As memórias de Michel Legrand


Difícil resumir a carreira de Michel Legrand, que nos deixou em 26 de janeiro de 2019, com a idade de 86 anos, tanto que este artista francês marcou a música. Músico, compositor, cantor e arranjador. Sua carreira internacional começou nos Estados Unidos pouco depois. Sua amizade com Quincy Jones abriu as portas para Hollywood e os prêmios mais prestigiados.

Mais de 60 anos de carreira para este homem que "amava a música à loucura". E que, claro, conhecia Michael Jackson. Suas memórias com o Rei do Pop são citadas na autobiografia lançada em setembro de 2018 [Edições Fayard]:

"Uma manhã de sol, uma chamada improvável, irreal:

'Olá Michael, é você ao telefone?'

Eu ouço um timbre reconhecível, tanto empoleirado quanto infantil, Michael Jackson, nosso elo remonta ao início de sua carreira solo. Em seu terceiro álbum, Michael gravou uma de minhas músicas, Happy, com uma voz ainda encharcada na adolescência. [...]

Mais tarde, vamos fazer o melhor entendimento, através do amigo Quincy. Minha memória me conduz a um jantar memorável em 1984. Michael reinventa os códigos da música pop, ele se tornou um superstar. Nós estão sentados na sala de estar de um restaurante de Los Angeles, quero pedir um favor.

'Você sabe, Michael, minha filha Eugenie ouve seus discos sem parar. Ela tem quatorze anos, você é o herói dela, você assina um autógrafo para ela? É a melhor surpresa que posso lhe trazer dos Estados Unidos.'

Michael sorriu e correu com um zelo que excedeu minhas expectativas: ele tomou o cartão de menu e, na margem, escrevendo cuidadosamente uma história original que mostra desenhos ingênuos pequenos, como iluminações. Lhe pedi uma dedicatória e ele a escreveu e colocou uma assinatura muito gráfica.

Duas semanas depois, de volta à França, acenei o precioso presente para Eugenie. Ela o examina com um olhar desapegado, se não indiferente:

'Isso é legal, mas não me interessa mais: agora sou fã de Madonna!'

No dia seguinte, o presente foi jogado fora. Essa história se tornou uma lenda na família. Minha querida Eugenie ri novamente hoje.'

Alguns anos depois, durante os anos da HIStory Tour, Michael Jackson era visto frequentemente na França. Em 15 de janeiro de 1997, o novo musical de Michel Legrand, The Wall Murasse, estava sendo apresentado no Théâtre des Bouffes Parisiens, em Paris. Adaptado do fantástico romance de mesmo nome Marcel Aymé, publicado em 1941, apresenta um homem com um dom singular para atravessar as paredes sem ser incomodado. Michael Jackson participou de uma das apresentações ao lado de Michel Legrand, na primavera de 1997.


Acima: Michael Jackson, Michel Legrand [em primeiro plano], Isabelle Georges [comediante no musical] e Stanley Donen [à esquerda], segurando o livro Le Passe Muraille.

"De volta à 1997. ouvir a voz de Michael Jackson no aparelho me pega de surpresa. [...] Para evitar as multidões de fãs e paparazzi que esperavam por ele em frente ao Plaza Athenee, Michael desceu em incógnito no Disney Hotel em Marne-la-Vallée. Contra todas as probabilidades, ele está ansioso para ver o Wall Pass, que ele ouviu falar de Quincy. Seu pedido me toca e me embaraça ao mesmo tempo:

'Michael, seria com prazer. Mas temo a sua presença. Com você, o show não estará mais no palco, mas na sala.'

Ele já pensou sobre a questão:

'Confie em mim, eu me vestirei sobriamente, chegarei em sigilo. logo antes que a cortina se levante, na escuridão. Ninguém vai me reconhecer!'

Como recusar tal pedido? Especialmente desde que seu serviço de segurança identificou a cena para desenvolver um tempo preciso: chegada às 20:29, trinta segundos para subir as escadas, outros trinta para acessar os lugares, no meio da fileira, início do show às 20h30.

No entanto, uma questão essencial me aflige: devemos alertar os atores? Eu tento falar com Brialy, mas ele permanece inacessível naquele momento. A sabedoria me aconselha a ficar quieto. O anúncio da presença "Jacksoniana" poderia prejudicar o desempenho. Até o último segundo, as notícias continuarão secretas.

Às 20h29, com uma pontualidade diabólica, uma limusine com vidros escuros pára em frente ao teatro. Nossos dois convidados saem. Ao descobrir Michael, tenho um choque térmico. Para ele e para mim, a palavra "sobriedade" não deve ter o mesmo significado: ele está literalmente disfarçado de Zorro, com uma capa preta, uma jaqueta listrada e um chapéu. Seria uma fantasia comprada na loja do Mickey?

Do lado de fora, Michael parece um anúncio vivo para Walt Disney: Zorro e Bambi se fundiram no mesmo corpo. Por um momento, me surpreende que Stanley Donen não esteja vestido como Peter Pan.

Apesar da pouca luz, a chegada deles na sala não passa despercebida, especialmente porque Michael não retirou o chapéu. Eu me sento ao lado deles, na quinta fila, para servir como intérprete. Sem literalmente entender as sutilezas do texto, Michael exclama com uma risada sonora, idêntica à de uma criança na frente de um desenho animado.

Entre os atores, sentimos um certo problema. Do palco, eles viram a estrela, mas eles se seguram, contendo sua emoção. No último balé, Francis Perrin explode. Em um piscar de olhos, ele esboça alguns passos desajeitados de Moonwalk, em seguida, coloca a mão na virilha, o que desencadeia a risada geral. Para saudações, Michael se levanta para aplaudir violentamente, arrastando a sala com ele.''

Com o ator francês Francis Perrin