A Arte presente em "Scream'' (02)


A cena acima, extraída do vídeo Scream de Michael Jackson, é uma alusão ao quadro O Grito, do pintor norueguês Edvard Munch. A obra representa uma figura andrógina num momento de profunda angústia e desespero existencial. O plano de fundo é a doca de Oslofjord [em Oslo] ao pôr-do-Sol.


O Grito é considerada uma das obras mais importantes do movimento expressionista e adquiriu um estatuto de ícone cultural, a par da Mona Lisa de Leonardo da Vinci.

A série tem quatro pinturas conhecidas: duas na posse do Museu Munch, em Oslo, outra na Galeria Nacional de Oslo, e outra em coleção particular.

Em 2012, esta última tornou-se a pintura mais cara da história a ser arrematada, num leilão, por 119,9 milhões de dólares. A fonte de inspiração de O Grito pode ser encontrada na vida pessoal do próprio Munch.


O vídeo Scream de Michael possui diversas
referências a obras de arte. Leia mais aqui

Fonte: Wikipedia

14 comentários:

  1. Michael era um homem muito culto, quais artistas tentam inserir um pouco de cultura em seus clips? Eu não me lembro de nenhum exceto michael.
    # a última imagem é inédita para mim, como é lindo *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagine o conhecimento que Michael tinha sobre a arte, sendo aficionado pelo assunto. \0/

      Foto linda, mesmo! As roupas desse video realçaram o corpo perfeito de bailarino.

      Excluir
  2. Oi Angel!

    Uau!! Que aula de cultura hein? Quantas informações em um video-clip, pois é, os videos de Michael, não podem mesmo serem chamados de "clip", mas sim de "short film", pois ñ foram feitos simplesmente ao acaso.
    Gostei muito das matérias c/ todas essas explicações, e adorei saber de tudo isso. E mais uma vez como dizem, a nossa "Sherlock" em ação, buscando todas as informações p/ nos passar, vc fez um ótimo trabalho, profissionalíssimo, e se ñ me engano a mídia "comum" ñ deu destaque p/ "todos esses detalhes", qdo esse filme foi lançado, não é? Pelo menos eu ñ me recordo!

    * Rosane, ñ sei se deu p/ perceber q eu estou c/ um "atraso" na leitura e nos coments aki... e nem preciso falar como estou me sentindo, né? hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lady.. com certeza, midia não deu importância á mensagem subliminar do video Scream. Alguns podem até ter percebido, mas não é o que vende notícia e, por isso, não foi devidamente divulgado. Esse trabalho cabe a nós, agora.

      Me chamou a atenção, também, a vida conturbada deste pintor norueguês as dificuldades pelas quais passou e que ele refletiu nesta obra [O Grito] e em outras de sua autoria.

      *Logo, logo, você consegue se atualizar nas publicações aqui !!

      Excluir
  3. Sim Rô... e o Andy Warhol tbém ñ fica atrás nas dificuldades quais passou, curioso saber como as histórias da maioria dos grandes artistas, são quase sempre muito parecidas.

    * Estou tentando rs....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ..e o David Nordahl, também ..

      Excluir
    2. Ah é mesmo, ele tbém??? Assim como tantos, q tiveram contato c/ Michael e tantos outros na História, alguém me falou uma vez q essas pessoas estão além do seu tempo, por isso entram em conflito existencial, ou foi mais ou menos isso, ñ me lembro bem das palavras exatas.

      Excluir
  4. Sim.. faz sentido, porque os artistas t}em a alma mais sensivel. Por isso, eles se identificavam com Michael e vice-versa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rô... e por falar em todo conteúdo artístico presente nos vídeos do Michael, lembrei do vid. "Can You Feel It", uma obra-prima, q foi dirigido e produzido por ele ainda bem jovem, e a canção tbém escrita p/ ele em parceria c/ o Marlon se ñ me engano, sendo q este curta continha um conceito inovador, c/ uma msg forte e isso muito antes de "Black or White", e uma qualidade artística brilhante.

      A abertura desse vídeo é fantástica e pelo q sei foi escrita por ele, é uma obra clássica, mas no entanto, ñ foi dado o devido valor à todo este conteúdo, e ainda tem o fato de q a versão completa não ser divulgada, eu me lembro bem da versão de 4:00 min. aprox., porém a completa é de 8:00 min., não é?

      Excluir
    2. A canção foi escrita por Michael Jackson e Jackie Jackson. Michael criou o conceito do vídeo e em 2001, foi eleito um dos 100 melhores vídeos de todos os tempos [MTV]. Eu não me recordo sobre o tempo do video que vc mencionou.

      Excluir
    3. Rô, acredito que foi em 79 e o prelúdio do vídeo foi escrito por ele, me arrepia sabe!

      Excluir
    4. Eu também gosto muito dessa canção, por causa da mensagem da sua letra. E o ritmo é ótimo, também!

      Excluir
  5. Sim... e o vid. completo evidência muito a msg da letra, pelo menos teve reconhecimento, mesmo q muito tempo depois, mas antes tarde do q nunca, apesar q eu acho q deveria ser considerado sua
    obra-prima, pelo conjunto da obra, por ser totalmente autoral e até mesmo por ele ser tão jovem.
    Eu citei como prelúdio do vídeo, mas o correto é prelúdio da canção, e só estou falando sobre isso por ser um movimento de música clássica, a introdução dessa música mostra q o Mike era há muito tempo um compositor clássico... um gênio!

    Rô já falei demais.... chega por hj! Bjos! Boa noite! *--*

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

*Bem-vindos, Moonwalkers! :) Os comentários são moderados e estarão visíveis tão logo eu esteja on-line.
**Para assuntos privados e não referentes à matéria eu peço que utilize o email [cartasparamichael@gmail.com] ・。.。・゚゚・。.。・゚゚・。❊
*Rosane [admin. do blog]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...