My Friend Michael (13)

Michael em sua Dangerous Tour
'O ano é 1993. Pense em todas as coisas horríveis que você ouviu sobre Michael Jackson em torno deste tempo. Pense em todas as piadas em programas de fim-de-noite, todos os rumores feios, todas as acusações e todos os nomes.

Agora imagine sendo a pessoa - a pessoa inocente - para quem toda esta energia e ódio ridículo e negativo está sendo dirigido. Imagine o estrago que lhe causaria, mesmo o mais forte dos homens.

Michael era um profissional. Embora as suas performances nunca sofressem durante esta época do julgamento, ele mesmo o fez. Ele dizia: 'Eu tenho pele de rinoceronte. Eu sou mais forte do que todos eles.' mas Eddie e eu pudemos ver a verdade por trás da bravata. As acusações que o pai de Jordy tinha feito contra Michael foram uma fonte de ansiedade implacável para ele.

À noite, às vezes, ele desabafava: 

'Eu não acho que vocês percebam' ... e nós certamente não o fazíamos... 'Eu tenho o mundo inteiro pensando que eu sou um molestador de crianças. Vocês não sabem o que se sente ao ser falsamente acusado, ao ser chamado de Wacko Jacko. Dia após dia, eu tenho que subir no palco e me apresentar, fingir que tudo está perfeito. Dou tudo o que tenho, eu dou o desempenho que todos querem ver. Enquanto isso, meu caráter e reputação estão sob constante ataque. Quando eu saio fora dessa parte, as pessoas olham para mim como se eu fosse um criminoso.'

Eu acho que sem o nosso conhecimento, proteger ao meu irmão Eddie e a mim deram a força necessária para que Michael continuasse a turnê, enquanto ele pudesse. Especialmente Eddie, que tinha apenas 11. Michael era o responsável por nós. Ele não poderia desmoronar na frente das crianças. Ele tinha que ser forte para nós, e de alguma maneira, isso o ajudou a manter-se. 

Quando chegamos na Cidade do México, ninguém, incluindo o próprio Michael, sabia que seria a última parada da turnê. Quer seja pela angústia mental causada pelas acusações de pedofilia ou o desgaste físico por realizar tantos shows, Michael estava em profunda dor, a cada noite.

Durante cada show, ele perdia muito líquido e estava em risco de desidratação, e ele precisava de um médico, às vezes dois deles, para ajudá-lo a se recuperar. Eles o visitavam durante todo o dia para dar-lhe os nutrientes e hidratá-lo. Ele bebia Ensure, um complemento de vitaminas e proteínas, para se reabastecer.

Mas, então, à noite, um médico sempre vinha antes dele dormir, para dar-lhe o que ele chamava de 'remédio'. Eu era uma criança. Tudo o que eu sabia era que o médico lhe dava este medicamento para ajudá-lo a adormecer. Só mais tarde eu saberia que era Demerol

Michael foi introduzido à prescrição médica, em particular o Demerol, antes de eu conhecê-lo. Em 1984, seu cabelo pegou fogo enquanto ele estava gravando um comercial da Pepsi. Ele sofreu queimaduras de segundo e terceiro grau no couro cabeludo e no corpo. Eram terrivelmente dolorosas e os médicos prescreviam analgésicos.

Agora, em turnê, e novamente em profunda dor física, Michael havia voltado a essas drogas.Talvez ele estivesse simplesmente seguindo as ordens dos médicos: a sua adrenalina estava tão alta após cada show, que esta seria a única maneira dele poder dormir.

Por tudo o que sei, os tratamentos podem ter sido ideia dele. No entanto, ao longo do tempo, Michael começou a confiar no Demerol para relaxar após os shows, e muito provavelmente para escapar do estresse esmagador, da pressão e das responsabilidades de sua vida extraordinária.

Quem pode realmente imaginar como era para ser Michael? Fãs devotados gritavam em torno dele o dia todo, e à noite ele se apresentava por várias horas, como o Rei do Pop. Voltando para casa, ele teria que dar a marcha à ré, tentando descansar, a fim de fazer tudo de novo no dia seguinte. 

Como impossível devia ser baixar do nível hiperativo do show para a calma completa do sono. Não era um caminho natural para um ser humano viver. Só uma máquina poderia ter feito isso. Esta era a sua agenda, o dia-a-dia. E então, em cima de tudo isso, o peso esmagador das falsas acusações de abuso sexual infantil.

