As memórias notáveis de Christian Audigier


Trecho extraído do livro Von ganz unten zum King of Fashion [edição alemã] 
escrito pelo renomado estilista francês Christian Audigier

''O longo sedan preto parece pairar sobre a Sunset Boulevard por um momento, depois vira à direita na North Carollwood Drive. Estamos em Bel Air, no distrito de Holmby Hills. Michael Jackson vive no número 100. Monsieur Patrick dirige o Maybach. Peter Lopez, um dos advogados e gerentes das estrelas, senta-se ao lado dele. No banco de trás, estou esperando que Michael Jackson se junte a nós.

Conheço bem essa propriedade porque pertence à esposa de Hubert, o gerente da minha empresa, um amigo muito próximo. Em dezembro de 2008, o assessor financeiro de Michael Jackson havia alugado por um ano uma mansão em estilo espanhol - que os americanos simplesmente chamam de "o castelo francês". Aluguel mensal: 100.000 dólares.

É engraçado, na década de 1960, durante seu tempo como ator de Hollywood, Elvis Presley também morava neste bairro. Ele amava Bel Air e morava na 565 Perugia Way, 1059 Bellagio Road ou 1550 Rocco Place, perto do Bel Air Hotel. O Rei do Pop como vizinho do Rei do Rock.

Às 21:15, o portal pesado que leva ao "Castelo Francês" é aberto. Nós dirigimos no parque e nos viramos junto à fonte. Dois guarda-costas abrem o monumental portal de entrada.
Michael aparece, sua silhueta alta e estreita se destaca, ele está vestido todo de preto.
Cabelos compridos, chapéu de feltro, uma jaqueta de gabardine apertada e muito justa, jeans e botas. O único toque de cor, que neste olhar à la Johnny Depp em Dead Man acende. Você pensaria que ele saiu direto de um filme como Dick Treacy ou Sin City. Apenas dono de um classe pessoal!

Ele nos cumprimenta com uma voz gentil, mas muito mais forte do que você normalmente pode ouvir em suas aparições na mídia: "Olá a todos." 

Então ele me agradece. 

"Christian, eu acho que é realmente ótimo que você aproveite para ir às compras comigo. 
Eu sei que seu tempo é muito valioso, você tem uma família, crianças, mas ... eu não estou acostumado a comprar roupas."

O mais complicado na preparação para este memorável 27 de fevereiro de 2009 não era para mim encontrar um intervalo de tempo, mas os diretores da Dior e Dolce concordarem em isolar as boutiques Cabbana em Rodeo Drive, isso porque Michael Jackson quer comprar algumas roupas para a coletiva de imprensa planejada para 5 de março em Londres, onde ele pretende anunciar This Is It, o codinome de seu grande retorno.


21:30 no relógio. O Maybach pára em frente à entrada da Dior Boutique em uma pequena rua paralela à Rodeo Drive. Eu gostaria de evitar que o Rei do Pop entrasse na multidão de fãs e paparazzi reunidos em frente às janelas luxuosas do estilista. Isso é o mais importante para mim, já que a superestrela não é protegida por um único guarda-costas esta noite - o que é raro. A boutique está vazia. Vendedores e vendedores estão ocupados, estressados, mas orgulhosos de experimentar um momento tão extraordinário. Michael felizmente gosta deste passeio noturno e me observa escolher uma roupa preta e dourada. Eu me inspiro em um olhar que vi em certas fotos, o corpo do artista que eu tenho em minha mente: cerca de 1,80 metro de altura, muito magro, pernas longas... Eu vou junto das prateleiras e faço a minha escolha: Quanto às cores - metálico azul e camisas rosa fluorescente, Seda preta e branca... Jaquetas em nylon... botas... Os assistentes de loja cuidam das mercadorias.


Michael murmura: "Bom... bom... eu amo isso.'' Dentro de meia hora, a coisa está irritante. Estou um pouco desapontado, não havia nada que realmente me excitasse. Nenhum efeito ''uau''. É hora de ir para Dolce & Cabbana, do outro lado da rua da Rodeo Drive.
A multidão de curiosos, fãs, fotógrafos, cinegrafistas e paparazzi continuou a crescer. 

Os fãs cantam o nome do "extraterrestre": "Michael! Michael! Michael!"
Estou um pouco preocupado e digo ao Sr. Patrick: "Vamos sair pelos fundos, isso é ..."

