Depoimento de Fátima Robinson


''Quando eu era criança, eu era muito orgulhosa de saber que meu aniversário acontecia no mesmo dia que Michael Jackson. Ele era um grande artista. E eu acreditava que poderia ser da mesma forma, por ter nascido no mesmo dia.

A primeira vez que vi Michael Jackson dançando foi quando eu assisti os seus vídeos com o Jackson Five. Eu também lembro da minha mãe ter o álbum Off the Wall e eu não conseguia parar de pensar o quão incrível ele era.

As paredes do meu quarto estavam repletas de cartazes de MJ, até o ponto que parecia papel de parede, porque cada centímetro da parede era revestida. Eu tinha bottons, revistas, o nome dele. Quem diria que eu teria uma chance de trabalhar com ele?

Eu coreografei o vídeo Remember the Time. Nós ensaiávamos em um estúdio que estava localizado perto do restaurante Roscoe’s Chicken & Waffles (Los Angeles). Ele nos disse que nunca tinha comido lá antes, então nós o fizemos tentar.

Ele era muito divertido. Ele trazia enormes alto-falantes, para que as pessoas pudessem realmente ouvir a batida. Ele era um daqueles dançarinos que faziam a contagem básica até oito (porém não contando os números) ele contava fazendo a batida com ruídos em sua boca, incrível!

Com figurantes do video
Aos 21, Fátima coreografou Remember The Time

Conversamos muito sobre o hip-hop. Ele tinha um monte de perguntas e era muito aberto, e ficávamos felizes em responder. Parte do que fazemos como coreógrafos é que nós não só ensinamos uma rotina, mas nós gostamos de puxar o talento natural de um dançarino, tanto quanto nós gostamos de dar e melhorar o que já está lá.

Michael era naturalmente um dançarino incrível, portanto, muito do que as pessoas viram no vídeo veio dele, porque quando você realmente sente a música, seu corpo reage naturalmente e faz o que faz.

Uma das minhas jogadas preferidas em Michael Jackson é quando ele se eleva nas pontas dos dedos dos pés, estende suas mãos e grita, mas quando ele gira repetidamente e sem esforço, é verdadeiramente surpreendente.

Assim, muitos dançarinos e artistas o estudavam. Nós não temos acesso a quaisquer aulas de dança formais para nos ensinar o seu estilo de dança, mas assistimos suas performances e as estudamos mais e mais. Nós éramos todos seus estudantes e tentávamos imitá-lo, porque ele fazia isso melhor do que ninguém.

Ele era um perfeccionista, e o que você via cada vez que ele dançava era o seu amor pela apresentação, e você sabia que ele estava fazendo exatamente o que ele tinha sido colocado na Terra para fazer."

Fátima Robinson (coreógrafa)

Fonte: Essence Magazine