Depoimento de Smith Wordes

Michael e Smith
A atriz e bailarina Smith Wordes fala sobre 
as três vezes em que trabalhou com Michael Jackson  

No filme Captain Eo 

''Tivemos períodos muito longos de ensaio. Eu acho que nós provavelmente ensaiamos durante seis semanas, o que é inédito no mundo do vídeo. Usávamos roupas de borracha e macacões emborrachados com iluminação 3D.

Captain Eo
E Michael era grande, ele era simplesmente engraçado, brincalhão, trabalhador. Ele dançou tão duro como qualquer um de nós.''

No vídeo Smooth Criminal

''Michael decidiu que não seria uma seção inteira de improviso. Ele falava Annie are you ok are you ok (Annie você está bem, você está bem), ficávamos em silêncio e Michael começava a gritar.

Fomos instruídos pelo diretor e pelo coreógrafo e por Michael para fazermos os movimentos de acordo com o nosso sentimento.

Você vê o movimento das pernas e eu sei que há uma cena quando eu começo com isso. Há um pequeno gato que caminha sobre o piano e você vê os vidros se quebrando e eu fiz aquele movimento de arco com a minha perna e esse é o início da seção.

Você começar a ouvir gemidos e Michael começa a gritar. Então Michael vai para um canto: Annie are you ok? e depois todos nós cantamos com ele.


Nos foram oferecidos protetores de ouvidos, porque a música estava tão alta que balançava o chão. Era assim porque Michael queria sentir a alma da música.

Se você observar cuidadosamente, verá que quando ele está fazendo passos do tipo ''dança de rua'' e não havia nada de programado sobre o que ele estava fazendo, ele foi brilhante. Cada dançarino se move ao assistir o movimento de Michael.

Ele faz todo mundo que não pode dançar sentir o dançarino em si. Porque vem do coração e da alma. Ele simplesmente tem a alma de um dançarino.


Michael ensaiava Smooth Criminal todos os dias na hora do almoço, e todo o elenco de bailarinos era convidado para os dailies. Os  dailies são os juncos onde você começa a ver todas as imagens gravadas no  dia anterior. Isso é inédito.

Os produtores raramente permitem a qualquer artista nos dailies e Michael apenas queria que tivéssemos a recompensa pelo nosso trabalho. Foi um presente muito bom. Foi um presente muito bom e eu nunca recebi isso que em qualquer outro lugar.

Eu acredito que Michael sempre tem a decisão final. Muito discretamente, muito suavemente e a portas fechadas.''

No vídeo Black or White

(Smith Wordes coreografou a seqüência
de metamorfose de Black or White)

''Eu precisava criar algo que tivesse o sentido de música e ritmo que acompanhasse a metamorfose. Então eu coreografei  a sequência que era apenas da cintura para cima.''

A cena de metamorfose no vídeo

(Smith levou a sua filha para visitar o set de filmagem)

''Foram bons momentos com Michael... eles assistiram o filme A Pequena Serreia e brincaram com uma caixa cheia de perucas. Ela comeu tantos doces o suficiente para que no momento em que ela chegasse em casa, ficasse com cólicas. Michael só queria lhe oferecer um pouco de fantasia.''

Fontes:
http://rhythmofthetide.com
http://www.lipstickalley.com