Michael interrompe sorrindo e aponta com o dedo para a rua: "Vamos!"

Como um verdadeiro gênio do marketing, ele quer espalhar seus holofotes no retorno ao centro das atenções tanto quanto possível na mídia e reforçar o impacto de sua coletiva de imprensa planejada. Melhor do que ninguém ele dominou todos os subterfúgios, todas as alavancas: os ''passeios surpresa" na cadeira de rodas com máscara cirúrgica sobre o rosto, fazer compras em "segredo" - como um sheik em uma burca preta e mantendo seu filho também coberto.

Assim que a porta está aberta, a caçada começa! Demora dez minutos para chegar a 50 metros à frente. Estamos cercados, somos empurrados. Os fãs querem tocar seu ídolo.
Eu tento protegê-lo, agarro seu braço e faço uma pausa nas massas. Ele sorri, se alegra como uma criança, faz toda a emoção chegar até ele.



Imagens acima: Michael marcou presença na festa de aniversário de Christian Audigier em 23 de Maio de 2008.

Como em sua visita surpresa à minha festa de aniversário, ele testa sua popularidade novamente. Finalmente chegamos à Dolce & Cabbana e nos esprememos na loja. Sob pressão da multidão, os guardas têm dificuldade em fechar a porta atrás de nós. O homem do chapéu preto está encantado. Mudança de cena, estamos na D & G.

Dos alto-falantes, a música R&B é ouvida e o dançarino começa a balançar ao ritmo.
Assim como foi na Dior, vou fazer minha seleção em 15 minutos: blazers inicializados, ternos metálicos cinza e preto, camisas, botas... Ele me deixa curtir, divertido, atencioso. A única peça que ele escolhe para si é um cinto decorado com pingentes, medalhas e fitas coloridas. Depois subimos ao primeiro andar, onde há amplos camarins. E agora, o doutor Jackson se transforma em Sr. Rei do Pop.

Brincalhão, ele lida com as coisas. Então ele despe a parte superior do corpo para experimentar camisas e jaquetas. E ao contrário do que deveria ser escrito alguns meses depois, ele não é um "esqueleto" e pesa não apenas "45 quilos". Ele é simplesmente delicadamente construído e magro, mas poderoso e esbelto como os dançarinos famosos. Atordoado, eu o vejo dar alguns passos de dança em frente ao espelho, insinuando gestos de artes marciais da sua maneira incomparável. Flexível, elástico...

Seus olhos brilham de alegria. Eu sinto como ele está feliz agora. Agora ele continua no ritmo rigoroso de marcha de um soldado em desfile.

Eu me pergunto o que estou fazendo aqui. Porque, na verdade, este artista maior do que a vida, que afetou a moda dos anos 1980 e 1990, [...] criou um visual com calças pretas que terminavam logo acima das meias brancas e mocassins. A coisa toda temperada com uma luva impecável, cravejada de strass. Foi ele quem lançou aqueles forma glamourosa de usar chapéu pop-rock, que é imitado por Justin Timberlake e seus associados hoje, e os revestimentos famosos feitos por Jimi Hendrix, e que o período Beatles do álbum Sargent Peppers dos Beatles novamente transformou em moda. 

E foi este camaleão que repetidamente se reinventava, que deixou estilistas de todo o mundo verdes de inveja quando ele, com prazer vestia paletós que pareciam um pouco retrô tipo Fred Astaire, combinado com zíperes, ilhós e leggings de metal. 

Ironicamente, foi precisamente Fred Astaire, aclamado por causa da vivacidade de seu estilo de dança, que enviou para Michael Jackson um telegrama, após ele ter assistido uma transmissão para marcar o 25º aniversário da Motown: "Eu sou um cara velho, eu estava esperando pela troca da guarda. Obrigado!"

O virtuoso da dança estava de volta!

Obviamente, Michael gosta de ser aconselhado e vestido. Poucos minutos depois, saímos da D&G pela saída de emergência, pois a quantidade cresceu consideravelmente. No caminho de volta, a estrela brinca entusiasticamente.

"Isso foi incrível! Eu achei muito engraçado. Todas essas roupas são tão boas para mim. Christian, você realmente é o rei da moda!"

A segunda consagração - desta vez em um ambiente privado. Para mim ela é muito mais valiosa do que a primeira. Durante aquele aniversário incomum, o artista praticamente me colocou à prova. Então ele usufruiu deste passeio noturno para testar meu profissionalismo novamente. Na verdade, ele está sempre me colocando em teste. E eu não consigo o suficiente disso.

