incomum. Mas uma vez que a música começou a tocar, é claro, eu comecei a dançar. Mas, isso está começando agora a criar-se e, com a música tocando, eu estou criando algumas coisas novas.

Mas isso virá no futuro, com os novos curtas-metragens. Eles estarão vendo ... eles estarão vendo todos os tipos de coisas inovadoras e movimentos que nunca foram vistos antes. Nós iremos a lugares onde nunca fomos antes na dança. Porque todas as coisas do hip-hop que estão surgindo agora estão começando a parecer com aeróbica, isso está ficando meio chato.

Anthony: [risos] Nós temos uma pergunta de Simon, isso certamente já foi mencionado, todas as pessoas que quiseram trabalhar com você. Ele pergunta, 'Michael, com quem você amaria fazer um dueto,no passado ou presente?'

Michael: Ah, se é no passado, seria alguém como... eu diria Sarah Vaughan ou Nat King Cole. Atualmente, penso eu, Whitney Houston é brilhante e Barbra Streisand tem uma bela voz. Você sabe, esse tipo de artista, eles são simplesmente maravilhosos.

Anthony: Qual é a sua impressão sobre alguns dos artistas que entraram em cena nos últimos anos, pessoas como Britney Spears e Christina Aguilera? Jovens estrelas pop que são, obviamente, extremamente populares. Você sabe, obviamente, Britney participou no seu show no Garden - qual foi o seu sentimento sobre ela?

Michael: Eu acho que eles são uma nova geração que está surgindo. Eles estão fazendo um trabalho muito bom. E o que me impressionou mais sobre cada um desses artistas, como Spears e Christina, é que eles são tão determinados. Eu já ouvi sobre a forma como eles trabalham. Eles trabalham em um passo de dança por meses, e, ah .. para fazer corretamente, você sabe.

Eles são tão determinados... E eu já conhecia ...eu encontrei Britney algumas vezes e ela foi muito doce e humilde. Ela veio aos meus aposentos. Nós conversamos tranquilamente por duas horas, e ela estava só, como uma boneca Barbie. Ela foi muito doce, foi muito gentil.

Anthony: Eu imagino que alguém como você seria um tipo de recurso interessante e importante para ela, você sabe. Como alguém que era uma estrela quando era tão jovem, e depois, quando ... eu não acho que as pessoas necessariamente compreendam que espécie de estranha realidade é isso, dentro de todos os elogios e da fama e da emoção, ser uma criança e ter toda a atenção que incidiu sobre você deve ser algo assustador também. Você achou seu próprio jeito em sua experiência?

Michael: Sim, porque onde quer que eu vá, eu me disfarço... mas agora não posso, com o que está acontecendo no mundo, nesta condição, não usar um disfarce. E, as pessoas simplesmente vão ... eles realmente enlouquecem. Eles ficam muito felizes de ver você. Eles se sentem como se eles conhecessem você.

Você tem que responder-lhes de volta, como se você os conhecesse também. Eles sentem que conhecem você pessoalmente. Minhas fotos estão na suas paredes, a minha música está tocando em sua casa, de maneira que eles vão agarrá-lo e abraçá-lo e tocá-lo e eles ... Então, eu costumo responder de volta com abraços e amores e beijos.

Porque eu amo... eu amo... eu amo de verdade meus fãs. Verdadeiramente, verdadeiramente, de coração. Essa é a verdade real. Eu amo eles. E os que são, ah.... como quando vamos a um determinado país e eles estão lá fora, e eles estão dormindo na rua e eu jogo para eles travesseiros, capa e tudo.

E eu tenho meus seguranças que vão comprar pizza para todos eles poderem comer, e conseguir velas, nós realmente tomamos conta deles. Eles são muito, muito, muito gentis e me dão muito apoio.

Anthony: Sam, que tem 20 anos e é do Texas, aqui no E.U.A, pergunta: 'Será que você lançar Butterflies como um single? Esta é uma de suas melhores canções.'

MichaelButterflies está sendo lançado como single neste momento. Já é um single. Diga-lhe que eu agradeço muito.

