Adrian Grant se pronuncia sobre ''Leaving Neverland''


A declaração oficial de Adrian Grant, o criador e diretor executivo do espetáculo ''Thriller Live'' e autor do livro ''Michael Jackson - The Visual Documentary'

"Não importa o que eu diga ou faça, a mídia sempre escreverá o que eles quiserem de mim."
- Michael Jackson, junho de 2002

Esta foi a resposta de Michael Jackson para mim quando lhe perguntei sobre como ele foi percebido na imprensa, e por que ele não saiu e lhes disse quem é o verdadeiro Michael Jackson longe dos holofotes. A mídia seria um assunto que discutimos várias vezes ao longo dos anos, desde sua aparição no Brit Awards em 1996, até como ele sentiu que deveria haver uma queima de todos os jornais que o haviam perseguido. Para citar as letras de sua música, Tabloid Junkie,

"Só porque você leu em uma revista, ou vê na tela da TV, não quer dizer que seja verdade.''

Michael Jackson está atualmente sendo executado publicamente por acusações feitas contra ele por Wade Robson e James Safechuck, que ele considerava amigos próximos. Apesar do fato de que as histórias contadas por esses dois homens mudaram repetidamente e são muitas vezes contraditórias, a mídia optou por tratar suas reivindicações como fato, mesmo que não haja nenhuma evidência real para respaldar suas alegações.

Além disso, eles foram testemunhas-chave para a defesa de Michael em 2005, quando ele foi completamente inocentado em um tribunal, onde os dois homens declararam que nunca haviam sido abusados pela estrela. Além disso, Michael foi secretamente investigado pelo FBI por um período de mais de 10 anos e o relatório publicamente disponível afirma que eles não encontraram nenhuma evidência de qualquer ato errado por parte de Michael.

Quando Michael morreu em 25 de junho de 2009, eu pensei que ele finalmente descansaria em paz, com seu legado musical deixado para todos nós desfrutarmos e seu trabalho como um filantropo a se admirar, ainda tendo uma influência positiva em todo o mundo.

No período que antecedeu a transmissão do documentário, Leaving Neverland, mais e mais influenciadores de celebridades saíram e rotularam Michael Jackson de pedófilo, com algumas organizações de mídia denunciando sua música ou existência por completo. 

Nada mais do que Oprah Winfrey. Esse linchamento público é realmente vergonhoso porque, é claro, Michael não pode se defender contra as acusações feitas contra ele e, porque as leis de difamação não protegem os mortos, qualquer um pode dizer qualquer coisa que desejarem sobre ele, sabendo que não podem ser processados.

Me deixe ser claro, eu acredito fortemente que qualquer pessoa que alegue abuso de qualquer tipo deve ter sua voz ouvida. Mas, em um tribunal de justiça, seus testemunhos seriam ouvidos e examinados de forma cruzada, e as evidências seriam escrutinadas a fim de garantir um veredicto justo. 

Neste caso, o fracasso em apresentar qualquer evidência ilusória ou entrevistar qualquer um que pudesse desafiar as versões dos eventos dos acusadores faz do 'documentário' um filme de terror totalmente unilateral, habilmente editado com a única intenção de enforcar Michael Jackson no filme. no tribunal da opinião pública.

Fui aconselhado por alguns a não me envolver com este debate. Não dizer nada e deixar passar. Mas eu não posso fazer isso. Seria moralmente errado eu permanecer em silêncio, como é para a mídia condenar Michael sem um julgamento justo ou provas.

Quero dizer isso sobre o homem que conheci por 21 anos, com quem viajei pelo mundo e passei inúmeras vezes em Neverland, hotéis e no estúdio de gravação: Michael Jackson era a pessoa mais gentil e amorosa que já conheci.

Infelizmente, às vezes são desses que mais tiram vantagem. Michael era uma alma única e bonita que tinha o coração de uma criança e, sim, ele às vezes agia como uma criança grande - cheia de risos, alegria e alegria. Não são qualidades ruins para ter!

Em março de 1990, me tornei a primeira pessoa a publicar um artigo sobre a vida na casa de Michael, o rancho Neverland. Eu contei a história muitas vezes, mas vou recontar uma pequena parte aqui para lhe dar uma visão de quem ele realmente era.