Nosso terceiro encontro também foi muito incomum.

Quase no dia exatamente um mês depois, Peter Lopez me chama de novo: 

"Christian, Michael convida você para celebrar o Natal com ele - isso é uma grande honra.''

" Mas o Natal está a apenas nove meses de distância."

"Este ano, Michael está comemorando o Natal com as crianças em março."

Mais uma vez eu vou para a Carolwood Drive, desta vez na companhia de minha esposa Ira.
Eu pedi ao meu colega Oleg para dirigir a van com os presentes para este Natal incomum. Dezenas deles embrulhados cuidadosamente, são peças de roupas, carros e helicópteros com comando à distância para os meninos, mais brinquedos... Eu não sei quando chegamos perceber esses detalhes antes da casa: o relógio na empena da fachada, as duas estátuas vestindo mulheres negras que estão em ambos os lados da porta da frente. 

Os guarda-costas nos deixaram entrar. Vejo dois jarros poderosos decorados em estilo japonês de faiança azul, o monumental hall de entrada, os dois na saída de seu salão, a ala, as escadas que levam até os quartos, e abaixo do mezanino, uma imensa árvore de Natal e decoração de acompanhamento: bolas, guirlandas, uma infinidade de lâmpadas coloridas piscando. Oleg coloca os presentes para os outros presentes sob a árvore do abeto.

De repente, Jingle Bells soa em toda a casa e Michael, vestido de preto como sempre, entra com um suéter de gola alta que compramos da Dior,  junto com seus três filhos de outro salão. Paris, Blanket e Prince Michael usam calças de pijama com estampas diferentes. Eles são lindos e sorriem. Michael irradia. Ele não tira os olhos das crianças e visivelmente gosta de vê-las abrir e descobrir os presentes.

Aproveito a oportunidade para dar uma olhada ao redor da casa, que é tão opulenta e desordenada como eu imaginava: molduras, tetos pintados, lustres de cristal, pinturas enormes em molduras douradas...

"Vamos comer!"

Michael aponta o caminho para a sala de jantar com a mão. Para chegar lá, atravessamos uma cozinha espaçosa com uma boa mesa. De passagem, noto uma coleção requintada com meia dúzia de máquinas. A chef é uma profissional negra sorridente, preparava caranguejos e uma torta de cebola para nós. 

Michael não pode ficar parado. A cada cinco minutos ele se levanta da mesa, indica um passo de dança, gira em torno de seu próprio eixo. Obviamente, ele está obcecado com os preparativos para sua série de concertos marcada para julho na O2 Arena, em Londres, ele só fala sobre sua performance. Ele imagina escavadeiras, máquinas monstruosas que simbolizam a ameaça à natureza. E de novo e de novo ele faz esses movimentos robóticos e bruscos, alternando com passos de Moonwalk, versão do terceiro milênio. 

Tal como aconteceu na boutique Dolce & Cabbana eu sinto exatamente que ele está constantemente ensaiando para o seu show. E mais uma vez, esse incrível privilégio de testemunhar isso quase me desnorteia. Porque eu?

Sua voz me tira dos meus sonhos: "Você ainda quer sobremesa? Eu não gosto de sobremesas.''



Imagem acima: A noite de Natal comemorada em Março de 2009.

Essa é a última vez que o vejo vivo. Em sua melhor forma. Feliz por estar com seus filhos.
E claramente focado no desafio que o aguarda. Mas qual artista não sairia do palco se ele se apresentasse para um público mundial?

Em retrospecto, muitas vezes pensei sobre este Natal estranho em março. E depois da morte de Michael e a onda de "revelações", eu perguntei se ele mesmo sabia que seus dias estavam contados, que ele não viveria para ver o próximo Natal para poder comemorar crianças juntos. mas então eu ainda me livro de tais pensamentos pessimistas e mórbidos, pois eu senti seu amor incrível pela vida e vi a sua capacidade de inspirar outras pessoas.

Foi a última vez que o vi vivo. Mas eu deveria ter outra chance de falar com ele. O trabalho na linha de moda Michael Jackson está progredindo bem, para minha grande satisfação. O Rei do Pop e seus advogados me concederam permissão oficial para usar o logotipo MJ. Eu fiz um deles grande, pintado de preto, decorado com pregos de metal e fechado com livro de três fivelas. Na primeira página há uma frase manuscrita:

"A maior educação do mundo é observar os mestres no trabalho.''

