Entrevista com Marcel Marceau para ''HIStory''


Uma entrevista [editada] concedida pelo mímico Marcel Marceau em 1996 para a revista History. Marcel e Michael Jackson foram amigos por mais de 20 anos e se encontraram diversas vezes. Estavam programados para executar a música Childhood no concerto Michael Jackson: One Night Only pela HBO. Infelizmente, Michael adoeceu e o concerto foi cancelado.

HM: Quais foram as circunstâncias em que Michael Jackson lhe convidou para participar do show americano par a HBO?

MM: Eu estava em turnê na Argentina em 1994 quando eu recebi um telefonema de Michael Jackson. Ele disse que tinha escrito uma canção chamada Childhood e a cantou para mim por telefone. "Eu adoraria se você pudesse levar esta música para o palco," ele disse, "e eu faria isso com você. O movimento lento de seu personagem... seria maravilhoso."

Eu disse a mim mesmo que este devia ser o seu modo de falar, que nada tinha realmente definido. Quando você está no telefone, um acordo verbal está longe de ser um contrato, afinal.

Então eu disse: "Michael, eu vou te dar o meu número em Paris. Ligue-me se você quiser e se fizermos isso juntos, nós vamos fazê-lo com um roteiro." 


Não muito tempo depois dessa conversa, eu voltei para a França e ele ligou para a minha casa. Ele começou a cantar a música por telefone, eu perguntei: "Como você vê isso que vamos fazer juntos. Envie-me um roteiro.'' Ao que ele respondeu "Não. Eu quero que você faça a coreografia que vamos fazer juntos. Vou ter que preparar um contrato."

Eu estava em turnê em Bangkok quando o agente norte-americano de Michael Jackson entrou em contato comigo. Decidida a colaboração com a HBO, o concerto seria para o Natal de 1995. Tudo estava pronto. 

Quando eu fui para os Estados Unidos, onde eu estava sendo recebido por Michael Jackson em grande forma. estava feliz por eu estar ali e começou a trabalhar imediatamente. deu-me "carta branca"... Michael Jackson queria algo concreto. imitação é criptografia, você não pode imitar os gestos uma música, deve haver algum espécie de opereta, e Childhood é uma canção com grande voo lírico.

Para mim, esta música tem algo que me faz lembrar de alguns dos versos dos maiores poetas franceses do século passado, como Rimbaud e Baudelaire, cada um dos quais está escrito com grande paixão a respeito de sua infância perdida, sua infância infeliz, sobre as crianças nunca serem capazes de reviver. 

Palavras... linhas que vêm direto do coração. Eu perguntei a Michael se ele gostou do que ele estava fazendo com a sua música, então você poderia dizer que trabalhamos juntos nela.


HM: Você pode nos dizer algo sobre a sua colaboração com Michael e os resultados da sua interpretação de Childhood?

MM: Quando a música começa, Michael está em um lado do jardim [à esquerda quando visto a partir da perspectiva do público] e eu estou do lado do pátio [à direita]. Ele começa a cantar e então, a câmera se vira para mim... Quando ele diz que está à procura de sua infância, imagens surgem com muita força, a mímica é uma forma condensada de conceitos e imagens.

HM: Pessoalmente, o que você acha da música Childhood? Você se sentiu inspirado?

MM: É uma música muito agradável. A melodia, a sincronização rítmica são extremamente pungentes. Há também um monte de tristeza em Childhood, é uma mensagem direto do coração, de uma forma que ele está gritando a todos. 

É verdade que Michael Jackson começou muito jovem, nunca teve uma infância. Mas o que ele experimentou certamente vale a pena: ele estava feliz para atuar e ter sucesso. Mas seu sucesso deve ser visto à luz de afirmações que vieram a ele por sua popularidade. Ele está constantemente sob pressão. Praticamente uma escravidão, às vezes.


HM: O Michael Jackson que você conheceu em 1988 era a mesma pessoa que vocè viu em 1995?

MM: Sim, era o mesmo. Primeiro, porque nessa idade não havia grandes mudanças, em segundo lugar, porque eu tinha a mesma bondade e respeito para com quem é famoso. Às vezes se tem a impressão de que é completamente de outro planeta. É tão ágil, tão excepcional. No final do nosso número de Childhood, um dueto, ele veio até mim cantando "Have you seen my childhood?" [Você viu a minha infância?]

E com um movimento da mão, ele mostrou o caminho. Nós terminamos a peça juntos, por isso estamos quase ao mesmo tempo como um corpo em movimento em conjunto. Foi muito, muito puro. Poético.

Para mim, Michael Jackson é um verdadeiro poeta, um grande poeta da canção. É também uma dançarino extraordinário e um showman com um grande respeito pelo teatro, música e cinema. Pode-se sentir a necessidade, a necessidade de que vem de dentro. É puro e genuíno.

Mas também é verdade que todo mundo quer obter a sua atenção, é extremamente estressante, e quando você está muito estressado, você pode ser uma vítima de todos os tipos de coisas infelizes. É minha convicção profunda e sincera que Michael Jackson é uma boa pessoa, um cara legal com uma carga incrível, uma responsabilidade que carrega em seus ombros. 

Eles dizem que ele está se tornando mais e mais branco, mas do meu ponto de vista, isso não é um problema. Acho que ele tem o direito de tomar qualquer decisão dde criar um personagem mítico. Não só em cena, mas também na televisão. Em qualquer caso, ele não nega ser negro. 

Todos os tipos de rumores absurdos são criados em torno de Michael. Eu acho que a maioria deles foram criados por pessoas mal-intencionadas, apenas para ganhar dinheiro por trás dele. Sei que é muito difícil para ele, e eu entendo o porquê.


HM: Como foram os ensaios para o concerto?

MM: Ok, na verdade. Eu estava lá para todos eles: havia cerca de 20 dançarinos com movimentos muito fortes. Michael Jackson foi cercado por um número de dançarinos, dançarinos negros, que poderiam ser chamados de "dançarinos de rua", em essência.

Olhar para aqueles números de dança causou uma impressão real sobre mim, eram a expressão de ansiedade através da violência e quantificação da arte. Michael decidiu deixar a poesia Childhood nestas danças.

Desde o início, ele queria ver nessa música o desejo da sua juventude. Há em particular, uma passagem em que ele a respeito de piratas, reis e conquistas. Para fazer a transformação de um pirata em um rei no palco, apenas a mímica. Existem vários componentes dessa atitude - mímica, afinal, é a arte da metamorfose.

É difícil de fazer para um dançarino. Faria um mímica através da atitude, que seria um pirata para se transformar em um rei. Michael Jackson tem visto o meu trabalho, incluindo Coeur Mangeur ["The Heart Eater"] ele sabe que eu posso expressar os principais temas e conceitos. Nós trabalhamos juntos e juntos nós fizemos mais progresso, sentiu-se mais feliz.

Quando chegou o dia em que iríamos receber a imprensa no Beacon Theatre, havia pelo menos yma dúzia de canais de TV e mais de 300 jornalistas. Michael disse: "Deixe-me apresentara vocês o meu amigo Marcel Marceau, o maior mímico do mundo..."

O New York Times escreveu mais tarde que ''Michael Jackson e Marcel Marceau eram um evento logicamente em conjunto''. O jornalista explicou, de forma bastante equilibrada, que Michael Jackson fez uma homenagem à canção Smile de Charlie Chaplin e que os dois artistas eram para ele uma importante inspiração lírica.

HM: Onde você estava quando Michael sentiu-se mal?

MM: Eu estava no Beacon Theatre, eu estava assistindo os ensaios e danças, os quais estavam maravilhosos. Michael Jackson estava no palco com cerca de 15 dançarinos. Em um ponto, eu me virei para pegar algo para beber e, em seguida, de repente, houve um grande silêncio. Ele parou tudo. 

Pouco antes a música estava alta, as luzes piscando e, em seguida, em um momento houve um silêncio total, era como se o mundo tivesse chegado ao fim. Voltei e eu pude ver Michael Jackson, ele havia entrado em colapso, perdeu a consciência e estava no chão. Estávamos todos petrificados. Havia pessoas ao seu redor, ele não se movia.

[*O depoimento do médico se encontra publicado aqui]

Os paramédicos chegaram e quando olhei para o palco, eu estava com muito medo. Eles percorreram todo o teatro e mais tarde soube que estava tudo bem. Enviei uma carta para o hospital e ele enviou-me uma mensagem através de sua equipe, a qual agradeceu a minha carta e ele não poderia esperar para me ver novamente.

O que a imprensa disse, pela primeira vez, era verdade: ele estava absolutamente exausto. Isto não é surpreendente, considerando-se todo o esforço que colocou no canto, dança e atuação, ao mesmo tempo, tão intensamente, e a ansiedade de uma nova peça, trilhando um novo campo. Todos os artistas têm medo do palco desta forma. 

Michael Jackson está muito feliz com o trabalho que fizemos juntos em Childhood, mas eu tenho a impressão, no entanto, que ele estava desconfortável com o resto. É claro que nossos números juntos não requerem o mesmo esforço físico de dançar no palco com 15 bailarinos profissionais, sendo responsável pela coreografia. Pessoalmente, eu tinha a certeza de que seu programa seria um bom compromisso. Eu estava absolutamente certo.

HM: Você notou qualquer sinal de fadiga em Michael? Você podia ver em seu rosto?

MM: Não, de jeito nenhum. Se eu tivesse trabalhado com ele durante todo o dia, eu teria notado algo. Mas quando eu comecei a lidar com isso, ele era adorável, como sempre: não havia nenhum sinal de que ele estava à beira de uma crise. 

Havia tensão, é claro, que você podia sentir, mas nada mais. E ele estava desidratado. Não é um problema no coração, na minha opinião, porque a dançar como ele dança e por ter a força que ele tem, deve estar em excelente saúde, e certamente é assim.

HM: Em geral, parecia que Michael estava feliz?

MM: Eu acho que quando ele está trabalhando, sim, ele está feliz. Eu não poderia fazer o que ele faz se não estivesse satisfeito com a sua arte. Ainda assim, a criança que todos os artistas são, na verdade. Todos os artistas que criam são apenas xomo crianças que cresceram no decorrer de suas vidas, mantendo essa pureza, esse apego à sua infância.

HM: Você acha que o sucesso de Michael Jackson vai continuar por um longo tempo daqui para frente?

MM: Sim, eu acho que ele e seu trabalho vão continuar a crescer, porque Michael Jackson é uma pessoa muito profunda. Temos a sorte de tê-lo entre os grandes do nosso tempo. E vai continuar a ser grande, não só para a música pop, mas também para as muitas questões que resultaram em sua arte. 

Através de sua dança, por exemplo, evoca a violência da vida, a angústia que caracteriza a nossa época. Está o Filho Eterno nele, o poeta, o lado profundo dele. Michael Jackson é profundo... para entendermos isso, temos de olhar para o vídeo que ele fez para a sua canção Earth Song. Eu a julgo uma obra extraordinária de um grande artista.

RH: Marcel Marceau, nesta entrevista, falamos quase exclusivamente de Michael Jackson, e você foi muito amável para responder todas as nossas perguntas com uma disponibilidade maravilhosa. Como se explica a modéstida de um artista de sua fama?

MM: Um dia, em 1967, eu conheci Charlie Chaplin. Eu estava com um amigo, estávamos em um aeroporto e Chaplin estava sentado não muito longe de mim. Ele estava com seus filhos, que eram crianças, então.

Meu amigo me disse: "Você sabe, Charlie Chaplin está sentado lá e está olhando para você." Eu não queria me levantar e ir até lá e falar com ele, incomodá-lo. Claro, eu era Marcel Marceau, já famoso nos EUA há mais de dez anos, mas senti-me bastante tímido, humilde, ao lado de um artista como Chaplin.

Quase me assustou ir falar com ele, mas ele estava olhando diretamente para mim. Ele disse aos seus filhos: "Filhos, venham conhecer Marcel Marceau."

Um pouco mais tarde, uma das pessoas que estavam com ele veio dizer-lhe que seu avião estava prestes a sair. Então eu percebi que eu poderia não vê-lo de novo nunca mais e eu disse para mim mesmo: "O que eu posso dizer, como eu pode agradecer a um homem como Chaplin?"

Quando nos despedimos, eu peguei a mão dele e beijei-a. Ele tentou afastá-la, mas eu asegurei e a beijei. Ele tinha lágrimas em seus olhos, e finalmente saiu.

Perguntei ao meu amigo porque Chaplin tinha lágrimas nos seus olhos quando eu beijei sua mão, e ele disse: "Porque você é Marceau" O que eu quis dizer é que, no momento, Chaplin tinha 78 anos, não tinha a popularidade que sempre teve quando estava no seu auge, a popularidade que mais tarde recuperou.

Neste contexto, Marcel Marceau se aproximou dele e beijou-lhe a mão, eu era o maior mímico do momento, as pessoas estavam falando de mim, fui reconhecido por grandes filmes mudos do gênero, Charlie Chaplin.

Isto foi o que mais lhe tocou, e claro que eu tenho um grande apreço por Chaplin. Tanto quanto por Michael Jackson, por mostrar enorme talento. E Michael Jackson tem essa mesmo estims por mim. Cada um de nós respeita o outro. Respeito é humildade. Porque você nunca está muito seguro de si, mesmo se você sabe que está na vanguarda da sua forma de arte.

Fonte: jetzi-mjvideo.com