A premiação ''Bollywood Humanitarian Award'' em 1999


Em 01 de Maio de 1999, Michael Jackson foi agraciado com o Outstanding Humanitarian Award pela indústria cinematográfica indiana (Bollywood Award).

Esta é uma cerimônia anual de premiação de filmes que acontece em New York (E.U.A.) celebrando filmes e atores da indústria cinematográfica de Bollywood (em Mumbai, Índia).

Segue a transcrição da apresentação do prêmio:

Anfitrião: ''Agora, temos um prêmio que é certo para entrar para a história como aquele que está mais próximo de coração de cada ser humano, o Prêmio Humanitário. Um prêmio que simboliza a boa vontade, a benevolência e a paz. E para apresentar esta... não... antes disso, deixe-me primeiro mostrar algo sobre o que está em causa.''

(A seqüência de vídeo mostra a música de Michael Jackson, que também é mostrado sentado na plateia).

Anfitrião: ''Muito bem, Michael Jackson está presente... Senhoras e senhores, por favor recebam o Sr. Hinbuja.''

Sr. Hinduja: ''Existem dois tipos de pessoas, uma está no palco, um está por trás do palco, então eu, como empresário, estou por trás do palco.''

Anfitrião: ''E agora para o destinatário deste prestigioso prêmio, Senhoras e Senhores Deputados, provavelmente uma vez em cada milênio vem um artista que se eleva muito acima de qualquer outro artista na Terra e não ganha prêmios e elogios apenas, mas também os corações, mentes e almas.

Este milênio testemunha um fenômeno, um artista cujos fãs podem tê-lo encontrado em cada quilômetro quadrado desta terra, da Índia a Belgrado ou da Califórnia a Calcutá.

Sua música não só se torna popular e o deixa pedindo mais, mas também faz com que você saia do caminho para fazer algo especial pela humanidade, e é por isso que ele é o que ele é.

Senhoras e senhores, tenho a honra de dividir o palco com essa incrível história sobre criar suspense sobre um artista, por favor recebam o fenômeno Michael Jackson!''

Michael junto ao anfitrião
Michael: ''Muito obrigado. Muito obrigado por essa honra que vocês me concederam esta noite. Eu sempre acreditei que a verdadeira medida do sucesso da celebridade não era apenas sobre como ele se torna famoso, mas o que ele faz com a fama e a fortuna.

Especialmente na sociedade dos dias de hoje, com a tecnologia e os meios de comunicação avançados, a atenção e a fortuna colocadas sobre um indivíduo célebre são imensamente desproporcionais às suas realizações.

Hoje, uma pessoa pode literalmente se tornar uma celebridade durante a noite em todo o mundo, e este tipo de atenção pode ser difícil para um indivíduo lidar. Mas eu aprendi também que a fama também pode ser um enorme e eficaz meio para chamar a atenção e mobilizar recursos para uma causa nobre.



Durante o discurso


Tenho sido abençoado com tanto e tenho a oportunidade de fazer o que outros poucos podem. Mas eu acredito que é mais do que apenas uma oportunidade, mas um dever.

Sinto que colher e apreciar os frutos do meu talento somente para mim seria egoísta, irresponsável e injusto. Nestes dias de tanta abundância e avanço no que podemos fazer, me dói pensar que fazemos tão pouco pelas nossas crianças.

De certa forma, eu me sinto indigno em receber um prêmio por fazer algo que é meu dever. Recebo este prêmio como um gesto de incentivo das pessoas da Índia e um convite para fazer mais pela humanidade. (Eu os amo muito..)

Mahatma Ghandi sabia o quão importante era chamar a atenção do mundo a fim de ganhar a liberdade para a Índia sem a utilização de quaisquer armas. Em alguns aspectos, ele foi a primeira pessoa a realmente entender a importância e o poder do público. Ele sempre foi uma inspiração para mim, e isso me dá uma alegria ainda maior e orgulho de ser reconhecido pelo seu povo.

Estou aqui hoje inspirado pelo Sr. Hinduja. Sr. Hindunja e sua adorável família. Eu os amo muito. Nós temos a mesma missão de trazer a paz mundial. Kamal Dunduna criou um grande show. Mahnice, obrigado pelo seu traje maravilhoso, eu agradeço muito. Eu amo todos vocês. Obrigado.''

Com o empresário Sr. Hinduja


Esse é um vídeo com o discurso de Michael. Ele está vestindo uma roupa tradicional chamada kurta, desenhada pelo renomado estilista das estrelas de Bollywood, Manish Malhotra

Outros momentos...




Depoimento do Sr. Kamal Dandona em 2009
(Presidente do Grupo de Empresas de Bollywood):

"Estou absolutamente devastado com esta notícia dilacerante e totalmente chocante da trágica morte de Michael Jackson. 

Ele participou das nossas primeiras premiações de Bollywood e tão graciosamente aceitou o nosso pedido, não só para participar, mas até mesmo usar um clássico traje Kurta indiano desenhado por Manish Malhotra especialmente para a ocasião. 

Quando mais tarde eu encontrei com ele e seus filhos para o jantar, os meus sentimentos foram reforçados de que este era um bom homem, e que era incrivelmente mal compreendido pelo público. 

Michael e Kamal Dandona
Os fãs de Michael Jackson, que presenciaram ele ao vivo na premiação de Bollywood, irão se lembrar dele com carinho por anos e anos que virão.

Em seu discurso na premiação de Bollywood, Michael Jackson falou de sua admiração por Mahatma Gandhi, a não-violência e, mais tarde, mencionou seu interesse pelo cinema hindi.

O único mega-evento indiano realizado nos EUA e que Michael Jackson participou foi o Prêmio de Bollywood no Nassau Coliseum, em Nova York. O público entrou em êxtase no momento em que ele caminhava para o palco.

Shah Rukh Khan, Juhi Chawla, Shilpa Shetty, Javed Jaffrey, Arshad Warsi estavam entre as estrelas que se apresentaram no evento. Lembro-me apresentando Michael Jackson para Farah Khan, como esta sendo a coreógrafa número um da Índia. Ele ficou completamente impressionado (com Farah). Ele era realmente um fã da cultura e tradição indiana.

Juntamo-nos, hoje, com seus milhões de fãs expressando a nossa profunda tristeza e oferecemos nossas mais profundas condolências à sua família e entes queridos. 

Foi um verdadeiro privilégio e honra para mim tê-lo encontrado, e tê-lo conhecido como um dos maiores talentos da história da música. Vamos todos sentir muita falta dele."

Fontes:
http://pt.wikipedia.org
http://www.truemichaeljackson.com
http://roxychel-allaboutmj.blogspot.com