Abaixo de outra frase:
"Christian, você é o rei da moda." Michael Jackson

As coleções são inspiradas nos títulos de seus sucessos mais famosos: Bad, Thriller, Billie Jean. O conceito básico é baseado nas cores preto e dourado. Casacos militares, camisetas decoradas com tranças, luvas, botas. Eu projetei esta linha de moda como uma espécie de estilo de vida com caráter internacional. Com o marketing global em mente, incluí até um perfume MJ que é apresentado em um frasco elegante em preto e dourado.

Eu quero refinar ainda mais a lenda. Claro, este livro vai e volta entre a equipe de Jackson e minha equipe várias vezes. Os advogados preparam seus papéis, os pedidos de autorização se multiplicam, Peter Lopez medeia entre todos os envolvidos, duas ou três vezes ele passa o telefone para Michael Jackson, que me conta como está satisfeito com a coleção. E o artista sempre termina nossas conversas com: "Deus te abençoe, cristão."

Deus te abençoe, cristão.

Em abril, conversamos um com o outro duas ou três vezes. Depois fui à França para apresentar meu livro e preparar minha festa de aniversário durante o festival em Cannes.

Quando estou em um dia ensolarado bonito com os gestores do rapper 50 Cent e Lenny Kravitz, que se apresentarão na minha Freud Jean Roch, apenas para entreter no meu navio, o diretor da boutique ED Hardy em Melrose Avenue me chama - completamente dissolvido.

"Christian, Michael Jackson está na loja com seus filhos."

"Ele deve se sentir em casa, dê a ele tudo o que ele quiser. E acima de tudo, mime as crianças.''

"Sim, mas ele gostaria de ter uma peça de decoração da loja, a estátua do homem tatuado atrás do bar."

Eu tenho que rir. Em um canto da loja, fiz uma barra de madeira para as bebidas energéticas.
E o barman é uma espécie de sujeito em madeira, tatuado da cabeça aos pés, uma lembrança que meu amigo Renaud Page trouxe de uma importante reunião de tatuadores na Califórnia.

"Dê a ele.''

"Olá, Christian. Nós nos divertimos com as crianças aqui. O homem tatuado é simplesmente incrível".

"Ele pertence a você, Michael."

" Obrigado pela sua generosidade. Deus te abençoe, cristão.''


Deus te abençoe, cristão. Estas foram as últimas palavras que ele me dirigiu.

Na quinta-feira, 25 de junho, estou assistindo a CNN na sala de espera da Air France, no Aeroporto Los Angeles LAX. São 14 horas. O avião para Paris deve começar pontualmente às 15:00, somos chamados a embarcar. Mensagem especial: A emissora de TV anuncia que Michael Jackson teve uma parada cardíaca. As fotos passam por mim. A casa em Holmby Hills... uma ambulância, a famosa ambulância 71... Estou petrificado e imediatamente chamo Peter Lopez.

"Ele ainda está respirando, Christian. Eles esperam salvá-lo. É horrível."

Então eu tenho que entrar no avião. Enquanto ando pelos longos corredores, continuo discando o número de Peter. Constantemente pessoal. Às 14:30, Peter liga. Ele está em lágrimas. Entre dois soluços, ele apenas diz: "Acabou, Christian, Michael está morto." 

Oficialmente, o Rei do Pop morreu às 14:26 no Hospital Universitário da UCLA. Os médicos de emergência tentam ressuscitá-lo por 40 minutos, mas em vão. Apenas dois dias antes, depois de um ensaio fenomenal no Staples Center em Los Angeles, todos os jornais tinham o seguinte título: "O showman está de volta!"

Durante o voo, não consigo adormecer, repetidas vezes lembranças do homem flutuando na minha cabeça, que para mim continua sendo um dos maiores artistas do século. Quando chego ao aeroporto Roissy-Charles-de-Gaulle, na manhã seguinte, já sou esperado por várias equipes de televisão. Isto é seguido por uma extraordinária maratona de mídia. 