Eu tive a sorte de ser convidado para gravar um estúdio onde Michael estava gravando seu álbum, Dangerous. Eu estava lá para lhe entregar um prêmio dos leitores do Off The Wall, uma revista de fãs que eu publicava

Michael ficou maravilhado com o prêmio, uma pintura a óleo de 6 x 3 pés retratando sua carreira de 21 anos na época. Eu então entrevistei Michael para a revista e tirei algumas fotos, antes de receber uma prévia exclusiva de uma nova música, Man In Black [que nunca chegou a entrar para o álbum final].

No final do dia, Michael me surpreendeu perguntando se eu gostaria de visitar seu rancho para almoçar no fim de semana. Eu literalmente caí da cadeira e aceitei o convite com alegria.

O sábado chegou e quando fui conduzido pelos impressionantes portões de Neverland, me lembro de estar espantado com o belo e exuberante vale de 3.000 acres. Ao cruzar a entrada, caminhamos em direção à casa principal e, ao longe, vi dois chimpanzés rolando na grama, girafas, lhamas, o parque de diversões e um lago cheio de flamingos enquanto a música clássica ecoava nos alto-falantes dos canteiros de flores.

Eu comentei com o segurança que estava me acompanhando que isso não era realidade, mas ele respondeu, ''Bem, é a realidade para Michael Jackson. É com isso que ele acorda todas as manhãs.”

E isso era verdade. Michael viveu uma vida que, desde a idade de 11 anos, quando ele teve seu primeiro 'número um' com The Jackson Five, ele foi capaz de ter quase qualquer coisa que ele quisesse. 

Felizmente, Michael escolheu canalizar a maioria de seus desejos para algo positivo e depois de conhecer Michael eu vi o quanto ele realmente se importava com as crianças - muitas vezes abrindo os portões de Neverland para os desfavorecidos ou deficientes. Eu sinto que isso seu trabalho de caridade´], juntamente com quatro décadas de boa música, é o seu maior legado.

Eu vi muitos outros exemplos dos esforços humanitários de Michael ao longo dos anos. Durante uma viagem a Budapeste em agosto de 1994, Michael, junto com Lisa-Marie Presley [e, aliás, James Safechuck], visitou vários hospitais, distribuindo brinquedos para as crianças doentes. Tive a sorte de ser a única 'pessoa da mídia' com permissão para acompanhá-los nos hospitais e fiquei feliz em ajudar a distribuir os presentes para as crianças.

No entanto, a imprensa estava cética e sugeriu que a viagem [parte da campanha "Michael Heal The World"] não era nada mais do que um golpe de publicidade. O que eles não viram foi o momento comovente quando Michael levou um sorriso ao rosto de uma menina muito pobre que ficou imóvel e em silêncio por semanas. Sua mãe, ao seu lado em vigília constante, desabou em lágrimas quando sua filha estendeu a mão e tocou a mão de Michael.

Momentos como esse importavam para Michael. Ele tinha uma afinidade muito carinhosa com as crianças e acredito que ele tenha se relacionado com elas mais do que com adultos. Se isso foi porque ele não teve uma infância ou o fato de não julgar ou querer dele, eu não sei, mas ficou claro que a conexão era genuína.

Eu visitei Neverland muito mais vezes ao longo dos anos. Às vezes Michael estaria presente, e às vezes eu estava lá para acompanhar os fãs que tinham ganhado competições através da minha revista, mas cada viagem foi memorável e eu sempre me senti bem-vindo, sendo convidado para desfrutar das comodidades, jogando no arcade, os passeios no parque de diversões ou assistindo a filmes no teatro.

Me lembro de uma vez ter visto um grupo de crianças jogando basquete e, entre elas, havia um rosto muito famoso: Macaulay Culkin. Eu andei e disse 'oi' e ele educadamente disse 'oi' antes de continuar a atirar aros. Posso afirmar categoricamente que nem uma vez em todas as minhas visitas a Neverland e todas as minhas relações com Michael, vi alguma coisa imprópria acontecendo nem senti que havia algo de desagradável no comportamento de Michael com qualquer uma das crianças com quem ele interagia.

Tendo passado tempo com Michael sozinho muitas vezes, eu também poderia invocar acusações falsas contra ele. Felizmente eu tenho integridade, honra e nunca venderia minha alma ao diabo acusando falsamente outra pessoa de um crime tão hediondo para meu ganho financeiro.

