Uma entrevista com o francês Christophe Boulmé

 

Christophe Boulmé é designer gráfico, ilustrador e fotógrafo autodidata. Ele regularmente coloca seus talentos ao serviço dos artistas e assinou os maiores retratos de Michael Jackson, as capas de seus álbuns e o pôster do single Stranger in Moscow. Em 6 de novembro, ele publicará um livro excepcional, divulgando centenas de fotos inéditas.

Nós o encontramos em Paris. Fã incondicional de Michael Jackson, Christophe Boulmé iniciou sua carreira com a criação de fotomontagens e desenhos inspirados no mundo do cantor. Ele ainda não sabe, mas suas obras se tornarão cult

Michael Jackson, seduzido pelo mundo criativo do "pequeno fotógrafo francês", lhe dá confiança. Ele lhe dá acesso aos bastidores de seus shows e posa para ele. Christophe Boulmé, que não fala inglês, só se comunica com o cantor com a aparência e os gestos. Ele passou a ser um dos poucos fotógrafos autorizados a manter a propriedade total de suas fotos e gozar de total liberdade de ação.

Dez anos após o desaparecimento da lenda Jackson, o "pequeno francês" abre sua biblioteca de fotos para compartilhar seus clichês com o mundo.

Como vocês se conheceram?

É o caminho de uma vida, é bastante abstrato, muito complexo. Quando comecei, eu era fã. Tivemos a ambição de construir uma revista para fãs, lutamos para que ela existisse. Michael sabia do meu trabalho, tive a oportunidade de fotografá-lo em concerto... Nos últimos anos, fui responsável por campanhas inteiras...

O que você sentiu durante essa primeira reunião?

Michael era esmagador em sua naturalidade, disponibilidade, simplicidade. Ele era muito tocante, muito educado, muito atencioso.

Como foi uma sessão de fotos com ele?

Michael estava interessado no meu equipamento, na maneira como eu trabalhava. Foi extremamente tocante, muito desestabilizador. Eu tinha um grande ser humano na minha frente, interagindo comigo com a maior simplicidade, foi incrível.

Ele estava estressado?

Não! Eu nunca o vi estressado comigo. Eu estava muito mais estressado que ele.

Você não fala uma palavra em inglês. Como você se comunicou?

Conversamos muito com nossos olhos. De tempos em tempos, ele me chamava para me aproximar. Ele deve ter pensado que eu era tímido. Tivemos um momento muito íntimo, com uma conversa muito pessoal, foi no hotel em Los Angeles, quando conversamos sobre os projetos. Eu falava mal o inglês, mas aceitei: sua paixão, seu entusiasmo... Eu estava tão mergulhado em seu mundo e conversamos tanto com os olhos que eu sabia na minha cabeça o que tinha que fazer.

Você assinou as capas dos álbuns dele e do single Stranger in Moscow. Quais eram os requisitos dele?

Nenhum! Me lembro de Stranger em Moscou... tive uma ideia e a propus. O ''braço direito'' de Michael me disse: ''Faça! E venha nos propor!'' Quando Michael descobriu, ele olhou por um tempo e depois disse: "É lindo!''  Às vezes, ele fazia pedidos especiais. E mesmo naqueles momentos, eu tinha liberdade absoluta. Ele nunca foi diretivo.


Ele pagou bem?

Eu nunca ganhei dinheiro com ele. Eu nunca faturei um único trabalho. Ele me ofereceu grandes oportunidades. Ele me deixou trabalhar em sua imagem o ano todo. Não é uma capa de disco que faria diferença. Eu ganhava a vida com a revista Black and White.

Michael Jackson partiu há 10 anos. Por que esperar tantos anos antes de publicar essas fotos dele?

Faz dez anos desde que ouvimos tudo sobre ele. Era hora de deixar de ser modesto. Eu tive uma vida, trabalhei muito, tive muitas recompensas por esse homem que era extraordinário, ele era um artista extraordinário e nós o esquecemos cada vez mais. Era hora de nossa história mostrar um pouco de qual era sua personalidade.

"Eu nunca quis considerá-lo com pragmatismo e retrospectiva, nem vê-lo como uma criatura sobrenatural", você escreve.

Peter Pan, meio homem, meio mulher, meio criança... É assim que é descrito. É excesso! Isso o torna um pouco disforme.

"Eu vi do meu jeito", você continua. Qual é a sua opinião sobre o homem?

Quando o universo dele gerou minha inspiração, tudo parecia normal para mim. Eu nunca tive um justificador de abertura. Michael se mostrou para mim como um artista completo, genial, sóbrio. Desde o início, ele sabia o que seria. Seu lado ''meio homem, meio criança'' parecia natural para mim.


*O livro Michael, de Christophe Boulbé, com 150 páginas, ao preço de 35 euros, estará à venda a partir de 06 de Novembro, e é um laçamento das edições HarperCollins France.


Leia também a matéria A parceria com o fotógrafo Christophe Boulmé*


Fonte: https://www.ilico.be