''Ultrapassando as barreiras, confirmando sua negritude fundamental''


''Meu apreço pela música de Jackson sempre foi, enquanto ele vivia, daltônico. Só depois de sua morte compreendi realmente que esse ícone, admirado pelo 'meu eu' branco, iludido e liberal, em parte porque representava um ideal pós-racial, significava algo muito diferente para as pessoas negras. Na verdade, as muitas maneiras pelas quais Jackson ultrapassou as fronteiras da identidade pessoal e artística nunca negaram sua negritude fundamental - sua descontração, ao ressoar em canções como Remember the Time.
Quando ele morreu, os fãs o celebraram como uma parte central de um legado musical negro que se estende do jazz ao hip-hop. Remember the Time me levou de volta a esse momento. Ainda estou feliz por isso.''

Por Ann Powers (crítica musical estadunidense)

Fonte: https://www.npr.org