Mais importante ainda, como a mãe de Michael, Katherine, me disse uma vez que "não há nada de ruim a dizer, porque Michael era bom".

No entanto, existem pessoas que conheço e com quem tenho trabalhado e que, desde a passagem de Michael, inventaram histórias sobre ele para beneficiar suas carreiras ou o saldo bancário. Eu acho repugnante que essas pessoas possam mentir de forma tão convincente sem um momento de pausa, culpa ou lembrança da verdade real.

Essas pessoas aparentemente vivem em um universo paralelo em que se convenceram do que dizem ser verdade e não se importam com as consequências prejudiciais que suas ações podem ter sobre os outros. Não há necessidade de quem ouve ou imprime suas histórias para checar os fatos; A versão dos eventos do mentiroso é considerada evangelho e é digitalizada em todo o mundo em um segundo, onde as manchetes, os cliques e a gratificação instantânea são tudo o que conta.

Na verdade, me reuni no ano passado com o Channel 4 [não sabia que na época eles estavam produzindo Leaving Neverland com a HBO], e lancei meu próprio documentário para eles, sobre Thriller Live e meu tempo com Michael.

Os comissários, no entanto, não estavam interessados em nada que pudesse fornecer uma resenha brilhante da arte ou da boa natureza de Michael. Eles queriam saber que “suco” eu tinha, fofocas que as pessoas não tinham ouvido antes. Muito do que é transmitido se resume a classificações e o que atrairá o maior público. Notícias ruins são o que parecem vender mais.

Muitas pessoas perguntam por que Michael resolveu sair do tribunal quando as acusações de abuso infantil ocorreram em 1993. Na época, Michael estava sujeito a uma investigação criminal, mas os Chandler também entraram com uma ação civil contra ele, exigindo uma compensação financeira.

Aconselhado por seu advogado na época, Johnnie Cochran, Michael fez o acordo fora dos tribunais para encerrar o caso civil em primeiro lugar, e pôs fim a todo o escândalo e manchetes enganosas, deixando-o livre para retomar sua carreira e fazer uma turnê em que ele estava no momento.

Os Chandler saíram com US $ 25 milhões entre eles, e nunca pressionaram para que o julgamento criminal fosse adiante, embora o promotor Tom Sneddon mais tarde tentasse, mas falhou, devido à falta de provas.

A amizade de Michael com Jordy Chandler o tornara um alvo fácil e, infelizmente, o caso de 93 abriu um precedente, fazendo com que o próximo oportunista que chegasse soasse ainda mais plausível e assim continuasse.

Algumas pessoas vão acreditar, infelizmente, que Michael Jackson era um pedófilo baseado em nada além de rumores e sem qualquer entendimento dos fatos verdadeiros das alegações feitas contra ele. Alguns o chamam de "maluco" porque ele não viveu um estilo de vida normal todos os dias. Alguns estarão indecisos. 

No final do dia, tudo se resume à palavra de Michael contra os dos acusadores - muitos dos quais foram encontrados mentirosos, fraudadores ou contaram histórias completamente opostas sob juramento.

Qualquer coisa fora disso é apenas opinião, e a minha é que Michael Jackson é totalmente inocente de todas e quaisquer alegações de abuso feitas contra ele. Sim, ele era excêntrico e, às vezes, ingênuo - mas isso não é crime. Eu acho que ele se via como um protetor das crianças.

Além de ter um dos maiores catálogos da história da música, Michael Jackson deixou para trás três filhos que ele amava e criava. Eu não posso começar a imaginar como isso é traumático para eles, mas tem que haver mais pensamento e responsabilidade na maneira como isso está sendo tratado. Eu estou falando não só porque Michael era um amigo, ou meu trabalho, mas porque eu acredito em justiça e não podemos deixar a mídia ser juiz, júri e executor.

Como Malcom X disse uma vez; “A mídia é a entidade mais poderosa da Terra. Eles têm o poder de tornar o inocente culpado e tornar os culpados inocentes, e isso é Poder. Porque eles controlam as mentes das massas.''

Então eu digo para condenar Michael Jackson sem fatos reais e evidências, é desistir da própria inocência.''

Adrian_Grant via Twitter.