Eu não poderia dizer que ele estava chateado, cansado ou oprimido, mas quando meu pai periodicamente se juntava a nós durante a excursão, ele via que Michael estava sob muito estresse e que isso o afetava de forma física. 

Como eu vejo agora, quando ele ficava completamente esgotado e sobrecarregado, Michael tinha apenas duas opções. Uma delas seria dizer: 'Eu não posso mais fazer isso' e ir embora. Mas Michael era um perfeccionista. Ele não queria mostrar fraqueza. 

Ele queria provar ao mundo que ele era inocente das acusações contra ele e que ele era forte o suficiente para combatê-los. Então, para ele, desistir não era uma opção. Sua única outra opção era usar algo que significaria que ele poderia simplesmente suportar. Michael não estava tentando obter alta. Ele tinha que ir em frente com sua vida, apesar das pressões intoleráveis, e ele fez isso da única maneira que poderia.

Na época, o remédio que Michael usava para dormir não afetou minha experiência com ele. O médico vinha, em seguida, e Michael ia para a direita da cama. Eu entendia que ele estava tomando remédio para ajudá-lo a dormir. Eu não sabia nada sobre a prescrição do remédio para dor. O médico estava lá para se certificar de que ele estava saudável. 

Para o jovem adolescente que eu era, o mundo ainda era um simples lugar em preto-e-branco, onde os médicos sempre prescrevem medicamentos para curar seus pacientes. Eu supunha que meu amigo estava em boas mãos. Agora, quando olho para trás nessa viagem através dos olhos de um adulto, posso discernir um par de casos em que o estresse vivido por Michael diariamente, e a devastação que estava causando, eram evidentes.

Um exemplo ocorreu quando Eddie, Michael e eu estávamos fazendo o trabalho escolar. Michael parecia bem. Normal. Então, de repente, no meio de uma conversa, ele disse algo muito estranho. 'Mamãe' ele disse: 'Eu quero ir para a Disneylândia e ver o Mickey Mouse.'

Fiquei surpreso, confuso.

'Cabeça-de-maçã! Você está bem?' perguntei. Ao som da minha voz, Michael voltou à realidade. Ele parecia não perceber o que ele acabara de falar.

Quando eu repeti as palavras de volta para ele, ele disse: 'Deve ser o medicamento. Às vezes, o remédio me faz isso.' Essa foi a primeira vez que eu senti que ele não estava lá. Eu estava preocupado e, mais tarde, eu perguntei ao médico sobre isso.

Ele disse que esse lapso de Michael era um efeito colateral do remédio que ele tomava, que não era nada para se preocupar. Eu tinha treze anos de idade. Mais uma vez, eu confiei nos médicos. Por que não deveria? Só agora é que me parece que, se em um momento de confusão psíquica, Michael revelava suas verdades mais profundas, era simplesmente que ele queria ser um garoto cujos pais o levassem à Disneylândia.

Outra vez, em Santiago, houve o incidente na banheira quente do hotel. Eddie, Michael e eu estávamos em imersão na banheira de água quente, talvez brincando e vendo quanto tempo poderíamos manter nossa respiração subaquática.

(Por alguma razão, sempre que Michael fosse nadar, ele usava calças de pijama e uma camiseta. Ele nunca usava roupa de banho.)

Michael, de repente, disse: 'Eu vou segurar minha respiração' e mergulhou. O tempo passava. Mais tempo se passava. Olhava para Eddie nervosamente. No começo, eu poderia ver as bolhas subindo de seu nariz. Em seguida, não houve mais bolhas. Finalmente, eu não aguentei mais. Mergulhei para baixo e puxei Michael até à superfície. Eu disse: 'Cabeça-de-maçã, você está bem?' Ele estava consciente, mas não estava em si.

'Sim, eu não sei o que aconteceu' respondeu ele. 'Devo ter caído no sono.'

Isto pode soar estranho, mas apesar da maneira que possa parecer, eu estou quase certo que ele não estava usando remédios. Eu o conheci ao longo dos muitos anos e tive a oportunidade de desenvolver uma boa ideia de quando ele estava em algo e quando ele não estava, e em retrospecto, eu realmente acho que neste caso ele estava sóbrio.

Ele tinha um olhar atordoado em seu rosto, como se ele realmente não pudesse acreditar no que tinha acontecido. Ele continuou pedindo desculpas e dizendo que ele não queria nos assustar. Ele sabia que dependíamos dele e ele não queria mostrar a sua vulnerabilidade.'