Foi quando percebi que eu também - de uma forma modesta - agora me tornei parte da lenda do Rei do Pop. Uma pequena parte, mas para além de o pessoal da filmagem das amostras no Staples Center, em Los Angeles, eu sou a única pessoa de fora, que em suas últimas semanas realmente teve contato com ele. O retorno ao centro das atenções durante meu aniversário de 50 anos, a turnê de compras em Beverly Hills,

Enquanto os rumores mais loucos circulavam sobre a morte desse ídolo - sobre a questão do Demerol, as visitas dos médicos, os jornalistas estão atrás de mim em Londres, onde eu apresento a minha marca de champanhe e depois em Berlim. 

Na quinta-feira, dia 2 de julho, chego à Alemanha para participar da feira de moda Bread & Butter, que abre suas portas no aeroporto de Tempelhof, em Berlim. Eu não sabia que sou tão popular na Alemanha. Por dois dias, eu respondo as perguntas para dezenas de entrevistas e sou filmado por um número impressionante de equipes de televisão.

O destaque desta campanha publicitária da mídia é a minha visita ao Bread & Butter, para o qual meu sobrinho Vincent reservou estandes espaçosos para as marcas Ed Hardy, Christian Audigier, Paco Chicano e Chrystal Rock. Pendurado na parede há uma faixa gigante com uma foto da mais recente campanha publicitária de Ed Hardy, tirada pelo famoso fotógrafo David LaChapelle. Nós não podemos ser negligenciados! Os efeitos devem ser consideráveis.

Alguns dias após, a morte do Rei do Pop é lamentado em todo o mundo. Uma geração inteira está chorando por seu ídolo. A dor há muito tempo deixou de se limitar aos Estados Unidos, mas se sentiu mundialmente. Mesmo a morte do rei Elvis Presley não causou tal onda de compaixão. E os rumores mais estúpidos continuam nutrindo o mito do anjo caído.
"Anoréxico e exausto, ele não podia mais dançar e teve que reaprender seu próprio Moonwalk.'' ... ''Um exército de abutres zumbia em torno dele'' ... '' ou ''Aqueles que conheciam bem Jackson sabiam que ele não era capaz de fazer dez concertos'' ... ou ''Ele sucumbiu à heroína dos pobres...''

Na noite de 2 de julho, repugnado por essas "revelações" mórbidas, sentado em um restaurante à beira-mar em Berlim, resolvi comprar a casa - o "Castelo Francês" - em que ele morreu.

Eu quero torná-lo um monumento à sua glória para que sua lenda nunca termine. Eu quero comprar as melhores peças do mundo para uma coleção de Michael Jackson e dar vida a elas no endereço 100, North Carolwood, Bel Air. Quero fazer da casa uma "Graceland" imortal do Rei do Pop.

Então, há debates ferozes na Internet. Algumas pessoas me acusam de ser oportunista e querer ganhar dinheiro com o corpo ainda não frio do meu amigo. Outros acolhem o projeto. Como a casa ainda é alugada até 20 de dezembro de 2009, tenho todo o tempo do mundo para visitar os colecionadores mais importantes.

Em 7 de julho, Michael Jackson receberá uma homenagem final. Do Staples Center em Los Angeles, um show gigantesco está sendo transmitido para todo o mundo.
As pessoas responsáveis ​​pela Arena 2 me convidaram para ir ao estúdio para um show especial apresentado por Elise Lucet.

Eu tenho medo do palco e não sei se vou passar por isso. Um momento solene. O caixão dourado é coberto com uma infinidade de rosas vermelhas. Em um enorme coração vermelho se lê: "Nós amamos você, Michael". 

O cantor Smokey Robinson lê uma mensagem de Nelson Mandela, seguido por um discurso gravado por Diana Ross. Próximo minuto de silêncio. Demora cerca de 10 minutos. Eles têm que ser preenchidos de alguma forma, um ato de corda bamba, mesmo para um profissional de TV - mas eu não sou.

Eu começo, não adiciono nada, apenas conto as minhas memórias, tão simples e reservadas quanto possível. Quando terminei as histórias do meu aniversário, as compras na Rodeo Drive, o Natal incomum, as fotos, as ligações e a coleção planejada, o minuto de silêncio ainda dura.

Agora me concentro nos presentes. Primeiro a família, que finalmente está unida neste evento. Os pais: Katherine, a mãe devotada, e Joe, o temido pai de todos. As irmãs e irmãos: Maureen, Janet, La Toya, Jermaine, Tito, Jackie, Marlon e Randy. E as crianças que ele amava tanto.
Está tocante como eles se vestem de luto: Paris, Prince Michael, Blanket.

