A música e a mensagem de Michael, mais vivas do que nunca


''They Don't Care About Us* é o hino indispensável nos dias de hoje''
Matéria publicada no site The Medizine em 03 de Junho de 2020

''O reverendo Al Sharpton disse em seu célebre discurso no funeral de Michael Jackson no Staples Center que o artista falou de racismo, desigualdade, pobreza, ecologia e brutalidade policial muito antes de se tornar "moda". Durante a quarentena do Covid-19, milhares de pessoas anônimas de todo o mundo começaram a colocar a música de Jackson Heal the World em suas varandas.

Tantas pessoas continuaram a fazê-lo, que o Espólio de Michael Jackson acabou fazendo uma versão oficial do vídeo da música com imagens de procedimentos de higiene de todo o mundo. A mensagem do Rei do Pop parecia mais atual do que nunca.

E ele está certo, não é que Jackson tenha sido o primeiro a fazê-lo da música, mas ele foi um pioneiro [talvez com Lennon] em dizer todas essas verdades sendo o maior artista do mundo, com a abertura e o impacto de sua mensagem foi muito maior.

Como sempre, essa mistura entre música de qualidade, mensagem social e milhões de fãs em todo o mundo significa que em quase todo momento histórico há uma música do artista que está se tornando viral. Agora não está sendo diferente.

O que não poderíamos imaginar é que uma segunda música se tornaria viral tão rapidamente, embora novamente por causa de como o mundo parece continuar a arruinar.


O brutal assassinato racista de George Floyd [foto acima*] pelas mãos do policial Derek Chauvin trouxe de volta as piores costuras da América. Logo, ocorreram manifestações, tumultos, apagões nas redes sociais e a música They Don't Care About Us foi novamente compartilhada centenas de milhares de vezes no país por cinquenta estados.

Não é de surpreender que a música seja o único hit mundial da história [foi o top 10 em 16 países em 1996] por falar abertamente sobre o racismo policial e institucional nos Estados Unidos, tanto que parte da letra diz o seguinte:
Me diga o que aconteceu com minha vida
Eu tenho esposa e dois filhos que me amam
Eu sou vítima da brutalidade policial, agora
Estou cansado de ser alvo do ódio
Você acaba com meu orgulho
Oh, pelo amor de Deus
Olho pro céu pra cumprir sua profecia
Me liberte
Me diga o que aconteceu com meus direitos
Eu sou invisível porque você me ignora?
Sua proclamação me prometeu liberdade, agora
Estou cansado de ser vítima de vergonha
Estão jogando meu nome na lama
Não acredito que nasci nesse país
Você sabe que eu odeio dizer isso
O governo não quer enxergar
Mas se Roosevelt estivesse vivo
Ele não deixaria isso acontecer, agora
Tudo o que eu quero dizer é que
Eles não ligam pra gente
[...] Não é de surpreender que They Don't Care About Us tenha acabado se tornando um dos hinos contra o racismo e a brutalidade policial nos Estados Unidos, especialmente para a primeira versão do clipe. Se o vídeo mostrou imagens explícitas de violência policial [muitos canais se recusaram a mostrá-lo por causa desse problema, é por isso que eles filmaram um segundo vídeo], hoje está mais atual do que nunca, embora, infelizmente, nunca tenha parado de ser assim.

É por isso que já existem versões diferentes da música, mostrando diretamente as imagens atuais dos agentes das forças de segurança do Estado, latentes à agressividade das minorias, principalmente dos afro-americanos. Uma realidade que parece uma mentira que continua a existir em meados de 2020 e que esperamos que pare imediatamente.


Michael Jackson, sua música e mensagem ainda estão mais em voga do que nunca. Um cara que poderia ter tomado o caminho mais fácil como a maioria de seus colegas, mas decidiu cantar sobre todas as coisas ruins do mundo.

Tanto que ele viu o que havia de errado nos Estados Unidos que teve que suportar duras e falsas acusações durante uma parte de sua vida. E é que, no final, sempre haverá alguém que não quer que as verdades sejam contadas e que não quer que você ligue seu cérebro.

Jackson foi morto direta ou indiretamente com base na destruição de sua imagem por interpretar assuntos que não eram confortáveis, mas aparentemente, aquele pobre garoto de Gary, que se tornou o maior artista do mundo, não apenas não está morto, mas ainda é mais. vivo do que nunca... Eles não se importam conosco.''

Fonte: https://themedizine.com