''A arte de um influencer*''


''A arte de um influencer*''
Por Tassin Albertyn

A minha falecida tia Virginia Engel era a secretária pessoal de Nelson Mandela. Eu me recordo da chamada como se fosse ontem, ela sabia que eu era um fã de Michael Jackson e nesse momento estava programado para visitar um dos seus heróis, que era o nosso então presidente Nelson Mandela. Era estranho ela ter chamado inesperadamente e dizer isso à minha mãe, fazendo a pergunta com a qual todos os fãs sonham.'Você se importaria se Tassin acompanhasse Michael Jackson em uma turnê pelo Parlamento?'

A torrente de emoções encheu cada ápice do meu corpo. Se você conhecesse minha tia, você saberia que isso não era ético para ela. Até o dia de hoje, os seus incríveis filhos tiveram poucas, se é que alguma, experiências semelhantes porque ela servia nosso país com os mesmos valores que o nosso falecido presidente.

Chegou o dia e obviamente usava a minha melhor imitação da roupa de Michael Jackson, que naquele momento era tudo o que os meus pais podiam pagar. Os meus pais que estavam a trabalhar pediram ao meu avô para me escoltar ao Parlamento e se certificar de que eu não me portaria mal durante o passeio.

Eu era extremamente próximo com o meu avô; era uma lenda para muitos e era a pessoa perfeita para partilhar isto. Estacionamos fora do Parlamento e nos aproximamos da segurança. Me lembro de ter sentido as emoções mais surreais; fomos transportados desde as portas públicas por um veículo escuro que nos levaria à porta do prestigioso edifício do Parlamento.

Minha tia estava parada na entrada, aguardando, e disse no tom mais profissional: "Tassin, gostaria que você conhecesse o presidente Nelson Mandela", e olhei para esta figura que só posso descrever como infinitamente ilimitada. A sua mera existência inundou a sala e ele me abraçou com a sensação de proteção que só uma alma sincera poderia traduzir sem palavras. 

Até esse momento eu consumia a ideia de conhecer o meu ídolo, o homem que cantava a verdade. O que eu não esperava era conhecer o homem responsável por influenciar a mentalidade de milhões. Nelson Mandela foi sem esforço no seu processo de pensamento; falou com tal propósito que até presenciar pequenas conversas entre ele e Michael Jackson parecia significativo. Me lembro de estar sentado no seu escritório, só nós cinco, Madiba [Mandela], Michael, os pais do Michael e eu, e mesmo que eu não conseguisse compreender a conversa, soube que esse dia estava na companhia dos maiores influenciadores do mundo.

O resto da tarde esperava que me pedissem para ir embora, mas em vez disso andei pelos corredores do Parlamento entre Michael Jackson e Nelson Mandela enquanto explicava a história e as visões que tinha para o nosso país, embora eu fosse uma criança insignificante, na presença deles, que garantiam constantemente de que eu fosse incluído. Foi uma experiência íntima que deu forma a quem eu sou de tantas maneiras que não se pode explicar.

Me lembro dos cheiros e da história que vi a caminhar pelos corredores do Parlamento com imenso orgulho pelo nosso povo. Eu certamente posso dizer que a arte dos influencers* vai ficar comigo durante toda a minha vida. Essas pessoas nos moldaram em todos os níveis e são responsáveis pelo que somos hoje. Para os influencers* que são os pais, as tias, os presidentes, os ídolos, os maridos, os filhos e os concidadãos da África do Sul... fomos abençoados de viver em tempos de lendas. Eles construíram os alicerces os quais precisamos melhorar todos os dias e serão parte do nosso legado para a eternidade!''

Fonte: http://www.blogilvy.co.za