Anthony: Ótimo. Que outros planos você tem, quando você ... como alguém que tem sido um tipo inovador em termos de fazer curtas-metragens para acompanhar suas canções, você vai conceituar tudo o que vem pela frente ou você decide, em um passo-a-passo, por etapas. 'Isto vai ser o próximo single e eu quero fazer um tipo de afirmação visual para acompanhá-lo'... Como é que tudo acontece?

Michael: Tudo bem, o curta-metragem em si?

Anthony: Isso.

Michael: Bem, eu deixo a bela canção falar comigo e eu fico em uma sala muito bonita e eu começo a fazer anotações... Eu vou falar com um escritor - como Stephen King -  e nós escrevemos Ghosts, o
curta-metragem de Ghosts, e nós simplesmente, ao telefone, começamos a escrevê-lo e o deixamos criar a si mesmo e ir para onde ele quis ir.

Mas nós tentamos fazer coisas que são muito incomuns. E não é uma coisa fácil de fazer, porque você tem um tempo para isso com a música, e você não pode gastar muito tempo, e os efeitos especiais podem demorar cinco meses, às vezes, para executar. Então, é simplesmente.. um tipo de coisa que é meio difícil e que a gravadora está dizendo: 'Vamos, vamos, vamos! Temos que seguir, temos que seguir.' Então, eu compreendo. Dessa maneira, tentamos fazer o melhor que pudermos na quantidade de tempo que podemos ter para executá-lo.

Anthony: Nós temos uma pergunta agora. Helen da Escócia, diz: 'Se você pudesse apresentar apenas uma de suas músicas para o resto de sua vida, qual seria e porquê?'

Michael: Oh, provavelmente seria... e se eu pudesse escolher mais de uma, até duas ou três?

Anthony: Sim, eu penso que nós podemos ir tão longe.

MichaelHeal The World, Speechless, hum, e essa é uma tarefa difícil... eu acho... You Are My Life.

Anthony: Então, você foi para aquelas que são as maiores declarações, de certa forma, me parece.

Michael: Sim, porque o ponto é que elas são muito melódicas e têm uma mensagem muito importante, que é um gênero imortal, podem dizer respeito a qualquer tempo e espaço.

Anthony: Uma das coisas que, realmente, eu queria te perguntar é: Nós tivemos estes horríveis ataques terroristas aqui em Nova Iorque e em Washington, DC. Qual é o papel que você sente que os artistas podem desempenhar na sequência de algo parecido? Você fez os shows beneficentes em Washington. Está lá... na música.. artistas podem fazer algo para ajudar as pessoas a passar por aquilo que, para muitos de nós, foi um momento muito difícil?

Michael: Sim, você dá de si mesmo. Você dá de seu talento, de sua capacidade... o talento que lhe foi dado pelos Céus. É por isso que estamos aqui, para trazer uma sensação de escapismo, em tempos difíceis. E, se você é um pintor, você pinta, se você é um escultor, você esculpe, se você é um escritor, você escreve, se você é um compositor, você dá a música, se você é um dançarino, você dá a dança.

Você dá às pessoas um pouco de amor e alguma... alguma felicidade e algum escapismo, para mostrar que você se importa verdadeiramente, de coração, e está lá para eles. Não simplesmente à distância, mas mostrando que realmente se importa. Cobrir milhas de comprimento e estar lá para eles. E é isso que eu fiz, e muitos outros que se importaram e ajudaram. E é uma coisa importante.

Anthony: Temos agora uma pergunta de Chili Boy: 'Eu sempre quis saber como é que você chega a um passo de dança, e quanto tempo leva para você criar a coreografia para uma música?'

Michael: Eu praticamente apenas entro em uma sala e eu começo a dançar, e eu ...ah, não crio a dança, a dança cria a si mesma, na verdade. Eu vou fazer alguma coisa e eu vou olhar para ela... Eu vou olhar para isso em uma fita e... 'uau!' eu não sabia que eu tinha feito isso. Ele saiu da bateria. Você se torna .... a dança é sobre interpretação.

Você se torna o acompanhamento da música. Então, você se torna o baixo de Billie Jean. Eu não poderia deixar de fazer o passo que eu estava fazendo quando começa a primeira canção, porque isto é o que ela me disse para fazer. Você sabe, se eu me virar, girar, parar, mover as pernas para o lado e em seguida, levantar a gola da minha camisa, isso é, para esse momento, um acompanhamento.

