''Motown 25: Yesterday, Today, Forever'' (02)


Durante a divulgação do álbum Thriller na noite de 16 de maio de 1983, 3 mil celebridades norte-americanas lotaram um teatro em Los Angeles para assistir a uma apresentação comemorativa dos 25 anos da gravadora, chamada Motown 25: Yesterday, Today, Forever.

Na seguinte passagem do livro Moonwalk de Michael, ele fala sobre seu desempenho em Billie Jean nesta noite memorável:

'O show da Motown 25 havia sido gravado um mês antes, em abril. O título inteiro era Motown 25: Yesterday, Today, and Forever (...). Fico feliz que fiz porque o show acabou por produzir alguns dos momentos mais felizes e mais orgulhosos da minha vida.

Como mencionei anteriormente, eu disse não à idéia no início. Eu tinha sido convidado para aparecer como um membro do Jacksons 5 e depois fazer um número de dança próprio. Mas nenhum de nós foi artista da Motown por mais tempo. Houve longos debates entre mim e meus gerentes, Weisner e DeMann. 

Pensei sobre o quanto Berry Gordy tinha feito por mim e pelo grupo, mas eu disse a meus gerentes e à Motown que eu não queria ir na TV. Minha atitude para com TV é bastante negativa. Eventualmente Berry veio ver-me para discutir o assunto. Eu estava editando Beat It no estúdio da Motown, e alguém deve ter dito a ele que eu estava no prédio. 

Ele veio até o estúdio e falou comigo sobre isso longamente. Eu disse: "Ok, mas se eu fizer isso, eu quero fazer Billie Jean." (...) Assim, concordamos em fazer um Jacksons 'medley, que incluiria Jermaine. Estávamos todos emocionados. Então eu reuni meus irmãos e eles ensaiaram para este show. E realmente funcionou, e ele pareceu agradável, um pouco como nos velhos tempos do Jackson 5. 

Eu coreografava e ensaiava todos os dias em nossa casa em Encino, filmando todos os ensaios para que pudéssemos vê-lo mais tarde. Jermaine e Marlon também fizeram suas contribuições. Em seguida fomos para a Motown, em Pasadena, para os ensaios. 

Apesar de termos reservado a nossa energia e nunca fomos com tudo no ensaio, todas as pessoas de lá foram chegando batendo palmas ao redor e nos observando. Então eu fiz o meu ensaio de Billie Jean. Eu só andava com ele porque ainda eu não tinha nada planejado. Eu não tinha tido tempo porque eu estava tão ocupado ensaiando o grupo.

No dia seguinte liguei para o meu escritório de gestão e disse: "Por favor, me consiga um chapéu estilo fedora - algo que um agente secreto usaria. Eu queria algo sinistro e especial, eu ainda não tinha uma idéia muito clara sobre o que eu faria com Billie Jean.

Durante as sessões de Thriller, eu tinha encontrado uma jaqueta preta, e eu disse: "Você sabe, um dia eu vou usar isso para executar. Foi tão perfeito e tão show business que eu a usaria na Motown 25. Mas, à noite, antes da gravação, eu ainda não tinha idéia do que eu ia fazer com o meu número solo. Então eu fui para a cozinha da nossa casa e toquei Billie Jean. Alto.

Eu estava lá por mim, a noite antes do show, e eu fiquei lá muito bem e deixei que a música me dissesse o que fazer. Eu meio que deixei a dança se criar por si mesma. Eu realmente a deixei falar comigo, ouvi a entrada da batida, e eu levei o chapéu espião e começou a pose e o passo, deixando o ritmo de Billie Jean criar os movimentos. Senti-me quase obrigado a deixá-lo criar-se por si mesmo. Eu não poderia ajudá-lo.

