Entrevista com Lisa Robinson (09)


Entrevista com Michael Jackson por telefone, Encino, Califórnia, 04 de Setembro de 1979

Michael disse que ele sabia que os Jacksons poderiam fazer seu próprio recorde de produção e o sucesso de Destiny [[lançado em 1978 e  que aalcançou o Disco de Platina para o single Shake Your Body] lhe deu razão.

“A nossa persistência em não desistir, sempre dizendo à gravadora que nós não queríamos outros compositores, foi o que finalmente mudou sua mente. Você tem que lembrar que eu estive ao redor dos estúdios desde que eu era uma criança, e eu só absorvi. Você aprende, você vê... eu me sentava com Stevie [Wonder] nas sessões dele e elas eram incríveis. Ele sentava lá e fazia tudo.”

Lisa Robinson: Por que você se afastou dos irmãos e trabalhou com Quincy [Jones] em Off The Wall?

Michael Jackson: Eu senti que havia tantas coisas diferentes que eu quero aprender e que eu não queria ir por mim mesmo e fazê-lo. Eu queria assistir a um gigante e aprender com ele. É por isso que eu queria trabalhar com Quincy. Ele é o tipo de cara que é ilimitado musicalmente: musica clássica, jazz, disco, soul, pop - ele fez óperas, trilhas sonoras do cinema, ele trabalhou com Billie Holiday, Dinah Washington, todos os grandes, ele pode fazer tudo. Ele pode trabalhar comigo e fazer qualquer coisa que eu quero. 

Eu queria um álbum que não consistisse apenas em um tipo de música, porque eu amo todos os tipos de música. Eu vejo tudo isso como música, eu não gosto de rotulá-la. É como dizer que essa criança é branca, esta criança é negra, essa criança é japonesa, mas todas elas são crianças. 

Isso me lembra do preconceito. Eu odeio rótulos. Eu fui a uma loja de discos no outro dia e vi o Bee Gees na categoria música negra. Quer dizer, o que é isso? É tão louco. Se alguém tem uma música maravilhosa que é certa para mim, eu adoraria fazê-la. Eu não iria deixar passar uma boa música só porque eu não escrevi isso. 

No álbum dos Jackson nós escrevemos todas as canções, mas eu adoro ouvir material de outras pessoas. É tão divertido ouvir coisas que eu não escrevi, ''Como você escreveu isso? Como você fez isso?'' Isso é o que eu mais gosto em fazer álbuns solo

Você começa a ver como diferentes pessoas trabalham no estúdio. Com os Jackson, nós estávamos apenas fazendo nossas próprias coisas em nosso pequeno mundo privado. É por isso que eu não queria os Jacksons para produzir o meu álbum. Eu não quero o mesmo som, porque o meu é diferente.

LR: Como foi filmar The Wiz?

MJ: Eu tive o melhor momento da minha vida. Foi uma experiência que eu nunca vou esquecer. Estou morrendo de vontade de fazer o próximo filme. Isso realmente vem me matando, e quando digo que vem me matando, eu realmente quero dizer isso. 

Às vezes eu só poderia gritar, mas eu estou tão ocupado com outras coisas, e o que eu realmente quero fazer mais do que tudo é cinema. Filmes irão viver para sempre. Eu posso sair em turnê e é emocionante, mas quando ela acaba, vai ser perdida para o mundo. Mas se eu fizer um filme, ele vai estar lá para sempre, é isso o que eu amo sobre cinema: isso é algo capturado, um momento capturado que estará lá para a eternidade. 

As estrelas morrem, como Charlie Chaplin, ele se foi, mas seus filmes vão estarão aqui para sempre. Se ele tivesse atuado na Broadway enquanto ele estava vivo, ele teria sido perdido para o mundo. Eu tenho que reservar tempo para fazer filmes, mas eu sempre faço as coisas por meio da força e sentimento, e eu sempre sigo meus instintos. Se é para ser, vai chegar, isso vai acontecer. Vai se tornar real.''


Fonte: http://www.vanityfair.com
Tradução: O livro ''As várias faces de Michael Jackson'' de Marcílio Costa da Silva