Depoimento de Marcel Marceau (01)


''Eu soube que Michael Jackson era um dos meus fãs quando ele veio para a França em 1988, durante a Bad Tour. Ele tinha dito que queria conhecer duas pessoas, enquanto estivesse aqui: Marlene Dietrich e Marcel Marceau.

Alguém lhe perguntou: ''Mas por Marcel Marceau? Ele sequer fala!'' (A pergunta provavelmente foi feita por um repórter amador que não me conhecia).

Michael Jackson lhe respondeu que toda vez que eu vinha me apresentar nos Estados Unidos, ele vinha para assistir aos meus shows, e ele questionou o jornalista pela sua pergunta absurda. O jornalista não sabia o que dizer depois disso.

A próxima vez que Michael veio assistir a minha apresentação foi em Londres durante a minha turnê. Foi então que pude encontrá-lo pessoalmente, pela primeira vez. Ele me disse, em particular, que foi influenciado pelo meu movimento de mímica, onde eu caminho contra o vento. Ele disse ter usado esse efeito em seu Moonwalk. Nosso primeiro encontro foi maravilhoso. Ele me disse: 'Marcel, sua arte é fantástica!''

Ele aprecia muito os meus movimentos, o ritmo lento, o silêncio. Descobri que ele tinha vindo para assistir a maior parte dos shows que fiz no E.U.A. quando ele era criança. Ele vinha em segredo, eu não tinha ideia de que ele estava no público.

Ele conhece o meu trabalho desde o início da minha carreira, e coloca-me entre aqueles que mais o inspirou, como Fred Astaire e outros. Mas ele é, no entanto, uma pessoa muito especial: ele não é um imitador. Eu acredito que ele sabe como escolher entre os melhores artistas, independentemente da área.''

Marcel Marceau (o mímico mais famoso do século XX - falecido em 2007)

Marcel Marceau


Fonte: http://alchrista.tumblr.com