''O Último Imperador''


'Eu cresci em um conjunto habitacional. Quando você cresce cercado pela violência, as pessoas vendem crack, vão para a cadeia e morrem, então a música é a sua única escolha para escapar dela. Quando você ouve música porque um monte de coisas dramáticas acontecem em torno de você, é como uma nave espacial que irá te levar a um lugar completamente diferente. 

Isso é o que Michael Jackson era para mim. Mas por que todos nós amamos Michael Jackson? Por que Michael Jackson é importante?

Por causa de seu talento excepcional. Sua capacidade de controlar seu corpo - a sua voz, sua dança. E por causa de sua imaginação, sua capacidade de pensar, não só fora das fronteiras, mas para pensar, onde os limites deixam de existir.

Michael fez o melhor, e eu não estou falando apenas sobre o desempenho e as vendas. Ele fez isso em um negócio de alto nível, ele era um empresário. Neste sentido, ele não era apenas o Rei do Pop, mas o rei da indústria (música). Ele era como a Wall Street da música. 

Não haveria Jay-Z sem Michael Jackson. Não haveria Usher ou Justin Timberlake. Todo esse tipo de artista não estaria lá, se você tirar Michael Jackson da equação.

Eu trabalhei com ele na reedição do álbum Thriller para seu 25 º aniversário e também no álbum em que ele trabalhava quando morreu. Primeiro de tudo, era difícil estar com ele no estúdio, porque você não pode deixar de ser um fã. 

Eu lhe fiz todas as perguntas que eu queria perguntar o tempo todo: 'Como foi quando você o vídeo de Thriller?' 'Por que as meias brilhantes?' ...

Eu disse a ele que na época em ele lançou o vídeo Thriller, toda a rua onde eu morava estava transformada. Eu perguntava à minha mãe se eu poderia ir lá, mas ela dizia que não. 

'Mas por quê?' Michael disse. Eu disse a ele que era porque nós vivíamos em um bairro ruim e que poderia ser perigoso. Ele então disse: 'Nós criamos um vínculo real. Então, se você tivesse dito 'sim', nós poderíamos não estar aqui agora.'

Estávamos trabalhando no novo álbum, ele sempre disse que queria ter a gravação como 'inédita'. 'Temos que ir até a garganta' disse ele. Número um. Devemos todos ser o número um.

Ele queria superar a si mesmo. Eu disse a ele que ele não poderia superar o que ele já havia feito. Tivemos discussões sobre o certo, e fizemos algumas coisas surpreendentes. Espero que elas apareçam. Quando eu trabalhava com ele, ele era vocal e espiritual de forma privilegiada. 

Conforme ele passava pela vida, a mantinha sob constante observação e crítica - Eu não sei como ele fazia isso. Ele ainda estava animado com a música, ainda animado para ensaiar e trabalhar com pessoas ao redor do globo.

Para entender Michael Jackson, você tem que entender de onde vem. Em 2005, em torno do momento em que eu trabalhava com ele, eu também tive o prazer de trabalhar com James Brown, um dos ídolos de Michael. Eu disse a Michael que eu perguntei a James se ele poderia tirar uma foto comigo, então ele bateu palmas duas vezes, uma senhora saltou do canto e começou a pentear o cabelo. 

Michael disse: 'Uau. O show business não é excitante?'

Quando ele disse isso, tudo fez sentido. No show business, o palco está em todo lugar. O estágio não é no Grammy. O palco está lá, quando você sair do estacionamento. É aí, quando você vai às compras.

Trata-se de inspiração, para dar o seu melhor, para ser perfeito. É por isso que Michael Jackson foi um personagem real. Quando ele caminhava pela rua, era um evento. Para todas as pessoas que ele admirava quando ele estava crescendo, Frank Sinatra, Sammy Davis Jr., Elizabeth Taylor, foi o show em todos os lugares.

Michael é o último Imperador da época.'

**Prefácio escrito pelo cantor Will.i.am para o livro Michael [coletânea de artigos organizada pelos editores da Rolling Stone]

Leia também um belíssimo poema que Will.i.am escreveu para Michael Jackson

Fonte: http://all4michael.com