As memórias de Sundberg sobre Bubbles no estúdio


"Contexto. É sempre sobre o contexto comigo. Qualquer um que folheasse os canais a cabo ou passasse pelas prateleiras de tablóides nos anos 80 e 90 sabia que Michael Jackson adotou um chimpanzé chamado Bubbles. Na verdade, ele acabou adotando vários chimpanzés, mas Bubbles era de longe o mais reconhecido. Então, de certa forma, havia uma associação direta entre Michael e Bubbles. 

A razão pela qual mencionei o contexto é porque a imprensa (surpresa!) tinha esse jeito de enganar os telespectadores e leitores de que o companheiro constante de Michael era um chimpanzé, o que obviamente não era verdade. Quando comecei a cruzar caminhos com Michael diariamente e semanalmente em 1985, acho que nunca vi Bubbles no estúdio até a produção do álbum Bad em 1986.

Eu ainda era muito jovem [sou cinco anos mais novo que Michael] e, pelo que me lembro, nunca havia estado perto de um chimpanzé antes. Eu ainda era relativamente novo em Los Angeles e certamente não vim de uma família com animais exóticos em nosso quintal, então quando Michael trouxe Bubbles para o estúdio pela primeira vez, foi um espetáculo. Primeiro, ele era notável e ligeiramente intimidantemente forte. Ele subia no console ou nos braços de Michael como um... chimpanzé.

Você realmente não conseguia tirar os olhos de Bubbles porque, como mencionei, ele era um chimpanzé vivo e respirando. Ele era um pouco como ter um bebê no estúdio, exceto que eu sempre tive aquelas imagens da National Geografic na minha cabeça, sobre chimpanzés na selva lutando por qualquer coisa pela qual os chimpanzés lutam. Mas Bubbles não mostrou nenhum indício de querer machucar ninguém, felizmente. 

Sinceramente, não me lembro da sequência exata de eventos durante sua primeira visita ao estúdio, mas acho que todos nós seguramos Bubbles naquele dia, e a Polaroid estava em pleno uso capturando momentos no tempo. Em algum lugar enterrado no cofre de fita de Michael provavelmente há algumas fotos de alguns dos membros da equipe - inclusive eu - pensando que estávamos segurando Bubbles, quando na realidade ele estava no controle. Você poderia falar com ele e olhar em seus olhos. Foi um pouco perturbador, mas também adorável. 

Agora, para ser claro e ao contrário do que a imprensa noticiou, Bubbles realmente só compareceu às sessões de Bad algumas vezes. Michael também trouxe dois chimpanzés menores [Lucy, eu acho...?] Que eram fofos além da descrição. Houve mais de uma ocasião em que Michael trouxe um ou mais dos chimpanzés nos dias em que ele tinha que fazer os vocais. Todos nós sabíamos que Michael era o CEO desses lindos animais, mas alguém tinha que segurá-los quando ele saía para cantar. 

Michael: "Brad, você pode segurar Bubbles enquanto eu faço esses vocais? Se ele começar a "aprontar", diga a ele que não. E você tem que ser firme, diga a ele quem é o chefe!" Ao ouvir a palavra "chefe", Michael começava a rir, sabendo o quão ridículo isso soava. Eu: "Umm, claro. Acho que posso lidar com isso." 

Por dentro, fiquei honrado, animado e apavorado, com a proporcionalidade dessas emoções mudando com frequência. Você realmente não segurava Bubbles, apenas ficava com os braços sem fazer nada ao redor dele. Ele não precisava de ajuda para ficar ligado a mim. Nos anos que se seguiram, minha esposa e eu começamos a aumentar nossa família, eventualmente com quatro lindas filhas - e posso dizer com total autoridade que segurar um chimpanzé forte e segurar uma criança são dramaticamente diferentes.

Bubbles se comportou na maior parte do tempo, e foi um alívio e um pouco triste devolvê-lo a Michael. Tanto quanto sei, Bubbles continuou a trabalhar em projetos de filmes e fotos nos anos seguintes. Acho que ele parou no Record One Studio durante a produção do álbum Decade [também conhecido como "Dangerous"] algumas vezes, mas a essa altura sua nova casa em Neverland estava pronta para morar, então ele não estava tão perto quanto antes. 

Em minhas inúmeras viagens a Neverland, eu costumava parar em seu recinto e dizer olá, e ele exibia sua incrível força e agilidade nas várias cordas e balanços de sua casa. Outras vezes, ele passeava no carrinho de golfe do Batman com Michael, fazendo as rondas pela propriedade de 2.800 acres. Isso tudo era normal, bonito e emblemático de quem Michael era. Bubbles era notavelmente bem cuidado, principalmente pelos tratadores de animais do rancho. 

Lembro que um veterinário de classe mundial vinha de Las Vegas regularmente para verificar a saúde e o bem-estar do incrível zoológico de animais de Michael. Agora eu li que Bubbles está fazendo quarenta anos!

É um lembrete constante de que o tempo só se move em uma direção, mas fico feliz em ver que ele parece estar indo bem. Quanto a mim, não prevejo adicionar nenhum chimpanzé à casa, mas é impossível ver um em um vídeo ou em um habitat sem lembrar de Bubbles e sentir a força de seus braços e o vínculo que ele tinha com Michael. Feliz Aniversário velho amigo! Feliz aniversário."

Por Brad Sundberg (Profissional em sistemas de som)

Fonte: In the Studio with MJ