Depoimento de Alex Handcock


Em 11 de julho de 1992, o jovem alemão Alex Handcock foi escolhido como uma das várias crianças para cantar Heal the World no palco com Michael Jackson, em Colônia.

'Nosso professor nos disse que estávamos indo para Colônia para cantar num concerto de Michael Jackson. Nossa classe não falava em mais nada - nós estávamos indo para cantar Heal the World com o Rei do Pop.

A nossa escola - a principal escola primária de Língua Inglesa na área de Bonn - havia sido escolhida porque era um caldeirão de nacionalidades diferentes. Tivemos crianças da embaixada e crianças cujos pais trabalhavam para organizações internacionais e multinacionais de todo o mundo.

Nossa classe era como um anúncio da United Colors of Benetton, assim, se encaixava perfeitamente para a mensagem Faça do mundo um lugar melhor da música Heal the World.

Sentei-me no carro a caminho de Colónia com a classe cantando Heal the World repetidas vezes. Eu não lembro de conhecer as palavras. Eu realmente não tinha prestado muita atenção à música, até aquele ponto da minha vida. Eu tinha 11 anos e associava música com lições de aula gravadas. 

Michael Jackson era, para mim, alguém apenas vagamente familiar. Mas, no momento em que chegamos, eu já sabia a maior parte da música:

'Heal The World, Make It A Better Place, For You And For Me, And The Entire Human Race...'

Chegando ao estádio, avistei o Estádio Müngersdorfer, à distância. O ônibus agora avançava, esculpindo o seu caminho através de milhares de fãs errantes do outro lado da estrada. Alguns tinham grandes cartazes. Outros estavam vestidos como seu ídolo. 

E em todos os lugares, vendedores ambulantes apregoavam suas recordações. Eu, boquiaberto, olhava para fora da janela e tentava processar o que estava acontecendo.

Quando nós chegamos para o ensaio, um homem aparentemente agitado, segurando um walkie-talkie, cumprimentou o nosso professor e sinalizou para nós seguirmos. Nós serpenteávamos por corredores e escadas, antes de chegar a uma sala, onde ficaríamos esperando.

Quando é que nós nos encontraríamos Michael?

Estávamos em um camarim espaçoso. Ele tinha várias prateleiras, cada uma com pilhas e pilhas de barras de chocolate. Era um sonho para um garoto de onze anos de idade. Atacamos os chocolates.

Não me lembro o quanto de chocolate eu comi naquele dia, mas tal era a impressão de extravagância causada em mim que, ainda hoje, eu lembro de ter pensado que era uma pena que tivéssemos que deixar tanto para trás.

Depois do que pareceu uma eternidade, a porta se abriu. Estávamos todos desapontados. Não era Michael, mas sim uma senhora, que explicou que não poderíamos ir todos ao palco para cantar a canção. Eles selecionariam uma dúzia de crianças e a outra parte poderia assistir ao concerto.

'Existe alguém que prefere apenas assistir ao show?'

Silêncio.

Então, a senhora começou a pegar as crianças que ela escolhia.

'Os outros estavam em torrentes de lágrimas', minha colega Sarah Jewer lembrou.

Felizmente para mim, fui um dos escolhidos e fui levado ao vestiário junto com os outros. Não fui informado de que eu deveria representar um garoto americano e me foi entregue o meu 'vestuário americano'. Eu, espremido em minha calça jeans, camiseta e boné de beisebol, nervosamente olhei para os meus colegas, igualmente vestidos de maneira esportiva.

Quando finalmente saímos do camarim, cruzamos um trecho de asfalto em direção ao fundo do palco, e fiquei impressionado com o quão grande tudo parecia. Essa era uma pequena maravilha como a Dangerous Tour tinha equipamento pesando mais de 100 toneladas.

Dois jatos Boeing 747 e inúmeros caminhões foram necessários para transportar todo este material até o local. Somado a isso, o som da música - até mesmo por trás do palco - era ensurdecedor. Comecei a entender o que realmente significava ter borboletas no estômago.

Subi as escadas com os meus colegas de classe que aguardavam em uma área à direita do palco. O som ensurdecedor da multidão de 65.000 pessoas era incrível. Devemos ter chegado entre duas canções porque, de repente, a cerca de 20 metros de distância, vi o homem que tínhamos combinado de encontrar.

Michael Jackson estava nos bastidores, conversando com quem parecia ser o ator Macaulay Culkin. Eu subia e descia junto com meus colegas, apontando e gritando coisas que ninguém poderia ouvir, de qualquer maneira. 

Quando Michael Jackson estava de volta no palco, eu me concentrei em lembrar as instruções que eu havia recebido. No momento, exigiu de nós a máxima concentração: 'Segure as mãos com o parceiro designado. Caminhe para o palco. Olhe para a frente e não para Michael... sorria e cante.'

Antes que eu percebesse, minha colega foi puxando a minha mão e saímos para o palco. Eu olhava para o mar de rostos e prontamente esqueci que deveria cantar, ou fazer de conta que eu cantava. De pé, no palco, na frente de 65.000 pessoas, era intimidador, para dizer o mínimo.

Minha colega Sarah, uma das colegas que assistiram o concerto, lembrou: 'A multidão era hipnotizante. Tantas pessoas e tantas luzes!'

Nós giramos no sentido horário em torno de um globo insuflável, eu ignorei a instrução de 'não olhar para Michael' e virei o pescoço para tentar ter um vislumbre do Rei do Pop. Mas eu estava do lado errado do globo inflável para vê-lo corretamente. 

Minhas memórias são de breves vislumbres fugazes. Antes que eu percebesse, a música acabou e eu tropecei para fora do palco, olhando para trás, para ver o superstar. Nós fomos levados para casa, recebemos uma camiseta de lembrança.

Minha colega, que ficou de mãos dadas com Jackson, foi o centro das atenções. Ela relatava diversas vezes sua experiência e prometia nunca mais lavar a mão novamente. Eu estava com ciúmes e exausto. Adormeci no ônibus, vestindo a camiseta da turnê.'

Alex Handcock

Fonte: http://blog.young-germany.de