Entrevista ''Michael e Eu'' (Parte 06)


Matéria traduzida e editada por este blog a partir da entrevista concedida por David Nordahl [retratista pessoal de Michael Jackson] à Rev. Dr. Catherine M Gross, em 29 de Agosto de 2013.

Uma viagem inesquecível, Michael e Eu: DAVID NORDAHL 

Rev. Dr. Catherine Como ele [Michael] pensava sobre si mesmo como um ser espiritual?

David Nordahl Eu acho que, basicamente, Michael tinha uma baixa estima sobre si mesmo. Eu não quero dizer em tudo. Ele foi bem sucedido em tudo e entendia de tudo, mas eu acho que... Michael estava sempre tentando fazer mais.

Eu não acho que ele conseguiu tudo o que ele esperava de si mesmo. Tudo o que ele fez, ele apenas se cansava tão duramente em fazer, fazê-lo mais, e então eu realmente não acho que ele tinha um ótimo conceito de si mesmo. Eu não penso assim, eu simplesmente não penso. O que você acha?

Rev. Dr. Catherine Eu acho que você está certo, mas eu acho que voltamos sobre o que falávamos sobre sentir orgulho. Eu acho que poderia ter ajudado se ele tivesse sido capaz de chamar Joseph de PAI. Isto poderia ter ajudado.

David Nordahl Ah sim, com certeza. Oh sim.

Rev. Dr. Catherine Você sabe... ''Michael, você é realmente bom e eu estou tão orgulhoso de você. Estou tão orgulhoso do meu filho.'' Se ele tivesse um pai que olhasse para ele e falasse assim. Ele nunca teve isso.

David Nordahl Não, ele não teve, com certeza. Ele, com certeza, não. Joe era difícil. Ele sempre queria mais.

Rev. Dr. Catherine Se ele não tinha uma estima alta, o que aconteceu quando a pele dele começou a mudar?

David Nordahl [A mudança] já tinha começado, quando eu o conheci. Claro que, quando ele não estava no palco ou em público, ele não usava nenhuma maquiagem e notei [o vitiligo] no lado direito do seu pescoço, e para cima em seu rosto, do lado direito e também na parte de trás da sua mão.

Eu não vi o braço dele, porque ele usava camisas de manga longa, mas era em 1988 e... vitiligo é, geralmente, uma herança genética. Geralmente, há outras pessoas na família. Michael me disse, uma vez, que havia mais alguém na família portadora de vitiligo.

Michael apenas lidava com isso. Michael não lamentava. Eu nunca ouvi Michael se queixar de nada. Ele apenas lidava com tudo o que jogavam para cima dele. Ele era muito firme, dessa forma.

Rev. Dr. Catherine Bem, ele dizia que tinha ''pele de rinoceronte''.

David Nordahl Bem, e você conhece as pessoas muito bem. Ele estava totalmente branco. Quando o vitiligo tinha tomado conta, até certo ponto, ele não poderia mais usar maquiagem mais escura para esconder isso, porque você conhece o vitiligo. Não é apenas branco como a pele branca. É branco como a geladeira.

Rev. Dr. Catherine Certo.

David Nordahl Então, ele tinha que seguir com a maquiagem, para ser capaz de cobrir as manchas escuras...

Rev. Dr. Catherine Ele começou a colocar a maquiagem mais escura, certo?

David Nordahl Sim. Ele tinha que fazer isso e então ele tinha que pegar mais leve, porque era uma pele cada vez mais branca que precisava ser coberta.

Rev. Dr. Catherine Bem, ele realmente, realmente, realmente teve um caso severo e eu sei que muitos de nós têm visto pessoas com vitiligo, mas eu não conhecia o nome, antes.

David Nordahl Sim. Não é tão incomum. Eu já tinha visto antes pessoas com vitiligo. Na verdade, o filho de um amigo meu tem vitiligo. Existem poucos casos ao redor, mas as pessoas foram tão cruéis em acusá-lo de tentar ser branco, o que ele nunca tinha tentado fazer. Ele era orgulhoso de sua herança. Ele nunca teria feito isso, mas acusá-lo, mesmo depois das pessoas saberem que ele tinha vitiligo, sabe? Eu nunca fui capaz de entender isso e então...

Rev. Dr. Catherine Eu sei o que aconteceu. Michael era tão extraordinário que as pessoas não achavam que ele pudesse ficar doente. Eles achavam que nada poderia... As pessoas permaneceram e ninguém sonhava que ele iria morrer.

Há pessoas que ainda estão dizendo que ele está em algum lugar escondido, porque Michael era tão elevado. Eu não sei se ele era elevado espiritualmente. Ele é elevado nas mentes de todos nós. 

É por isso que, mesmo quando eles tinham essas pessoas, mesmo que elas estivessem fazendo essas acusações contra ele, havia pessoas que realmente eram culpadas e que eles nunca... nunca disseram nada sobre todos os padres e os diferentes atores, e assim por diante. 

Eles nunca lidaram com eles, porque era algo como "Bem, nós sabemos quem são eles...'' De qualquer maneira, eles não eram anjos, mas Michael é como um anjo.

David Nordahl Sim, ele era. Sim, ele era.

Rev. Dr. Catherine Então, é isso que eu estou dizendo. Ele estava nesse plano superior, então ninguém poderia acreditar que alguma coisa pudesse acontecer com ele.

David Nordahl Sim, eu acho que você pode estar certa sobre isso. Você pode estar certa sobre isso.

Rev. Dr. Catherine É como se isso tivesse acontecido porque Michael ordenou que isso acontecesse, sabe?

David Nordahl Sim, eu acho que nós temos a mesma opinião. Isso nunca passou pela minha cabeça, que eu iria sobreviver a Michael Quero dizer, bondade, graça e amor.

Rev. Dr. Catherine Certo. Isso é o que eu estou dizendo. Ninguém sonharia e é assim que eu penso. Você sabe o quê? Eu meio que me admiro como me parece que ele nunca tinha tempo para si mesmo. O que você acha sobre isso?

David Nordahl Eles nunca tiveram o quê?

Rev. Dr. Catherine Ele nunca tinha tempo para si mesmo. Quero dizer, mesmo com ele e as crianças, se doando, saindo e ele gastando o seu dinheiro para dar doces às crianças.

David Nordahl Oh sim. Você está certa. Ele não tinha tempo para si mesmo. Ele nunca o fazia. Ele ia aos lugares, mas nunca... eu não sei. Era sempre sobre trabalho, eu acho. Nunca para passar o tempo, à toa. Você sabe o que eu quero dizer? Como a maioria das pessoas tiram um período de férias e eles vão à praia ou algo assim e puxam suas cadeiras e relaxam, pegam um sol, esse tipo de coisa.

Michael não era assim. Michael era um ser humano 100 % produtivo. É por isso que ele tinha problemas para dormir, era porque ele nunca poderia descansar a sua mente.

Ele me dizia: "Eu gostaria de poder dizer que eu escrevi essa música." Ele dizia, mas na verdade, queria dizer ''Eu ouvi isso na minha cabeça" e ele dizia "Eu apenas a escrevi''.

Bem, eu sei que não é assim tão simples, mas... há todas essas coisas que correm em sua cabeça. Não apenas música, mas outras coisas, também.

Fonte: http://www.examiner.com