600 horas de trabalho para fazer um retrato de Michael...


''Seu trabalho estava dormindo por 20 anos em uma caixa e agora ele estava fora há cerca de quatro semanas. JHB, o pseudônimo de seu artista, passou dois meses para alcançá-lo, de manhã à noite, todos os dias, incluindo fins de semana, um total de 600 horas de trabalho.

Como muitas pessoas, ele obviamente conhecia Michael Jackson antes de seu álbum HIStory, mas quando ouviu Earth Song pela primeira vez, percebeu que ele era, em suas palavras, o Mozart dos tempos modernos. Ele sente o desejo irreprimível de imortalizá-lo à sua maneira. Para a pergunta de 'porque Michael Jackson?' ele responde:
"Porque Earth Song provocou emoções em mim, e o retrato de Michael é apenas um traço de emoção."
Seus retratos são geralmente feitos de solda de latão, mas para Michael Jackson, ele teve que fazê-lo em banho de ouro e explica o porquê:
"Eu não tinha planejado tê-lo banhado a ouro, os primeiros eram lustrosos e finalmente polidos, o que era um problema porque, mesmo em brilho e verniz, eles sempre acabavam manchando. Não era o melhor, então acabei desistindo da técnica de verniz. Mas, como inicialmente eu esperava verniz, eu poderia usar outros materiais além do latão!
Tente imaginar a ansiedade de ter que soldar duas peças junto com um metal de adição que derrete na mesma temperatura! Algumas soldas me pediram mais de 10 horas de trabalho. Tendo abandonado o verniz, voltei à história de latão simplesmente polido para torná-lo um pouco mais brilhante! Técnica que não é confiável, já que o latão também acabou manchando. Então, antes de cada exposição, eu tinha que desmontar cada retrato para aperfeiçoá-lo. O que foi um trabalho tedioso, já que cada pedaço do retrato é fixado em uma placa de madeira coberta com tecido, tão impossível de polir sem desmontar.
Cada peça é presa, exceto que na parte de trás enrosquei os prendedores para fixá-los com micro porcas. Portanto, não os fiz revestidos a ouro para lhes dar um lado ostensivo, mas para resolver um problema técnico. Inicialmente, não achei que conseguisse perceber o retrato dele pela simples razão de que é impossível me desvanecer. É tudo ou nada!!! E as feições de Michael Jackson eram tão boas que eu podia imaginá-lo tendo sucesso. Meus primeiros retratos foram todos de desenhos animados que, provavelmente, serão o assunto de um dos meus vídeos do youtube descrevendo a cronologia e a evolução. [...] Para constar, meu Michael, depois de uma solda perdida, acabou no lixo, o que exigiu um dia de trabalho para endireitar a bola que eu havia feito."
Se ele nos explica todo o tempo gasto para realizar esse retrato, JHB especifica que ele não inclui a assinatura que, por si só, lhe pediu três semanas de trabalho: 
''Ele é o que leva a assinatura original, para os outros. Eu o integrei digitalmente. A assinatura em si da sua história ... mas isso é outra história.''
"Farei uma confissão, já que ele dormiu 20 anos em sua caixa de transporte para as exposições, nunca tinha percebido como ele "brilha" ao anoitecer! À noite, sua cor dourada desaparece e a luz começa a brilhar nele, fazendo dele uma joia de verdade!"

Fonte: https://mjfrance.com