Entrevista com Travis Payne (02)


Entrevista do coreógrafo Travis Payne concedida ao fórum Michael Jackson Brasil

MJBrasil Primeiramente, nós gostaríamos que você falasse um pouco sobre como você conheceu MJ e como ele era como pessoa e amigo.

Travis Payne A primeira vez em que eu me encontrei com Michael foi quando ele estava trabalhando no vídeo Remember The Time. Eu fui escolhido para ser um dançarino do vídeo e fiquei muito agradecido por estar trabalhando com meu artista favorito de todos os tempos! 

Nós rapidamente nos tornamos colaboradores criativos, tanto que eu entrei para a turnê Dangerous após Remember The Time. Eu logo me tornaria um de seus coreógrafos e me veria co-criando uma nova coreografia para a música Dangerous. Nós performamos isso muitas vezes em turnê, e então eu tive a oportunidade de colaborar novamente em Ghosts e na turnê HIStory

Durante estes anos, Michael compartilhou muitas histórias sobre sua vida, crescendo, e eu fiz o mesmo. Fico feliz em dizer que me encontrei com sua adorável mãe várias vezes e que Michael conheceu minha maravilhosa mãe no Havaí durante a minha última performance na turnê HIStory

Nós não nos vimos por alguns anos, mas o universo nos reconectou para This Is It. Eu pude conhecer seus maravilhosos filhos pela primeira vez e ouvir novas histórias sobre sua vida como um pai grato a eles. É claro que esses momentos foram especiais. Infelizmente, seriam alguns dos nossos últimos.

MJBrasil Como foi trabalhar com alguém tão perfeccionista e "cheio de manias", como Michael Jackson? De fato, há alguma mania ou fato engraçado que você poderia compartilhar com a gente?

Travis Payne Trabalhar com Michael foi um sonho se tornando realidade para mim. Ele sempre foi muito criativo e cheio de idéias. Michael viveu para criar e inspirar. Muitas vezes, nós coreografávamos algo várias vezes antes que ele sentisse que tinha conseguido a versão correta. 

Também, muitas das idéias de Michael duraram mais de anos. Eram pensamentos contínuos, que raramente seriam concluídos dentro de uma única música. Os temas costumavam ser distribuídos ao longo de várias canções. 

Por exemplo, o tema gangster começou em Smooth Criminal e continuou até Dangerous e You Rock My World. E suas mensagens de paz na Terra estiveram presentes em composições como We Are Here To Change The World, Heal The World, We Are The World, We've Had Enough e [a minha favorita], Earth Song.

MJBrasil Você trabalhou recentemente na coreografia de A Place With No Name. Qual é a sua opinião sobre estas obras póstumas?

Travis Payne Eu acredito que os fãs de Michael apreciam ouvir suas idéias. Todos nós sabemos que teria havido muitas diferenças se ele mesmo pudesse ter terminado as produções. Como um de seus maiores fãs, estou sempre feliz em ouvir suas idéias, sejam elas acabadas por ele ou não.

MJBrasil Como é o processo de criação de coreografias, e qual das coreografias de MJ foi a mais difícil de ser trabalhada em sua opinião?

Travis Payne O processo de criação de coreografia sempre foi desafiador e gratificante! Michael insistiu que nós fizéssemos o nosso melhor trabalho, com toda experiência. Ghosts foi um desafio especial porque levou 4 anos para ser completado.

MJBrasil Como você se sente ao ver que muitas pessoas são inspiradas por coreografias que foram criadas com a sua ajuda?

Travis Payne É uma honra ter trabalhado com Michael por esse tempo como eu trabalhei, e ter aprendido tanto como eu aprendi com ele. Isso sempre o deixava feliz... ver as pessoas dançando as danças que criamos juntos e eu adoro isso também!

MJBrasil Qual é a sensação de saber que, juntamente com MJ, você criou algumas das danças mais populares do mundo?

Travis Payne É uma bênção ter a nossa obra sendo celebrada por pessoas de todo o mundo, e por causa de This Is It eu tenho sido capaz de ser o mentor de jovens artistas e inspirá-los, e compartilhar muitos dos dons artísticos que Michael compartilhou comigo.

MJBrasil Nós sabemos que você trabalhou com MJ na turnê HIStory, qual foi a maior diferença que você sentiu de HIStory para This Is It?

Travis Payne Para a turnê HIStory, eu fui um dançarino e coreógrafo. A experiência de compartilhar o palco com Michael nas apresentações foram os momentos mais felizes da minha vida e sempre serão. Para This Is It, eu fui um coreógrafo e diretor-associado, muitas das minhas idéias foram incluídas em This Is It. Minhas responsabilidades com o projeto eram bem diferentes e me permitiram crescer artisticamente. Não necessariamente dizendo, os ensaios para o concerto e o filme fizeram toda a experiência muito mais significativa em muitas maneiras.

MJBrasil This Is It ainda é um assunto que todos os fãs de MJ adoram falar! Você poderia nos dar uma "palhinha" sobre o que os fãs iriam ver em Londres?

Travis Payne This Is It foi feito para apresentar a arte de Michael em um novo e viçoso modo, e lembrar ao mundo de todas as mensagens contidas nas suas músicas de esperança, paz, tolerância e responsabilidade para com o planeta. 

Muitas novas idéias para produção e tecnologia foram incluídas, seu elenco, banda e sua equipe eram artistas incríveis de todo o mundo. Nós trabalhamos duro para criar algo que iria revolucionar a indústria dos shows ao vivo, qual tínhamos conseguido bastante antes da morte prematura de Michael. 

Me entristece saber que nós nunca compartilhamos todas as novas idéias com o público de Michael. Felizmente, o documentário revela um vislumbre do que nós estávamos trabalhando. Eu fiquei especialmente ansioso quanto a chegada de Michael no palco para revelar seu "Light Man" de 2,44 cm, assim como todo o conteúdo filmado em 3D para Thriller e Earth Song!

MJBrasil Quais artistas ou em quê você está trabalhando no momento?

Travis Payne Eu tenho focado na produção de novos projetos na música e televisão nos Estados Unidos e Ásia, bem como promovendo e vendendo o meu próprio vestuário.

MJBrasil O que você acha do Brasil? Você está planejando visitar o nosso país futuramente?

Travis Payne O Brasil é o meu lugar favorito no planeta e eu me sinto tão em paz quando eu estou aí. Eu estou definitivamente ansioso para a minha próxima oportunidade de visitar o país bonito de vocês além de visitar o local onde Michael gravou They Don't Care About Us.

MJBrasil Querido Travis, nós agradecemos do fundo do coração pela sua gentileza e tempo. É algo gratificante poder contar com alguém tão incrível como você! Obrigado pela sua lealdade para com nosso ídolo, Deus o abençoe.