Finalmente, a transferência continua. As honras das estrelas amigas são impressionantes. Cantou Stevie Wonder, Lionel Ritchie, Usher, Mariah Carey e Jennifer Hudson. A atriz Brooke Shields, o jogador de basquete Magic Johnson, o produtor Berry Gordy. E não esquecendo os fãs que choram, que foram selecionados aleatoriamente. Mas isso não foi tudo.
Além disso, David Pujadas, apresentador do jornal de notícias France 2, quer que eu me junte a ele no estúdio.

Saúde, Michael! Saúde a você, grande artista! Deus te abençoe, Michael. Deus te abençoe, Michael.


Imagem acima: O tributo de Christian Audigiers em sua loja Ed Hardy, Melrose Av., Hollywood, em Julho de 2009.

No dia 3 de setembro, fui convidado para o funeral privado do meu amigo. Mas os negócios infelizmente me mantêm na Europa, então não consigo chegar a tempo para a cerimônia em Los Angeles. Ira me representa do lado do fiel Peter Lopez.

Na sexta-feira, 23 de outubro, a família conta à esposa de Hubert que a família de Michael Jackson entregou as chaves da casa em Bel Air. A locação ainda é válida até dezembro, mas eu posso olhar para a propriedade novamente com vistas a uma possível compra em janeiro de 2010. Então eu vou para Carolwood. Assim que o portal está aberto, uma sensação de tristeza me domina. Eu me sinto miserável.

Quando eu entro na casa, a tristeza fica ainda maior. Ainda é verão em Los Angeles, são mais de 30 graus, mas estou com frio. Estou com frio até os ossos. Eu não estive aqui desde aquele Natal memorável. Eu fico por cerca de dez minutos no gigantesco saguão de entrada, depois as imagens desabam sobre mim com toda a força. Eu vejo novamente a árvore de Natal, as guirlandas, os presentes, o sorriso de Michael. Eu ouço os gritos das crianças de alegria ao abrir os pacotes. Eu posso imaginar o quão confuso e triste eles devem estar após a morte de seu pai - sozinho e sem ele nesta enorme casa.

Eu vou para o primeiro andar. A sala do artista fica no final de um longo corredor. Sua cama foi retirada, mas ainda há vestígios no chão, ao lado de um armário com espelho. Então descubro que há algo no espelho escrito com caneta de feltro. Eu me aproximo e leio:

"Muito trabalho. Muito estresse.''

Eu tenho que pensar por agora. Eu passo pelo corredor e me dirijo para o grande terraço, que oferece uma vista do parque, a enorme piscina e a impressionante "Pool House". Lá eu me sento ao sol. Na verdade, vim aqui para pensar em como poderia honrar a propriedade.
Eu estava pensando em uma luva gigantesca de diamantes que poderia ficar para fora da bacia da fonte. O equipamento em preto e vermelho, o piso em dourado e as mais belas fotos das estrelas nas paredes. Sua coleção de equipamentos no salão de música. Seus videoclipes piscando na tela do cinema. Eu poderia chorar.

Eu me levanto e saio de casa. Eu tomei minha decisão.

Comprar o "Castelo Francês" para transformá-lo em uma homenagem emocionante para a lenda Michael Jackson foi um desejo piedoso, mas eu não posso e não quero. De alguma forma eu sentiria que traí o que me lembrava dele como um lembrete, e a confiança que ele me dava, em vez de comemorá-lo. Como se redimido e com um sentimento de facilidade infinita, eu finalmente fui embora.

Cinco dias depois, junto com Ira, assisti à estréia mundial de This Is It no Nokia Theatre, em Los Angeles, e percebi mais uma vez que tomei a decisão certa. O filme de Kenny Ortega sobre os ensaios de três meses do Rei do Pop, uma homenagem empolgante a esse talentoso artista, prova que a lenda Michael Jackson é imortal.

Deus te abençoe, Michael!
É isso.
Acabou.''

O livro ''Von ganz unten zum King of Fashion''



Tradução: Rosane / ''Cartas para Michael'' via ''All 4 Michael''

*Outro depoimento de Christian Audigier se encontra publicado aqui

**Audigier foi diagnosticado com câncer ósseo em janeiro de 2015. Ele faleceu em 10 de julho de 2015, depois de entrar em coma.