Depoimento de Jonathan Exley (01)

Michael clicado por Jonathan Exley
''Michael Jackson sempre foi extremamente profissional. E quando era fotografado, se mostrava muito criativo, dava muitas sugestões e estava sempre disposto a experimentar algo novo. Ele tinha muito bom gosto sobre a iluminação e composição.''

''Nós nos falávamos o tempo todo - mas principalmente sobre as imagens. Ele era uma pessoa muito visual, interessada em fotografia.''

''Em público, ele era muito tímido, mas muito diferente em particular. Depois de sair com ele algumas vezes, ele ria muito. Era necessário ter cuidado antes de se sentar em sua cadeira, por causa do que poderia acontecer... ele adorava brincadeiras.''

''Este homem tinha um talento excepcional. Uma vez eu trouxe o meu violão para seu estúdio. Ele o pegou e dedilhou. ''Toque-o'', eu pedi. Ele respondeu que não dominava o instrumento, ''... mas ele está muito bem afinado'', respondeu.

Sobre Michael parecer triste nas fotografias 

''Não há tristeza. Michael apenas tinha muitas facetas. Elas poderiam ser deixadas de lado mas, às vezes, ele queria mostrar o seu lado sério. Ele sabia exatamente o efeito que uma determinada pose teria.''

O filantropo

''Viajamos uma vez para África. Ele queria que eu o fotografasse durante as visitas às escolas, as quais recebiam a sua ajuda. Ninguém mais estava interessado nesses projetos, pelo menos, aqui na América. Foram essas as ocasiões nas quais eu o vi mais feliz... ele era tão cheio de vida e energia.''

Sobre seus filhos

''Michael era um grande pai. Ele queria que seus filhos fossem educados e humildes, e insistia para que eles sempre dissessem "por favor" e "obrigado". Ele queria lhes permitir a infância que ele nunca foi capaz de experimentar. Todo mundo já percebeu que as crianças significam muito para ele.''

Sobre as acusações de pedofilia

''Nunca conversei com ele a respeito, mas eu sei que ele estava completamente arrasado com isso. Na minha opinião, os acusadores eram pessoas manipuladoras e gananciosas, visando destruir sua vida. Ele não fez nada errado.''

''A especulação na mídia sobre tudo o que tem a ver com Michael Jackson ainda está fora de controle. Todo esse circo me deixa doente.''

Eu sempre vou me lembrar dele como meu amigo, um grande artista, um filantropo e um grande pai.''

Jonathan Exley
(fotógrafo de Michael por 12 anos)

Nota: Jonathan faleceu no dia que seria aniversário de Michael, em 29 de Agosto de 2011.

Fonte: http://www.stern.de