Depoimento de Bruce Swedien (02)


Bruce Swedien trabalhou em todos os álbuns solo de Michael
e é o autor do livro In the Studio with Michael Jackson

O novo livro enfoca os aspectos técnicos e criativos das produções de estúdio de Jackson e oferece mais de 100 fotos, incluindo muitos colaboradores de Jackson no trabalho em estúdio, assim como artistas e outros. Também tem fotos do estúdio e dos equipamentos utilizados pelas sessões de Jackson, além de dezenas de notas manuscritas do artista e outras nunca antes vistas.

"Eu imagino que haverá pessoas que vão dizer que sou oportunista e escrevi um livro após a morte prematura de Michael, e eu não o fiz", disse Swedien. "Eu tenho trabalhado no livro há vários anos e é tudo sobre meu trabalho com Michael.''

''A resposta tem sido incrível. Eu não tinha ideia de que havia muitas pessoas interessadas no que tínhamos feito, mas elas estão interessadas! Embora o livro estivesse em produção por muitos anos nós não antecipamos seu lançamento, coincidiu com os últimos acontecimentos."

''O livro faz parte de memórias episódicas, da referência técnica e pinta um retrato vívido de Michael Jackson como artista.  Eu não acho que as pessoas perceberam o quão grande era a parte musical dele.''

''GRANDE'' é expressão suave, ele tinha paixão pela música. Eu tenho trabalhado com as principais forças na indústria da música e eu acho que Michael chegou ao topo, e eu achei que ficaria incompleto se não dissesse algo sobre isso em detalhes." 

Ele se recorda de como foi gravar Thriller:

"Quando começamos a gravar Thriller, o primeiro dia em Westlake [o estúdio em Santa Monica Boulevard, onde o álbum foi gravado], estávamos todos lá e Quincy [Jones, o produtor] andou em seguida por mim e pelo Michael e Rod Temperton e alguns das outras pessoas.''

''Quincy se virou para nós e disse: 'Ok pessoal, estamos aqui para salvar a indústria fonográfica.'' Era uma responsabilidade muito grande e é por isso que os discos e, especialmente, Thriller, ficaram com o som tão incrível. A coisa básica é, todo mundo que estava envolvido deu 150 por cento... Quincy como um diretor de um filme e eu sou como engenheiro de som.''

''Eu tentei todos os tipos de coisas com Michael - por exemplo, ele iria cantar a parte vocal principal e então eu lhe pedia para se afastar do microfone e fazê-lo uma terceira vez, o que realmente mudava a acústica da sala. Nós gravamos alguns dos vocais de fundo no box do chuveiro do estúdio Westlake.''

''Quando nós estávamos gravando, Michael voltou para casa, ficou acordado a noite toda e memorizou cada um das demos. Ele nunca teve um pedaço de papel na frente dele. Você pode acreditar nisso?''

''Eu não lembro de ter gravado Michael com a letra em frente a ele, ele sempre tinha as letras na memória, o que é bem interessante, e eu desafio as estrelas pop de hoje a fazerem isso. Eu não penso que consigam. Michael fazia.''
















Fontes:
Imagens do meu arquivo
Texto://mjneverland.ptforuns.com