Entrevista com Deborah Landis


Esta matéria foi editada a partir de uma entrevista da figurinista Deborah Landis, responsável pela criação da jaqueta que Michael Jackson usou no vídeo Thriller.

Wall Street Journal: Qual foi a inspiração por trás do figurinos de Jackson em Thriller?

Deborah: Thriller, ao contrário da maioria dos vídeos de música, foi criado a partir de conceito de arte, originalmente feito para sair com o relançamento de Fantasia.

Foi um curta-metragem e não um vídeo, que é uma coisa importante para distinguir, porque possui uma narração. Então, todos nós, a equipe, os designers de produção, todos tivemos um roteiro para seguir.

Parte da razão pela qual John [Landis] decidiu incluir Ola Ray, era que ele sentia que ter uma garota na história tornaria Michael mais viril, então, eu queria fazer isso, também.

Quando chegou a jaqueta de Michael, havia uma quantidade enorme de pensamentos sobre ela. Eu tinha esboçado diferentes visuais, mas eu o encontrei, finalmente, uma vez que me deparei com a jaqueta com os ombros estendidos em V. É gráfica e estrutural e eu queria uma boa silhueta. 

O V na jaqueta realmente ecoa a forma piramidal da coreografia. Eu gosto de dizer que todo o projeto é redutor. Imagine, eu estou lendo o roteiro e quando eu finalmente cheguei ao fim, o desfecho, o crescendo da dança no beco com os fantasmas, eu sabia que tinha que tê-lo em uma cor que seria absolutamente pop fora da tela.

Havia muito nevoeiro e mistério no set, muito preto, branco, bege, cinza, marrom, que eu pensei comigo mesma: ''Qual a cor que realmente se destaca?'' Então, eu fui com o vermelho. Michael nunca tinha usado um figurino vermelho em sua vida antes, e eu realmente ''a vendi''. 

Você notará que ela é livre de ouro, tachas, correntes, metais, qualquer tipo de ornamento ou reflexo. Suas calças eram apenas um jeans branco que eu tingi de vermelho, para combinar com a jaqueta.

Quando Michael viu, adorou. Filmamos durante uma semana inteira e, como muitos atores e dançarinos, ele tinha que se sentir confortável em suas roupas. Ele tinha que ser capaz de se mover. Não havia nada de elástico nesse figurino! 

Mas ele ainda o amava, e sonhava em trabalhar com ele. [Michael] confiava em mim. E ele confiou em John. Isso foi muito importante para Michael.

Wall Street Journal: Vários dos objetos pessoais de Michael Jackson e peças de roupa estão sendo leiloados por milhares de dólares. Quanto custou para fazer o figurino de Thriller?

Deborah: Não muito. Eu só fiz duas jaquetas, um no teatro e, em seguida, a jaqueta de vampiro. Eu mesma as cortei, e um alfaiate as costurou. Não poderia ter sido mais do que um par de mil dólares, no total.

Wall Street Journal: Você tinha alguma ideia, ao criar este figurino, do impacto que isso teria sobre o mundo?

Deborah: Você nunca tem... Eu não conheço ninguém que, ao ler um roteiro ou trabalhar em um filme, sabe que vai ser um grande sucesso.

É inacreditável para mim que eu estivesse no lugar certo, na hora certa, pelo menos duas vezes na minha carreira, e uma dessas vezes foi Thriller. Claro, é o meu trabalho, mas são os inacreditáveis carisma e dança de Michael, sendo dirigindo por Landis, e eu estava lá com o projeto.

Wall Street Journal: Mais tarde, em 1991, você trabalhou com Jackson em seu vídeo da música Black or White. Por esse tempo, a sua aparência mudou significativamente. Quais foram seus pensamentos sobre isso?

Deborah: Eu tenho trabalhado com muitas estrelas de cinema, mas Michael e eu éramos amigos pessoais. Meu marido e eu fomos com Michael para a Disney World juntos, passamos momentos maravilhosos juntos, por isso estávamos perto. Eu sei que ele tinha um monte de problemas emocionais. Francamente, eu não podia julgá-lo.

Wall Street Journal: Mas era óbvio que algum tipo de transformação havia ocorrido.

Deborah: Ele levou isso mais difícil do que qualquer outra pessoa. Mas é por isso que ninguém dançou como ele, que sequer precisava de um figurino. Assim como todos os grandes artistas, ele não tinha que confiar em adereços, e nunca teve que contar com uma luva ou um chapéu para ser o maior. Nem Elvis - ele não precisava do figurino.

Michael era tão fantástico na sala de ensaios, como ele era no Madison Square Garden - camisa branca, camiseta branca, calças pretas, e tê-lo o mais limpo [visualmente] possível.

Wall Street Journal: Você se lembra da última vez que você falou com ele?

Deborah: Éramos amigos há anos, nós ligamos para [sua] casa um par de meses antes. Ele conversou com John. Ele sempre perguntava como eu estava e como as crianças estavam. Ele era muito, muito doce. Eu ainda não consigo acreditar que ele morreu, eu estou tão triste. Ele foi como uma estrela cadente.

Deborah Landis
Fonte: http://blogs.wsj.com