E que - sendo capaz de "fazer o passo para trás" e deixar que a dança viesse através disso - foi muito divertido. Eu também tinha praticado certos passos e movimentos, embora a maioria da performance foi realmente espontânea. Eu vinha praticando o Moonwalk durante algum tempo, e ficou claro para mim em nossa cozinha que eu iria finalmente fazer o Moonwalk em público na Motown 25.

Agora, o Moonwalk já estava na rua por esta altura, mas eu reforço um pouco quando eu fiz isso. Ela nasceu como um passo break dance, um tipo de dança que as crianças negras criaram nas esquinas do gueto. Negros são dançarinos verdadeiramente inovadores, criam muitas das novas danças, pura e simples. Então eu disse: "Esta é a minha chance de fazer isso", e eu fiz isso.

Essas crianças ensinaram-me. Deram-me o básico - e eu tinha feito isso quando estava sozinho. Eu tinha praticado juntamente com alguns outros passos. Tudo o que eu estava realmente certo é de que seria na ponte para Billie Jean. Eu iria andar para trás e para frente, ao mesmo tempo, como caminhar na lua. Um dia da gravação, a Motown estava em atraso. Tarde.

Então eu saí e ensaiei por mim mesmo. Até então eu tinha comigo o meu chapéu de espionagem. Meus irmãos queriam saber para que serviria o chapéu, mas eu lhes disse que teriam que esperar para ver. Mas eu pedi à Nelson Hayes um favor: "Nelson - depois de eu fazer o número com meus irmãos e as luzes se apagarem, pegue o chapéu para mim no escuro. 

Eu estarei no canto, conversando com o público, mas você pega aquele chapéu de volta lá e coloque-o na minha mão no escuro." Então, depois que eu e meus irmãos nos apresentamos, eu fui até a lateral do palco e disse: "Vocês são lindos! Eu gostaria de dizer que aqueles eram os velhos e bons tempos, aqueles foram momentos mágicos com todos os meus irmãos, incluindo Jermaine. 

Mas o que eu realmente gosto"- e Nelson colocou o chapéu na minha mão - "são as canções mais recentes". Virei-me e agarrei o chapéu e partí para Billie Jean, no seu ritmo pesado, eu poderia dizer que a platéia estava realmente gostando do meu desempenho. Meus irmãos me disseram que estavam se aglomerando, com a boca aberta, e meus pais e irmãs estavam lá na platéia. 

Mas eu só lembro de abrir os olhos no final da coisa e ver aquele mar de gente em pé, aplaudindo. E eu senti tantas emoções conflitantes. Eu sabia que tinha feito o meu melhor e me senti bem, tudo bem. Mas, ao mesmo tempo eu me sentia decepcionado comigo mesmo. 

Eu tinha planejado fazer um giro muito longo, para parar no meu pé, suspenso por um momento, mas eu não conseguí ficar suspenso pelo tempo que eu queria. Eu fiz a volta e árei sobre um dedo do pé. Eu queria apenas ficar lá, só congelar lá, mas não funcionou bem como eu tinha planejado. Quando cheguei nos bastidores, as pessoas ao meu redor estavam me parabenizando. 

Eu ainda estava desapontado com o spin. Eu tinha me concentrado tanto e eu sou tão perfeccionista. Ao mesmo tempo eu sabia que esse era um dos momentos mais felizes da minha vida. Eu sabia que, pela primeira vez os meus irmãos tinham conseguido uma chance de me assistir e ver o que eu estava fazendo, como eu estava evoluindo. 

Após a performance, cada um deles abraçou-me e beijou-me nos bastidores. Eles nunca tinham feito isso antes, e eu me senti feliz por todos nós. Foi tão maravilhoso quando me beijaram assim. Eu adorei! Quero dizer, nos abraçamos o tempo todo. Minha família toda abraça muito, com exceção de meu pai. Ele é o único que não o faz.

Sempre que o restante de nós vemos uns aos outros, nós nos abraçamos, mas quando todos eles me beijaram naquela noite, senti como se tivesse sido abençoado por eles. O desempenho foi ainda de roer para mim, e eu não estava satisfeito até que um menino veio até mim nos bastidores. Ele tinha cerca de dez anos e estava usando um smoking.

