Michael fala sobre sua aparência


'Um dos efeitos colaterais do período Thriller foi me sentir cansado de estar constantemente aos olhos do público. Por isso, resolvi levar uma vida mais calma, mais privada. Eu ainda era muito tímido sobre a minha aparência.

Você deve se lembrar que eu tinha sido uma estrela infantil e quando você cresce, as pessoas te analisam, não querem que você mude, fique mais velho e o olham diferente. Quando me tornei conhecido, eu ainda tinha um rosto gordinho, como um bebê.

Essa aparência rechonchuda ficou comigo até alguns anos atrás, quando eu mudei minha dieta e parei de comer carne, frango, porco e peixe, bem como certos alimentos que engordam.

Eu só queria olhar melhor, viver melhor e ser saudável. Gradualmente, à medida que eu perdia peso, meu rosto assumiu sua forma atual e a imprensa começou a me acusar de alterar cirurgicamente a minha aparência, além do nariz que eu livremente admiti ter feito, como muitos artistas e estrelas de cinema.

Eles pegaram uma foto antiga da adolescência do ensino médio e a compararam a uma fotografia atual. Na foto antiga meu rosto estava arredondado, com o cabelo afro e a imagem estava mal iluminada. A nova imagem mostra um rosto muito mais velho, mais maduro.

Eu tenho um penteado diferente e um nariz diferente. Além disso, a iluminação do fotógrafo é excelente nas fotografias recentes. Não é realmente justo fazer tais comparações. Eles disseram que eu tinha feito cirurgia óssea em meu rosto.

Parece estranho para mim que as pessoas tirem essa conclusão e eu pensei que era muito injusto. Judy Garland e Jean Harlow e muitos outros tiveram seus narizes feitos. Meu problema é que como uma estrela-mirim, as pessoas se acostumaram a me olhar de uma maneira.

Eu gostaria de esclarecer as coisas, agora. Eu nunca tive meu rosto nem meus olhos alterados. Eu não tive meus lábios diminuídos, nem eu tinha feito peeling. Todas estas acusações são ridículas. Se fosse verdade, eu diria que sim, mas elas não são. Eu tive meu nariz alterado duas vezes e eu recentemente adicionei uma covinha no meu queixo, mas é isso. Eu não me importo com o que digam - esse é o meu rosto e eu sei.

Eu sou vegetariano e agora estou muito mais magro. Eu estive em uma dieta rigorosa por anos. Eu me sinto melhor do que antes, mais saudável e energético. Eu não entendo porque a imprensa é tão interessada em especular sobre a minha aparência de qualquer maneira. O que o meu rosto tem a ver com a minha música ou minha dança?

Noutro dia, um homem me perguntou se eu era feliz. E eu respondi: 'Eu não acho que eu seja totalmente feliz.' Eu sou uma das pessoas mais difíceis de se satisfazer, mas ao mesmo tempo, estou ciente de quanto eu tenho que ser grato e estou verdadeiramente grato por ter a minha saúde e o amor da minha família e amigos.'

Michael Jackson em seu livro Moonwalk.