Depoimento de Ray Newton


''Nós entramos na limusine e seguimos através do tráfego fortemente congestionado de Nova York. Perguntei a Michael se eu poderia procurar algo para ele: comida, bebida etc.

Ele poderia ter pedido qualquer coisa, mas não exigiu nada, nem sequer pediu um copo de água. Então, éramos somente nós dois na limusine. Foi uma das conversas mais fáceis e fluentes que eu já tive em toda minha vida.

É mais fácil dizer sobre o que nós não falamos. Nós não falamos sobre música, o negócio da música, seu álbum, política ou esportes, etc. Falamos sobre a vida e, especificamente, suas observações sobre vários aspectos da vida.

Algumas pessoas, incluindo o próprio Michael, o definem como tímido. Eu o chamaria de observador.

Quando você está observando e ouvindo as coisas, você não fala tanto - e as pessoas pensam que você é tímido - quando na verdade, você está observando, aprendendo e selecionando o momento ideal para falar.

Eu diria que Michael Jackson tinha uma curiosidade intelectual peculiar: ele era curioso sobre tudo.

Cerca de uma hora depois, nós pegamos o fotógrafo profissional que estava indo conosco para a rádio. O fotógrafo sentou-se  no banco da frente da limusine, disse 'Olá ' e então começou a montar sua câmera.

 Michael com o DJ Crocker Frankie na estação de rádio
Uma vez que a câmera estava montada, ele a direcionou para mim e para Michael, no banco de trás da limusine. Eu o orientei para não que não nos fotografasse, para que Michael pudesse relaxar. 

Seria legal ter uma foto daquele momento, mas eu pensei no bem-estar dele. Michael viu câmera e começou uma discussão sobre a profundidade de uma fotografia.

Eu participei da conversa por um minuto, depois ela ficou tão profunda que eu apenas me calei e foi quando o fotógrafo olhou para mim e eu olhei para ele como se disséssemos: ''Michael está fazendo um discurso sobre fotografia.''

Perguntei a Michael se ele era um fotógrafo e ele disse: "Não, eu só gosto de fotografia!"

Meu palpite é que onde quer que Michael estivesse em um determinado momento, ele era privado de fotografar a natureza e as coisas em sua casa, então não se pode saber o que ele sabia, só ouvindo dos fotógrafos. Mas algumas pessoas simplesmente conhecem as coisas, e é desse Michael que estamos falando: ele simplesmente sabia!

Assim, Michael continua engajado nessa conversa muito profunda com o fotógrafo, onde ele menciona algo que o fotógrafo disse que precisava olhar para mais longe.

Isso continuou por cerca de cinco minutos, e a única coisa que parou o assunto foi quando o fotógrafo disse algo que Michael não sabia, e Michael ficou em silêncio.

Alguns anos mais tarde, eu me deparo com Michael Jackson em Nova York, em um ambiente que não tinha nada a ver com o entretenimento da música. Fiquei surpreso porque ele não estava com nenhum segurança, sendo que há poucos anos atrás, havia acontecido Thriller, enquanto Bad tinha sido recém lançado.

Eu disse a Michael: "Eu não sei se você se lembra de mim, mas passamos o dia juntos em uma limusine quando Off The Wall saiu.''

Então, ele me dá uma olhada como se não conseguisse se lembrar direito. Eu olhei nos olhos dele, sorri e depois ri e lhe disse: 

"Com todas as pessoas que você teve que lidar em todo o mundo, especialmente desde o lançamento de Thriller, eu não me sentiria ofendido se você mal lembrar de mim.''

Ele sorriu e riu com uma expressão que dizia: 'Esse cara entende como é.'

Nós conversamos e ele me perguntou se eu ainda estava com a gravadora. Nós conversamos um pouco mais e, em seguida, ele apertou minha mão e se virou para ir embora. Ele deu um passo e como eu estava prestes a ir embora, ele se virou e disse: "Obrigado!" Então, Michael sorriu e saiu.

Nesta breve conversa naquele dia, percebi que Michael era o mesmo cara agradável e pé no chão de vários anos antes. Isso era muito surpreendente, considerando o sucesso e o impacto de Thriller em todo o mundo, com as meninas em constante frenesi.

O cara legal que disse "Obrigado!" para mim, quando ele não teria que dizer nada, e que eu só posso chamar de "o fenômeno conhecido como Michael Jackson" - esse é o Michael Jackson do qual eu sempre vou me lembrar.''

Ray Newton (da CBS Records e baterista no álbum Off the Wall)

Fonte: http://vater.com/vaternews