Entrevista com Rodney Jerkins na ''Vibe Magazine''


Uma entrevista com o co-produtor do álbum Invincible para a Vibe Magazine 

VIBE: Você tinha cerca de 19 anos quando começou a trabalhar em Invincible. Você e Michael Jackson se tornaram amigos durante o processo. Como foi a amizade?

Rodney: Às vezes, ele vinha à minha casa para jantar, ou eu saía com ele e seus filhos. Tem a ver com confiança. Você deve construir a confiança em torno de si. Ele me dizia o tempo todo: "Você é um verdadeiro e leal amigo." E ele sabia que quando certas situações surgiram, eu estava lá para apoiá-lo.

Eu nunca vou esquecer, Michael me deixava levar todos os meus amigos e literalmente me dava o rancho Neverland. Ele somente dizia: "Eu tenho que ir para a Alemanha por um mês" e simplesmente ia embora. Eu chamava todo mundo que eu conhecia e dizia: "Ei, festa em Neverland!"

Além disso fazíamos apostas, tipo... ''quem vencer ganha 100 DVDs.'' Ele me venceu na primeira vez e eu o levei para a Virgin Mega Store na Times Square e ele saiu com 100 DVDs. Fomos à noite. A primeira vez que fui à loja, ele estava disfarçado. Mas um fã reparou nele e surtou.

VIBE: Por que levaram tanto tempo para terminar o álbum? Vocês trabalharam nele por três anos.

Rodney: Tivemos que parar muitas vezes. A gente trabalhava por três anos, em seguida, Michael dizia algo como: "Eu tenho que ir para a Alemanha por dois meses", ou então ele ia para Los Angeles, era esse tipo de situação.

E eu lembro de um vez em que ele disse: "Vamos começar do zero... Acho que podemos superar tudo o que fizemos." Esse era o seu lado perfeccionista. Eu simplesmente dizia: "Vamos jogar fora o trabalho de um ano inteiro?'' Mas isso nos mostrou a superação.

VIBE: Você estava bem quanto a isso?

Rodney: Sim, eu estava. Você tem que entender, quando eu trabalhei com Michael já havia trabalhado com todos. Eu estava fazendo um monte de dinheiro para ser capaz de trabalhar em apenas uma coisa.

E houve um tempo onde ele fazia uma pausa e veio o projeto Full Moon da (cantora) Brandy e eu disse para Michael: "Eu tenho que fazer este álbum." Eu estava trabalhando em dois, exatamente ao mesmo tempo, no Hit Factory em Miami. E eu estava literalmente numa correria

VIBE: Ouvi dizer que você gravou várias outras sessões de estúdio de Invincible. Você acha que ainda irá lançá-las?

Rodney: Shh! (Risos). Eu vou apenas dizer que Michael me pediu para documentar tudo. E eu fiz. E tenho certeza que um dia elas verão a luz do dia. Eu tenho que ter certeza que tudo será feito da maneira que Michael iria querer vê-lo.

VIBE: Você alguma vez voltou a assistir o filme?

Rodney: O tempo todo.

VIBE: Como era Jackson no estúdio? Tímido?

Rodney: Não! Ele era super falante. Ele tinha tudo sob controle. A qualidade do som era tão importante para ele. Ele olhava para tudo sob um microscópio, tipo... "A freqüência média está demais" - ele era muito técnico. Sempre digo: "Ele é o rei da melodia". Ele realmente era focado na melodia.

VIBE: Vamos ser honestos: você está orgulhoso do resultado de Invincible?

Rodney: Há coisas que não entraram no álbum, mas eu gostaria que estivessem. Meu primeiro pacote (de batidas) é o que eu realmente queria que ele utilizasse.  Eu estava buscando um estilo vintage, a velha escola de Michael. Havia uma porção de coisas minhas que eu apresentei para ele.

Ele continuou You Rock My World. Mas ele queria um som mais futurista. Assim eu me encontrei mexendo em sucatas, e nós fizemos vários sons batendo coisas, para criar o nosso som.

Eu acho que Invicible deveria ser relançado. Porque algo aconteceu na gravadora (Sony) e eles não o promoveram, após nós termos colocado o nosso coração e alma nele. Ele tinha cerca de cinco singles no álbum. Mas ouve uma briga de poderes. E ele ficou no meio dessa sujeira.

VIBE: Vários críticos reclamaram pelo álbum ser tão longo. Foi ideia de Jackson fazer o álbum realmente dessa forma?

Rodney: (Risos) Foi ideia de Michael. Era longo. Ele não fez essa transição de fazer álbuns mais curtos, e este é o cara... eram literalmente nove músicas em Thriller. Na verdade, tivemos essa conversa em que eu estava como... "Você deve colocar dez músicas e é isso." Você nunca sabe... talvez ele estivesse sentindo que seria seu último álbum.

VIBE: Você ainda ouve o álbum?

Rodney: Às vezes. Duas semanas atrás, eu o ouví

VIBE: Isso te deixa triste?

Rodney: Não totalmente. Estou triste por dentro por que eu perdi um amigo. Ele sempre quis fazer a sua música para tocar as pessoas. E isso é exatamente o que está fazendo agora. Mas foi um período incrível de tempo na minha vida, ser capaz de trabalhar com ele. É uma sensação incrível saber... Eu o ajudei na sua última produção, no seu último álbum!

Nota do blog: Eu encontrei a seguinte mensagem no Instagram de Rodney Jerkins

Vejam essa carta. Michael Jackson me enviou junto com uma Surburban no Natal em 1999.


Querido Rodney
Em apreciação pela sua amizade, lealdade e dedicação no trabalho, eu estou lhe presenteando com meu Chevrolet Suburban 1997 para o seu lazer. Espero que lhe sirva bem, no ano que está chegando, com diversão, conforto e segurança em todas as suas viagens. Amor, Michael Jackson.

Rodney e Michael