Ele olhou para mim com estrelas em seus olhos, congelado onde estava, e disse: "Cara, quem te ensinou a dançar daquele jeito?" Eu meio que ri e disse: "A prática, eu acho." E este menino ficou olhando para mim, boquiaberto. Eu fui embora, e pela primeira vez naquela noite me senti muito bem sobre o que eu tinha feito naquela noite. 

Eu disse a mim mesmo, devo ter feito muito bem porque as crianças são honestas. Quando o garoto me falou, eu realmente senti que eu tinha feito um bom trabalho. Eu estava tão comovido com toda a experiência que eu fui para casa bem e anotou tudo o que tinha acontecido naquela noite. Minha entrada acabou com o meu encontro com a criança. 

No dia seguinte ao show da ​​Motown 25, Fred Astaire me chamou ao telefone. Ele disse - estas são suas palavras exatas - "Você é um inferno de dançarino. Cara, você realmente ***** na noite passada." Isso é o que Fred Astaire me disse. Agradeci-lhe. Então ele disse: "Você é uma dançarino furioso. Eu sou do mesmo jeito. Eu costumava fazer a mesma coisa com minha bengala."

Eu o tinha encontrado uma ou duas vezes no passado, mas esta foi a primeira vez que ele havia me chamado para dizer: "Eu vi o especial na noite passada. Eu gravei e vou assistí-lo novamente nesta manhã. Você é um inferno de dançarino. " Foi o maior elogio que eu já tinha recebido em minha vida, e o único que eu sempre quis acreditar.

Fred Astaire me falando aquilo, significou mais para mim do que qualquer coisa. Mais tarde, meu desempenho foi nomeado para um Emmy Award em uma categoria musical, mas eu perdi para Leontyne Price. Não importava. Fred Astaire tinha me dito coisas que eu nunca iria esquecer - era a minha recompensa. 

Mais tarde, ele me convidou para sua casa, e havia mais elogios dele até que eu realmente corei. Ele quis assistir meu Billie Jean, passo a passo. O grande coreógrafo Hermes Pan, que coreografou as danças de Fred no cinema, veio, e eu mostrei-lhes o Moonwalk e demonstrei alguns outros passos que realmente lhes interessavam. 

Foi uma experiência fantástica, porque eu senti aceito na comunidade dos grandes dançarinos, e eu me senti muito honrado porque estas eram as pessoas que eu mais admirava no mundo. Logo após o show da Motown 25, minha família leu um monte de coisas na imprensa sobre eu ser "o novo Sinatra" e "emocionante como Elvis" - esse tipo de coisa. Foi muito bom ouvir, mas eu sabia que a imprensa pode ser tão inconstante. 

Uma semana eles te amam, e na semana seguinte eles agem como se você fosse um lixo. Depois eu dei o casaco preto brilhante que eu usava na Motown 25 a Sammy Davis como um presente. Ele disse que ia fazer um número no palco em referência a mim, e eu disse: "Aqui, você quer usar isso neste dia?" Ele estava tão feliz.

Eu amo Sammy. Ele é um homem fino e um showman real. Um dos melhores. Eu estava usando uma luva única por anos antes de Thriller. Senti que uma luva ficou legal. Usando duas luvas parecia tão comum, mas uma única luva foi diferente e foi definitivamente um look. 

Mas eu tenho acreditado, há muito tempo, que pensar muito sobre o seu visual é um dos maiores erros que você pode fazer, porque um artista deve deixar o seu estilo evoluir naturalmente, espontaneamente. Você não pode pensar sobre essas coisas, você tem que sentir isto dentro de si.' 

Fonte do texto: o livro Moonwalk de Michael Jackson


*Na imagem acima, a celebração durante a festa do show Motown 25.