Depoimento da fã Daniele Vicente


''Quando eu conheci Michael Jackson havia se passado 8 anos, 5 meses e 23 dias da sua trágica morte. Não, eu não sou uma criança, na verdade eu tenho 33 anos, e é claro que eu conhecia o nome "Michael Jackson, o Super Astro, o Rei do Pop" e tal, assim como o mundo todo conhecia, mas quando eu digo conhecer quero dizer "realmente conhecer", buscar conhecimento a seu respeito.

Minha infância no interior de São Paulo, sem muitos recursos, foi influenciada musicalmente pela minha mãe que gostava muito de sertanejo, sendo assim Michael Jackson não me foi apresentado; porém desde muito nova, na época de Black Or White (aliás foi essa a primeira música que ouvi de Michael) eu ouvia nos jornais e lia nas revistas todas aquelas coisas que diziam dele: que ele era andrógeno, bissexual, homossexual, estranho, esquisito, racista por não se aceitar negro e querer mudar sua pele, enfim, e sem nenhum interesse em mudar esse pensamento nunca busquei conhecê-lo verdadeiramente (nem pra saber se era verdade ou não tudo aquilo) eu apenas tomei o caminho mais fácil, assim como milhares de pessoas, que era "acreditar em tudo!"

Então quando veio 1993 e as terríveis acusações, mesmo com apenas 9 anos eu assisti tudo e o culpava novamente, pensava assim: "se tem queixa, alguma coisa tem de errado..." dai então veio o pagamento para a família, pronto: "viu só, se ele não devesse ia até o fim pra provar o contrário!"

Bom, em 2003 novamente o escândalo, que tomou conta dos jornais e revistas, confirmando na minha mente a veracidade de tudo. Eu tinha raiva até do seu nome, de ouvir falar sobre ele, porque realmente eu o odiava por ser alguém tão mau, que só porque tinha dinheiro e influência podia fazer o que queria e com quem queria...

Ao final do julgamento não acreditava na absolvição dele, pra mim ele havia comprado o juri, de alguma forma havia burlado o sistema.

Mas dia 25 de junho de 2009, eu já adulta, casada e mãe de 1 casal de filhos, ouço algo na tv que me paralisou, literalmente, eu não conseguia me mexer, "MICHAEL JACKSON ESTÁ MORTO!!!" Achei que estava paralisada de emoção e alegria, por finalmente esse homem manipulador, egocêntrico e totalmente mau havia sumido de vez dessa terra e não faria mal a mais ninguém, mas para a minha total surpresa eu estava extremamente triste, arrasada e chorava compulsoriamente, sem entender o porquê!

Fiquei assim por 2 dias, chorando e totalmente confusa! Mas nem a sua morte e todo aquele sentimento que brotou em mim me fizeram mudar totalmente o meu pensamento a seu respeito, eu entendi que estava assim por mim, por eu ser incapaz de desejar a morte de alguém, quem quer que seja e comemorar isso... Mesmo porque eu o achava tão sacana que acreditava sim que ele havia forjado sua própria morte!

Foi então que no dia 18/11/2017, meu irmão (que a propósito gostava muito das suas músicas), me mandou um vídeo onde Rodrigo Teaser interpreta o Michael em um canal de humor no YouTube, e como eu adoro vídeos de piadas e tal, resolvi assistir, só por diversão mesmo... Eu e meus flhos (tenho hoje 4 filhos) assistimos o tal vídeo e foi muito engraçado, tanto que assistimos 20 vezes rsrs...

Mas o que mais me chamou a atenção foi a interpretação do Rodrigo, uma fala mansa, suave, totalmente diferente do que eu imaginava, e isso despertou em mim a curiosodade de saber se o Michael falava mesmo daquela forma ou se era apenas uma encenação muito bem humorada.

Daquele dia em diante eu fui procurar entrevistas para comparar seu comportamento com o do Rodrigo, e fui me surpreendendo a cada vídeo que eu encontrava. Foram inúmeras noites em claro, sem exagero, que eu ficava na frente da tv assistindo entrevistas, documentários sobre a sua vida e carreira no canal do queridíssimo Daniel Jackson (Canal MJFanForum), e inclusive desmistificando a ideia de ele ter forjado sua própria morte pelos vídeos maravilhosos do Sandro Big Jackson (Canal Michael Jackson de Verdade), enfim me apaixonei profundamente!

Nessa corrida por conhecimento, meus filhos me acompanharam, até porque a TV não passava outra coisa a não ser relacionada a Michael, então não tiveram outra escolha, mas eles também foram conhecendo o verdadeiro Michael, não o inventado que eu achava que conhecia, mas sim o Michael bondoso, amoroso, temente a Deus, caridoso, respeitador, maravilhoso, e que sofreu tanto, mas tanto nesse mundo mas foi acima de tudo extremamente forte!

Sofri e sofro muito preconceito por ele, até na igreja que eu congregava me tiraram do corpo de obreiros quando viram que eu estava compartilhando fotos e histórias do Mike nas minhas redes sociais, então comecei sentir que as pessoas da igreja nos olhavam como se estivéssemos cometendo pecados terríveis.

Ainda existem milhares de pessoas que pensam como eu pensava, e que também não procuram conhecê-lo de verdade, por isso hoje toda oportunidade que tenho conto minha história pra tentar levar a verdade, porque eu acredito que nunca é tarde. Meus filhos querem ser o "Michael Jackson", tanto pelo lado humanitário como artista; sabem todos seus passos e ensaiam todos os dias ( Lucas de 11 anos e Lorenzo de 4 anos) querem se apresentar nas ruas aqui da cidade e ajudar a nossa família!

Sinto que assim posso me redimir por tanto mal que desejei a ele e por ter sido tão injusta. Sei que ele não está mais aqui, mas como eu disse, nunca é tarde! Em algum momento da minha vida eu despertei pra verdade a seu respeito e se eu conseguir mais "um" pelo menos que também desperte já me sinto feliz, por isso hoje quero espalhar esse amor que ele tanto se esforçou para espalhar e com a ajuda de um terço do planeta que o ama e também acredita nele, juntos podemos mudar e curar o mundo!

Daniele Vicente Ferreira dos Santos, Foz do Iguaçu/PR
(leitora do blog 'Cartas para Michael')

*Publicação autorizada pela autora.