Anthony: Eu lembro de assistir esse momento na televisão e apenas pular para fora da minha cadeira. É tão extraordinário.

Michael: Muito obrigado.

Anthony: Isso foi realmente um dos grandes, grandes momentos.

Michael: É um movimento completamente espontâneo. Nada nessa dança, em Billie Jean, foi planejado, com exceção do Moonwalk. Todo o resto foi apenas improvisando, realmente.

Anthony: Temos uma questão de SJ Chams que pergunta: 'Você acha que vai fazer um outro dueto com Janet?'

Michael: Eu adoraria! Depende da música, do tempo. Quando ela está em um canto da Terra, eu estou em outro lugar. É muito raro que 'nossos navios deslizem durante a noite'. Portanto, não é fácil de fazer, porque nós dois estamos muito ocupados. Mas isso seria muito bom. Eu amo trabalhar com ela. Ela é realmente uma verdadeira profissional e uma maravilhosa irmã.

Anthony: Excelente. Ah, nós temos Sheik 33 que pergunta: 'Quem era seu ídolo quando você era criança?'

Michael: Eu sempre fui louco por .... quero dizer, eu poderia estar dormindo ... em Indiana, quando eu tinha uns 5 anos, eu poderia estar dormindo e ser tarde da noite, como 1h da manhã, algum show acontecendo, eu me lembro de ver minha mãe correr para o meu quarto: 'Acorda, acorda! James Brown está no ar! James Brown está no ar!' Ou: 'Sammy Davis Jr. está tocando!' ou 'Fred Astaire! Eles estão passando um bom filme de Fred Astaire!'... 'Gene Kelly está se apresentando agora!' E eu me sentava lá, com os meus olhos apenas... Eu ficava tomado de admiração, apenas assistindo. Assim, quando os vídeos saíram, eu tinha uma coleção. [risos]

Anthony: Sim, eu percebo que você tem uma extraordinária coleção de um gênero de filmes antigos de todos os artistas que você gosta e das performances musicais dos artistas que você admira. Fale sobre algumas delas, e algum material que você gostaria de assistir.

Michael: Bem, eu ..eu gosto de, antes de fazer qualquer coisa, pode ser qualquer situação, eu amo estudar toda a história antes que eu dê o primeiro passo para inovar. Então, ah, eu amo estudar os artistas do vaudeville [teatro de variedades] que vieram daquela época, apesar deles não terem TV, mas, eles transcenderam a televisão, mais tarde.

Eu amo pessoas como Jackie Gleason, Red Skelton, eu sou louco por Os Três Patetas, tudo de Walt Disney... E demasiado, como cantores, eu amo Anthony Newley, como eu disse, Jackie Wilson, James Brown. Então,.. eles são inacreditáveis! Quero dizer, quando James Brown era 'James Brown e os Famous Flames' - ele era tão incrível! Eu costumava vê-lo e chorar. Eu ficava chorando e olhando. Eu nunca vi uma pessoa fazer uma performance como aquela, nunca.

Anthony: Ele deve ter sido extraordinário para você, você era jovem e fazer aquelas gravações e começar a conhecer alguns dos seus ídolos, isso deve ter sido uma experiência tão poderosa.

Michael: Oh, isso foi ... ela realmente foi. E naquele momento eles me disseram que eles ... eles achavam que eu era incrível, e durante toda a minha vida eu pensei que eles eram os melhores. Isso foi o melhor ... quero dizer, foi o melhor elogio que eu poderia receber, e nenhum prêmio poderia ser dado a mim que pudesse superar isso.

Quando Fred Astaire e Gene Kelly, que eu conhecia muito bem, ou Frank Sinatra, me disseram que eu .. que eles pensavam que eu era extraordinário e que tinha uma maravilhosa carreira pela frente ... Embora eu fosse uma criança, eles me diziam isso. Porque eles eram meus vizinhos. Eles moravam perto de mim. E, ah, me senti muito honrado e feliz ao ouvir esse tipo de palavras vindas dessas Lendas.

VEJA A PARTE 01 
VEJA A PARTE 03
Os áudios da entrevista: