Você sabia?

video

Você sabe o que significa a expressão Ma ma se, ma ma sa, ma ma coo sa que Michael canta na canção Wanna Be Startin' Somethin'?

Mamase significa "eu danço" em Duala, uma língua africana falada em Camarões. Makossa também é um estilo de dança africana. O criador da expressão é Manu Dibango, um saxofonista e vibrafonista de jazz e afrobeat.

[Embora eu tenha lido em uma página de fãs que se trata da invocação de um Deus da Guerra Mouro, minha pesquisa não indicou nada a respeito.]

Fonte: Wikipedia

28 comentários:

  1. Adoro quando Michael usa estas linguagens étnicas. Fica muito inovador e autêntico, em direção contrária ao que todos estavam cantando na época. Liberian Girl, outro exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu concordo com vc, Elisa!

      Excluir
  2. Esse era um enigma que me acompanhava desde os anos 90. Sera que alguem questionou Michael sobre? Nao me lembro.
    Mas acho que faz total sentido, Rosane. Leitor assiduo e interessado em varias culturas com certeza Michael sabia o significado.

    Voce desvendou um misterio pra mim :) obrigda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não por isso, Verônica! E nós sabemos o amor que Michael tinha pelo continente africano, com certeza ele prestou uma homenagem, da mesma forma como fez ao incluir os indios no seu video BOW.

      Excluir
    2. Enfim, a expressão ''Ma ma se, ma ma sa, ma ma coo sa'' é um tributo à dança!

      Excluir
    3. Verdade. Em wanna be starting ele faz um passo que coloca a mao direita na cintura e da umas rodadinhas. As vezes, pode ate ser um dos passos da danca. Ou minha imaginacao voando alto rsrsrs

      Excluir
    4. Sim, eu acho uma graça aquele passo ;)

      Excluir
  3. Li que esse passo faz parte do gospel, algo assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser, eu não duvido não... :)

      Excluir
  4. Levei um susto... mas é um sósia de MJ

    https://vallieegirl67.files.wordpress.com/2015/01/allthingsmichaeledit5.jpg?w=584&h=387

    .. em Las Vegas, com o elenco de um filme chamado ABCD 2

    ResponderExcluir
  5. Está estranho o jeito dele, na foto.

    ResponderExcluir
  6. Eu não sabia o significado e há tempo gostaria de saber. Esta explicação faz todo sentido, também te agradeço, Rosane! :)

    A Rihanna utilizou esse trecho de Wanna Be Startin' Something em sua canção Don't Stop the Music de 2007, ficou muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a Rihanna também utilizou esse refrão!

      Excluir
  7. Observem a variação entre o original de Manu Dibango e a versão de Michael:

    Dibango: ma ma ko, ma ma sa, ma ko ma ko sa
    Jackson: ma ma se, ma ma sa, ma ma ku sa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e o original de Manu

      https://www.youtube.com/watch?v=aWK_Josc0Og

      tenho que dizer, Michael melhorou e muito a versão original!

      Excluir
  8. Ele sempre melhora, não é? E se melhora!

    ResponderExcluir
  9. Eu amo essa música, o jeito como ele dança, a interpretação, só não sabia a tradução de ma ma se ma ma sa..., obrigada por mais esta informação.
    Boa tarde, Rosane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Mari!
      Ah, por falar nessa música, olhem que graça esse desenho publicado na MJBeats...

      https://scontent-b-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xpa1/v/t1.0-9/10929899_754089968000414_7793633996584409238_n.png?oh=31c1617c92d1f03af0a0c6575cfa35db&oe=5537FC3C

      Excluir
  10. Li que esta música Michael fez para La Toya. Porém, sua interpretação não chega aos pés de Michael. Talvez, por isso, ele a cantou magistralmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não me lembro sobre isso ou não sabia...mas lembro que é uma das músicas com as quais Michael nunca ficou totalmente satisfeito. Ele dizia não ter conseguido passar para a parte instrumental o som exato que ouvia em sua mente.

      Excluir
    2. corrigindo... a melodia exata.

      Excluir
  11. O perfeccionismo de Michael. Aqui La Toya cantando:

    https://www.youtube.com/watch?v=Ey1_FIN0q6E

    outra versão:

    https://www.youtube.com/watch?v=rbbB5lHnfyg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe... eu acho que a La Toya não nasceu para o palco.

      Excluir
  12. Ah.. tenho certeza disso, he, he. Temos certeza disso.

    Boa noite, vou dormir também. Fico com preguiça de ir dormir.

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

*Bem-vindos, Moonwalkers! :)
Os comentários são moderados [a fim de evitar spams]
e estarão visíveis tão logo eu esteja on-line.
Esta página é feita com amor e eu agradeço a sua presença.
*Rosane [admin. do blog]

Obs.: Para assuntos não referentes à matéria eu peço que utilize o email [cartasparamichael@gmail.com] ・。.。・゚゚・。.。・゚゚・。❊

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...